• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

CHAVE PRESENCIAL: AMIGA OU INIMIGA?

identicon por Bob Sharp
28/05/2018
em BS, Tecnologia






Conheci a chave presencial combinada com botão de partida na apresentação e teste do Renault Mégane em março de 2006. Pode ter vindo antes em outros carros, mas para o que quero falar é irrelevante quando essa solução surgiu exatamente.

Como tudo que é novo, estranha-se. Nesse caso, de repente não se introduz mais a chave no interruptor de ignição e partida — no “contato”, como se costuma dizer —, não se a gira para acionar o motor de partida e se a segura até que o motor funcione.

Se bem que já existe a partida assistida mesmo com a chave, como nos VW com câmbio robotizado I-Motion. Basta dar uma girada na chave e soltá-la, é desnecessário esperar o motor pegar.

Mas a chave presencial e partida por botão não é por enquanto o natural, embora não leve muito tempo para que se acostume com a solução.

A chave presencial precisa estar por perto, e isso pode-se tanto num porta-objetos no console quando no bolso ou na bolsa. No Renault citado há um fenda para deixar a chave, que tem formato de um cartão de crédito só que algo mais grosso. Nos Porsches há um encaixe para pôr a chave no mesmo lugar de sempre, à esquerda do volante, a partida é premindo a chave nesse alojamento.

Chave-cartão Renault (Foto: Renault)

Estando a chave presencial por perto, basta pisar no pedal de freio e apertar o botão e soltá-lo, o acionamento do motor de partida é assistido também.

Como associada à chave presencial está também o destravar de porta, resulta que o sistema tem sua praticidade inerente e grande utilidade quando, por qualquer motivo, precisa-se entrar no carro rapidamente, ligar o motor e arrancar logo. Pode ser tanto simples pressa quanto uma ameaça de qualquer natureza que a prudência mande sair rapidamente.

 

Os problemas

Como a chave presencial pode ficar no bolso, se o motorista deixa o volante com motor ligado para outra pessoa continuar a usar o veículo, caso de o marido chegar em casa e a esposa precisar ir ao mercado, e ao chegar lá ela desligar o motor pelo botão Start/Stop, não poderá ligá-lo mais. O marido terá que ir ao encontro da esposa.

Ou ao deixar o carro com o manobrista e levar a chave, mesmo problema.

Pior, deixar o carro estacionado e deixá-lo com o motor funcionando sem perceber, o que poder ser perigoso se a garagem residencial tiver comunicação com o resto da casa, uma vez que o monóxido de carbono emitido pelo motor — o gás é absolutamente inodoro — dependendo da concentração pode levar à morte.

Há poucos dias eu soube pela Automotive News casos de pessoas que morreram por esse motivo nos EUA ao esquecerem o motor ligado.

Costuma ser avisado no quadro de instrumentos, por exemplo, que o motor está ligado ao abrir a porta do veículo, mas na pressa de sair a pessoa pode não ver. Ou ao sair e tentar trancar pelo controle remoto a operação ser barrada, mas no caso de garagem coberta e fechada não se tranca o carro.

A coisa é mesmo séria e Ford pensa em adotar desligamento automático do motor após 30 minutos.

Um caso curioso aconteceu com um amigo e colega jornalista que estava com um carro de teste. No percurso de São Paulo a uma cidade do interior deu falta da chave presencial. Como ele sabe que sem a chave por perto o motor, se desligado, não volta a funcionar, ao chegar ao destino — era um almoço — deixou o motor ligado por cerca de três horas (não, não superaqueceu), só desligando-o ao chegar de volta em casa, em São Paulo.

Depois de estacionar na sua vaga na garagem, desligou o motor. Tentou ligá-lo e funcionou. Repetiu a operação algumas vezes e, tudo normal. Era evidente que a chave estava no carro, senão o motor não pegaria.

Pôs-se a procurar a chave, vasculhou o carro todo, olhou em todos os lugares onde a chave poderia estar, e nada.

Certo de que o carro poderia ser usado, apenas não haveria com trancá-ço, usou-o por mais cinco dias normalmente, inclusive deixando-o em estacionamentos pagos.

Quando devolveu o carro à fabricante, avisou que a chave estava no carro, só não sabia onde. Veio um técnico e começou a procura, repetindo o que o amigo havia feito na cidade de interior e na volta, em sua vaga no prédio. Após uns cinco minutos de procura encontrou a chave — ela tinha que estar no carro.

Era um Virtus, e chave havia caído, sem ele perceber, embaixo do banco do passageiro. Por mais que ele — e eu, que também havia ido ao tal almoço — a procurássemos, não a achamos. A chave estava alojada, escondida, sob um espécie de ponte entre o trilho do banco e o assoalho, por isso não sendo visível e nem tateada.

Ainda estou para perguntar à VW se essa ponte é uma solução de “tropicalização” para elevar os bancos considerando a estatura média dos brasileiros ser mais baixa que a dos alemães…

Mas em resposta à pergunta-título, afirmo: a chave presencial é amiga. Depois que se acostuma com ela — e não se a esquece — não há coisa melhor.

BS

 





Tags: Arrrancar rapidamenteBob SharpChave presencialStart/stop
Anterior

HISTÓRIA DE VIDA - COMENTÁRIOS FINAIS PARA A FAMÍLIA GOL G2

Próximo

NÃO CONFUNDA CAPITÃO DE FRAGATA COM CAFETÃO DE GRAVATA…

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

NÃO CONFUNDA CAPITÃO DE FRAGATA COM CAFETÃO DE GRAVATA…

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022
O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022
O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In