• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Matérias Análises

“PORSCHE SERÁ SEMPRE PORSCHE”

identicon por Bob Sharp
29/07/2018
em Análises, BS






Caro leitor ou leitora,

Fabricantes costumam dar notícias, as chamadas “informações à imprensa”, ou press releases, como são bem conhecidos. Uma fabricante em especial sempre o faz com extremo cuidado, dedicação e conteúdo: a Porsche. Pois esta semana me deparei um uma informação recebida, bem rica, e que de imediato senti que deveria compartilhar pelo seu alto significado e, principalmente, por quem a escreveu, o Dr. Wolfgang Porsche.

Boa leitura!

Bob Sharp
Editor-chefe


 

Reflexões do Dr. Wolfgang Porsche, presidente do Conselho de Supervisão da Porsche AG, sobre a essência, a magia e o futuro da empresa e o fator humano em tempos de rápidas mudanças.

 

O futuro tem muitos nomes: para os fracos, significa o inatingível. Para os medrosos, isso significa o desconhecido. Para os corajosos, significa oportunidade.

Esta citação do autor francês Victor Hugo é usada com frequência. Mas raramente tem sido tão adequado quanto hoje, quando estamos falando sobre o futuro da mobilidade. Por muitas décadas, a mobilidade girou em torno do carro — como meio de transporte, como um símbolo de status e como uma máquina fascinante que proporciona prazer de dirigir. Mas a mobilidade tradicional como a entendemos e praticamos todos os dias está agora em um ponto de mudança de rumo. Vivemos em uma era multimóvel.

Com as modernas tecnologias de informação e comunicação se desenvolvendo em um ritmo extremamente rápido, não estamos disponíveis apenas 24 horas por dia, sete dias por semana, onde quer que estejamos no mundo. Nós podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Com videoconferências substituindo viagens de negócios, bate-papos on-line com seus amigos substituindo encontros no bar, trabalhos em casa substituindo sua mesa no escritório e laptops substituindo viagens de sábado à cidade, só faz sentido perguntar se dirigir seu próprio carro será substituído um dia pela mobilidade virtual. Estamos vivendo em uma era de reviravolta  industrial. A força e a dinâmica dos eventos e desenvolvimentos são de tirar o fôlego. A sociedade, o mundo, a política e a economia estão mudando à velocidade da luz. O mundo automobilístico vai mudar mais nos próximos dez anos do que durante os últimos 100.

 

“Tudo deve ser reavaliado”

 

Para a Porsche, isso significa que estamos crescendo em regiões que não poderíamos imaginar apenas alguns anos atrás. A transformação digital determina a maneira pela qual pensamos. Pessoas jovens e de mentalidade diferente, totalmente diferentes de nós, estão mudando nossa mentalidade. O que nossos clientes esperam dos carros agora e no futuro e da mobilidade em geral? A resposta é que tudo deve ser reavaliado. Pode não ser necessário reinventar a roda, mas todo o resto, sim. E se você vai mudar as coisas, você tem que se atrever a inovar para permitir flexibilidade. Mudar a perspectiva da sua mentalidade. Permitir estruturas livres, mentes livres e pensadores externos. A criatividade sempre requer certa liberdade de regras, uma burocracia menos restritiva. Isso nos permite ser mais rápidos, mais focados, mais flexíveis e, especialmente, mais simplificados. Para uma empresa como a Porsche, também é importante pensar sempre do ponto de vista do cliente. Precisamos corresponder aos desejos de nossos clientes o mais próximo possível. Para todos os futuros carros e serviços, existe apenas um padrão: o cliente.
Mas onde tudo isso leva? Qual é o nosso objetivo? Em vista da velocidade e imprevisibilidade dos desenvolvimentos atuais, parece quase impossível prever o futuro. No entanto, é necessário continuar tentando levantar o nevoeiro e olhar para o futuro. Como empreendedores, devemos tomar as decisões estratégicas certas hoje para melhor nos prepararmos para o que nos espera amanhã e depois de amanhã.

 

“A coragem de fazer mudanças”

 

À medida que enfrentamos a concorrência global no campo da inovação, a Porsche deve estar na ofensiva. Mais do que qualquer outra coisa, isso exigirá coragem — a coragem de fazer mudanças e a coragem de abrir caminho para o futuro. Em tempos extremamente voláteis como esses é crucial projetar uma identidade clara e inconfundível. Mas como uma marca pode permanecer autêntica e única quando precisa se adaptar constantemente a um ambiente que está evoluindo em ritmo acelerado? Como é possível a renovação sem perda de identidade?

“A Porsche deve estar na ofensiva”

 

Lembro-me de “Meisterkreis” — uma associação de pessoas, empresas e instituições que trabalham em conjunto para promover uma cultura de excelência na Alemanha. Esta associação publicou recentemente um livro, que inclui uma peça interessante sobre a Porsche. Trata-se de um experimento mental chamado o paradoxo de Teseu: a lendária figura grega Teseu traz regularmente seu navio a um estaleiro para reparos. Cada vez, algumas das tábuas velhas precisam ser substituídas por novas. Este processo continua até que, após alguns anos, o navio não tenha mais nenhuma de suas partes originais. O proprietário do estaleiro, em seguida, usa as antigas peças descartadas para construir um navio totalmente novo. Agora existem dois navios virtualmente idênticos que diferem apenas na idade de suas partes. Essa ideia levou os filósofos a fazer a pergunta interessante: Qual é o verdadeiro navio: o navio “antigo” feito inteiramente de peças novas? Ou o “novo” navio feito inteiramente de peças antigas? Não há uma resposta clara para este experimento mental, senão não seria paradoxal.
A parábola do navio de Teseu fornece duas constatações. Em primeiro lugar, a renovação é possível sem perda de identidade. Em segundo, o todo é maior que a soma das partes individuais. Há um núcleo que permanece coeso mesmo que tudo à volta seja radicalmente novo.

 

“Qual é o verdadeiro 911?”

 

Se aplicássemos essa pergunta à Porsche seria: qual é o verdadeiro 911? É o original 911 de 1963? Ou é o milionésimo 911 que saiu da linha de produção em Zuffenhausen em meados de 2017? Como todos sabemos, ao longo dos anos temos redesenvolvido de forma consistente o 911 e continuamente lhe agregamos novas e inovadoras tecnologias. Nenhum dos componentes do 911 de hoje é idêntico aos do seu homônimo dos anos 60. Mas, apesar disso, o núcleo essencial de nosso ícone de carro esporte  permaneceu o mesmo por mais de 50 anos. A identidade de um 911 não é simplesmente definida por seus detalhes técnicos — da mesma forma, a identidade de um navio não é definida por uma chapa. O que importa é que uma coisa permaneça fiel à sua natureza. E eu não conheço nenhum carro que, apesar de todas as mudanças na tecnologia e no espírito da época, tenha permanecido fiel à sua natureza como o 911.

 

“Nossa identidade permanece”

 

E a mesma ideia se aplica à nossa marca e ao nosso empresa: estamos cercados por mudanças rápidas. As demandas que os clientes estão colocando em nossos carros esporte e a mobilidade em geral, estão mudando. É importante para nós antecipar e atender a esses requisitos nos novos produtos e serviços sustentáveis ??que oferecemos. Mas isso nos impedirá de sermos nós mesmos, de sermos Porsche? Não, porque a essência da nossa marca nos fez o que somos hoje e o que seremos amanhã. Nossa identidade indivisível, claramente identificável, permanece mesmo quando tudo ao nosso redor muda. Não devemos, no entanto, sucumbir à ganância por números recordes cada vez maiores. O tamanho apenas — tamanho por tamanho — não é uma meta corporativa sustentável. Isso destruiria a magia do Porsche. Nosso único argumento de venda é exclusividade, diversidade e individualidade. Lembremo-nos dos donos originais de Porsche — os tipos “James Dean”: eles eram rudes e rebeldes, não se definiam como parte da maioria ou como seguidores. Essa é a essência, o valor central que nunca devemos abandonar. A Porsche mantém seu fascínio, principalmente devido às pessoas que trabalham para nossa empresa — como os pilotos de corrida, diretores ou gerentes, como engenheiros, técnicos, trabalhadores qualificados, profissionais de vendas, funcionários ou consultores de vendas. Desde que meu pai, Ferry Porsche, terminou o primeiro carro Porsche, que era um carro esporte,  com sua pequena equipe há 70 anos, incontáveis pessoas acrescentaram e mantiveram viva a “lenda da Porsche” com seu trabalho diário.

 

“Preservando a essência da Porsche e levando-a para o futuro”

 

Hoje, nossa empresa emprega mais de 30.000 funcionários altamente qualificados e motivados que trabalham juntos baseados em uma cultura corporativa única para moldar o presente e o futuro da Porsche. Enquanto tivermos essa cultura especial — respeito de um pelo outro, responsabilidade pessoal em nossas ações e liberdade na maneira de pensar —, também preservaremos a essência da Porsche e a levaremos para o futuro. A inovação bem-sucedida significa desafiar repetidamente tudo ao longo do caminho sem perder a estrutura comprovada, as características básicas, a identidade. Se houver algo na Porsche que precisemos para nos tornarmos excepcionalmente bons, iremos a isso. Seja em trens de força elétricos ou convencionais, seja o puro prazer de dirigir na pista de corrida ou na condução automatizada na rede urbana, seja um fabricante de carros esporte ou um inovador provedor de serviços — a Porsche sempre será a Porsche.

AE





Anterior

NOSSO CARRO INESQUECÍVEL

Próximo

CHEVROLET SPIN ACTIVE7 (VÍDEO)

Próximo
Crossover, minivan ou perua alta?

CHEVROLET SPIN ACTIVE7 (VÍDEO)

Nenhum resultado
View All Result

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Foto: noticias.uol.com.br

ACIDENTES: O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

02/04/2023
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

19/06/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

20/09/2014
Foto: lugaresfantasticos.blogspot.com

SUMIRAM DOIS TÚNEIS DA IMIGRANTES (SUBIDA)

27/10/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Divulgação Citroën

PEQUENO, NOVO CITROËN C3 AIRCROSS AUMENTA O MERCADO DE SUVES

03/12/2023
Representantes das marcas com seus prêmios (Foto: Gerson Borini)

CONHEÇA OS VENCEDORES DO PRÊMIO ABIAUTO 2023

02/12/2023
Portaria da sede da GM no Brasil em S. Caetano do Sul (Foto: valor.globo.com)

FICA OU VAI EMBORA? SINUCA DE BICO DA GM NO BRASIL

02/12/2023
Luca de Meo, presidente da Acea (Foto: divulgação Acea)

FIQUE LIGADO

02/12/2023

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Divulgação Citroën

PEQUENO, NOVO CITROËN C3 AIRCROSS AUMENTA O MERCADO DE SUVES

03/12/2023
Representantes das marcas com seus prêmios (Foto: Gerson Borini)

CONHEÇA OS VENCEDORES DO PRÊMIO ABIAUTO 2023

02/12/2023
Portaria da sede da GM no Brasil em S. Caetano do Sul (Foto: valor.globo.com)

FICA OU VAI EMBORA? SINUCA DE BICO DA GM NO BRASIL

02/12/2023
Luca de Meo, presidente da Acea (Foto: divulgação Acea)

FIQUE LIGADO

02/12/2023

AE NO INSTA

PUBLICIDADE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.