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Home Mundo Ae Clássicos

UM CARRO LEGAL À PAMPA

identicon por Portuga Tavares
30/06/2018
em Clássicos, PT






Em primeiro lugar, já começo pedindo desculpa ao leitor do AUTOentusiastas, mas eu precisava usar esse trocadilho no título, tenho vontade de fazer isso desde 2014, quando comprei minha Pampa 4×4 1989. Ainda tem um segundo pedido de desculpas, pois não tive tempo de limpar o carro para as fotos (você, leitor, merece ver carros limpos com esmero), mas fui operadono último dia 16 e o médico me recomendou repouso máximo.

Voltando ao carro, objeto dessa matéria… Ter esse “fora-de-estrada à brasileira” era uma vontade de duas décadas e o motivo que me encantou por esse carro não foi o tipo de tração, mas sim o fato de ter dois tanques.

Não me peça para explicar, não saberia como fazê-lo, mas eu estava no colegial técnico de mecânica quando um amigo explicou que a Pampa 4×4 tinha obrigatoriamente dois tanques e isso dava uma autonomia gigantesca ao carro. Pronto, nesse momento eu — garoto — já pensava que a Pampa um dia poderia ser meu carro de uso diário. Até então eu tinha um Galaxie LTD 1976, que não podia usar diariamente por dois motivos: não tinha dinheiro para abastecer e nem idade para a carteira de motorista.

Sou fã a linha Corcel II a Pampa e o Corcel II GT 1979 dividem espaço na garagem (Foto: autor)

Uma vez ou outra me arriscava, escondido dos meus pais, em pegar o LTD de casa (em São Paulo) e ir até São Bernardo do Campo, na ETE Lauro Gomes. Quase sempre era alguma emenda de feriado ou final de ano, quando o trânsito era mais tranquilo. Meu medo não eram os outros motoristas e nem as autoridades, mas sim ter que parar num posto de combustíveis. Pensava que, quando tivesse minha Pampa com dois tanques encheria uma única vez ao mês e no mais só alegria.

Com o tempo descobri o real motivo da Ford ter adotado dois tanques. O cardã responsável em levar a tração para a traseira do veículo obrigou um novo desenho do tanque de combustível, diminuindo sua capacidade de 76 para 62 litros. Visto que esse seria um carro para andar em ambiente fora-de-estrada e em 1984 (ano de lançamento) muitos postos ainda fechavam nos finais de semana e feriados, diminuir a capacidade do tanque de um veículo desses seria uma atitude sem propósito. A solução encontrada foi adaptar o tanque do Jeep (feito até 1983 pela Ford) fixando-o na traseira da caçamba, dando assim mais 40 litros de lambuja.

Foto para a sessão “Grandes Brasileiros”, da revista Quatro Rodas; emprestei o carro, note as duas tampas dos tanques (foto: Marco de Bari)

A vontade de ter a Pampa foi ficando para trás, até que em 2012 recomecei as buscas e em 2014 achei uma de único dono. Sabe aquela história de que carro de único dono é bem cuidado? Pois então esqueça, o japonês (que era dono dela) tinha um sítio, usava ela para o trabalho pesado e na hora do conserto usou somente duas ferramentas: uma talhadeira e uma máquina de solda.

Essa era a foto do anúncio, o carro tinha essas faixas que não são as corretas do modelo, não possuía as calotas e quando fui ver nem esses pneus estavam mais (Foto: anúncio OLX)

Foram três meses mexendo em tudo do carro, exceto funilaria e pintura, afinal de contas esse seria meu carro para uso diário, então o objetivo era ter um veículo extremamente confiável, mas sem a neura de cuidados com pintura e pequenos riscos. Tudo que pude comprei peças do tipo “NOS” (New Old Stock) como fala a expressão “estadunidense” que agora está na moda por aqui, coisa que sempre chamei de “ainda na caixa”.

Por incrível que pareça, apenas uma coisa funcionava bem: o sistema de tração. Justamente o acionamento da tração traseira, que tornava o veículo apto a passar pelo “perrengue”, era a parte mais criticada do veículo. Na época, a imprensa especializada alertou o fabricante sobre a fragilidade do sistema que não aguentava uma situação off-road extrema. O problema foi resolvido colocando um alerta no manual do proprietário, onde ficava claro que o uso do 4×4 era somente em situação de necessidade. Para acioná-lo o carro precisaria estar completamente parado, com as rodas dianteiras retas, e o uso do sistema de tração 4×4 é somente para passar pela situação, podendo só ser usado em ré ou em primeira marcha, não passando de 60 km/h.

As páginas 68 e 69 do manual explicam como deve ser o acionamento do 4×4. A informação só surgiu em 1985, gerando problemas na utilização dos primeiros veículos (Foto: autor)

No processo de procura por uma Pampa 4×4, acabei encontrando boa parte desses veículos com o sistema de tração traseiro substituído por um outro sistema que – até pode ser mais moderno e eficiente, mas tira todo o charme, a popular “roda-livre”, onde uma alavanca de acoplamento fica na ponta do eixo. Diversos Jeeps e seus irmãos utilitários de Willys (Rural e F-75) tiveram seus sistemas originais adaptados para este “mais moderno”. Se por um lado deixa o sistema de tração mais livre e é mais robusto, por outro exige que o motorista desça do veículo e vá até cada uma das rodas para o devido acionamento, enquanto que no manejo original baste acionar pela alavanca do console, ao lado da alavanca de câmbio das marchas.

No console central duas alavancas, na esquerda a do câmbio de quatro marchas e à direita, o acionamento do 4×4 (Foto: autor)

De volta à Pampa lá de casa, exceto pelo sistema de tração, todo o resto estava tenebroso, a tapeçaria toda errada, faltavam as características calotinhas que são esteticamente horríveis, mas que se tornaram uma das marcas registradas da Belina e da Pampa 4×4, os botões do painel haviam sido substituídos por botões do tipo “tic-tac”, os pneus não eram mais os lameiros, e o mais importante, os dois tanques não estavam interligados. Justamente a parte que eu mais queria não estava como deveria, funcionando. Não funcionava nem o sistema de medição da quantidade e nem o sistema de tubulação.

Esse é o botão que considero mais interessante, no painel tem apenas um medidor de combustível, então esse botão faz a mudança da leitura do sensor de nível do tanque 1 para o tanque 2 (Foto: autor)

A solução para ter dois tanques na Pampa foi bem simples e genial. Atrás do banco do motorista havia um sistema de registro, onde numa posição funciona o Tanque 1 e na outra o Tanque 2. Esse “registro” era usado no Ford Bronco, F-100, F-150 e Ranger americanos que tinham dois tanques. Provavelmente foi a inspiração da filial brasileira para encontrar o bom funcionamento nossa picapinha.  Já no painel, há um botão com o desenho de duas bombas de combustível, os números 1 e 2 e cores azul e vermelho, esse acionamento é o responsável em trocar a leitura para o sensor de nível do tanque 1 ou do tanque 2, assim fica simples, apenas um instrumento lê a boia dos dois tanques ao acionar qual se quer ver.

Essa chave funciona como um registro, ela fica atrás do banco: na posição em que está pesca o combustível do tanque 1 e na horizontal passa a tubulação para o tanque 2 (Foto: autor)

O carro está em pleno funcionamento e a picape está “originalzinha”. Durante os tempos de crise de abastecimento devido à recente greve dos caminhoneiros foi uma delícia curtir a falta com a certeza de que não dependeria de alguma parada em posto de combustível.

A Pampinha tem sido o carro que mais uso diariamente.  Seu motor 1,6 CHT a álcool está saudável (Pampa e Belina 4×4 só tiveram esse motor). Agora consegui o que faltava, os pneus lameiros de cravo, por incrível que pareça o carro ficou muito, mas muito macio, só que agora aos 60 km/h tem o característico assobio de carro com pneu off-road, mas essa é outra característica e, quem sabe, virá outra história a ser contada.

Além do dia a dia, gosto muito de usá-la para o evento realizado todos os anos em São Paulo no bairro de Moema, a “Carreata da Solidariedade”, onde arrecadamos agasalhos para doar aos necessitados. A caçamba grande e a pouca altura facilitam o carregamento (Foto: Edison Guerra sr)

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Portuga Tavares

Jornalista automobilístico e um grande autoentusiasta, tem carros antigos, entre eles um Galaxie com motor 302 ano 1981. É diretor técnico da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e presidente do Galaxie Clube do Brasil.

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