• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BF

VOCÊ SE CONSIDERA UM BOM MOTORISTA?

identicon por Boris Feldman
09/06/2018
em BF, Opinião de Boris Feldman




Quando a batida frontal é inevitável, você estica os braços firmes contra o volante? Então está fazendo tudo errado!

 

Bom motorista não é apenas o que conduz com habilidade o automóvel, mas que se preocupa também com sua manutenção. Desleixo provoca acidentes. Os mais óbvios são pneus carecas ou descalibrados, faróis desregulados ou amortecedores vencidos, sem a ação prevista. Porém existem outros igualmente essenciais, como o nível e a composição do líquido de arrefecimento do motor. Ou não dar atenção para as luzes de alerta no painel. Ou a presença de bolhas nas bandas interna e externa dos pneus. E se estão com o sulco mínimo: 1,6 mm segundo a lei, o dobro segundo especialistas, que endosso.

Deveria também cuidar da segurança: poucos exigem que o passageiro no banco traseiro afivele o cinto de segurança. Quase nenhum sabe as distâncias mínimas a se manter dos airbags: 25 cm do volante ou 40 cm do painel. Não conhece os comandos no painel, entre eles um botãozinho no sistema de ar-condicionado, identificado por um ideograma de um carro com uma seta circular dentro (foto de abertura), para eliminar a troca de ar do interior com o exterior deixando-o em recirculação. Indicado para locais com muita poeira ou fumaça, ou atrás de um caminhão expelindo uma nuvem preta de fuligem. Ou para acelerar a refrigeração do carro muito aquecido. Mas, acionado por horas, o gás carbônico expelido pelos passageiros, — nocivo à saúde por conter mais oxigênio — não é renovado, o que pode ser fatal.

Componentes mecânicos? Há quem se considera bom motorista mas dirige com o pé apoiado no pedal de embreagem e a mão na alavanca de marchas. Alega que “é só de leve” e que não provocam desgaste… ou está na estrada, à noite, e tenta espantar o sono, pois ignora que o motorista sempre perde esta guerra. A dica é parar num local seguro e tirar uma soneca: basta meia hora para afastar o sono! Sua coordenação motora é excepcional e para numa subida apenas controlando embreagem e acelerador? Quem agradece é o dono da loja de embreagem…

Motorista nem imagina o risco ao dirigir com o braço esquerdo dependurado  fora da porta: muitos já sofreram ferimentos graves e foram parar no pronto-socorro por esta inexplicável mania. Outro perigo é dirigir na estrada com os vidros abertos: além de outros riscos, se o carro capota, é frequente o braço (esquerdo) do motorista ou (direito) do passageiro se movimentar para fora e serem atingidos ou até esmagados pela carroceria. Modelos mais modernos e sofisticados, ao detectar a possibilidade de umA capotagem, entre outras providências, fecham o teto solar e os vidros.

Outra dica que muitos desconhecem: quando o choque frontal é inevitável, o motorista, inconscientemente, firma os braços esticados no volante para “se defender”. Faça o contrário: cruze-os sobre o peito para evitar fraturas e traumas nos ombros, provocados pelos braços. Ao sair de viagem, trava as portas? Errado: deixe-as destravadas: no caso de um acidente na estrada as portas bloqueadas se tornam uma dificuldade a mais para quem vier prestar socorro. Vai entrar num túnel sem iluminação? Feche um olho uns 300 metros antes dele. Ao entrar, abra-o e feche o outro. Assim a vista se acostuma mais rapidamente no escuro…

Motorista deve agir com delicadeza em todos os comandos, exceto nos freios: pisar com força no pedal numa emergência (e não soltar se ele trepidar em função do ABS) e também puxar o freio de estacionamento (freio de mão) com força, principalmente ao estacionar numa ladeira. Evita de o carro descer morro abaixo depois que os componentes do freio se esfriam, encolhem e perdem contato. Por falar nisso, são também poucos os que usam o freio-motor numa descida, ou seja, reduzindo para uma marcha mais forte, a mesma que seria usada na subida. E aliviando o sistema de freios.

Não precisa ser remédio “tarja preta” (ansiolíticos, antidepressivos e outros) para o motorista perder concentração, rapidez de reflexos, coordenação motora e avaliação de riscos: mesmo remédios  vendidos sem controle (antigripais, antialérgicos e analgésicos) contêm anti-histamínicos que causam sonolência e tonturas.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

Mais Boris?  autopapo.com.br







Tags: airbagBoris FeldmanRecirculação de ar
Próximo

YARIS, O MEIO-DE-CAMPO DA TOYOTA

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17