Foi no dia 3 de janeiro de 1959, curiosamente um sábado, que o primeiro Fusca nacional, então chamado “Automóvel de Passageiros Volkswagen”, saiu da linha de montagem da fábrica da Volkswagen do Brasil, na Via Anchieta. Neste 3 de janeiro de 2019, portanto, completam-se 60 anos, uma efeméride
Numa coluna minha, em 2016, falei sobre a fabricação deste primeiro Fusca nacional. Para quem não a leu ou gostaria de refrescar a memória, basta clicar neste link: FELIZ ANIVERSÁRIO, FUSCA “MADE IN BRAZIL”!. Esta matéria também gerou vários comentários interessantes.
São muitos anos comemorando esta data, e o cinquentenário, por sua vez, teve uma comemoração toda especial. Meio século em si já era uma marca muito importante, a meu ver, e que por isso deveria ter um destaque espacial. Vamos relembrar o que aconteceu em 2009.
Dez anos atrás
Desde o início de 2008 eu vinha divulgando entre os aficionados a data do dia 3 de janeiro de 2009, cinquentenário do início da produção do Fusca brasileiro, em grupos dedicados ao Fusca. Naquela oportunidade foi usado um singelo dístico para gravar a data visualmente entre os fuscamaniacos.Tanto que se registraram vários eventos dedicados a este dia por todo o Brasil.
Como resultado da divulgação junto aos fuscamaníacos,materializou-se a ideia de um selo de correio para não deixar a data passar em brancas nuvens.
Inicialmente se pretendia lançar um selo comemorativo, o que não foi possível, pois as normas dos Correios definiam que era necessário que o evento tivesse 100 anos para permitir o lançamento de um selo comemorativo.
Passamos a trabalhar no que era possível lançar: um selo personalizado. Munido de dados de como fazer um selo personalizado, detalhado pelo Departamento de Filatelia e Produtos dos Correios, colaboração vinda da pesquisa de um colega que trabalhava na instituição, dei início ao trabalho junto à Volkswagen do Brasil.
Como não se tinha uma certeza da resposta da Volkswagen, preparei um “Plano B” que envolveu a Confraria do Fusca de São Paulo, o Fusca Club ABC e o Clube do Fusca de Poços de Caldas, convocados para que juntos iniciassem uma ação para arrecadar os fundos para o lançamento de um selo postal personalizado. Este plano entraria em vigor caso a Volkswagen decidisse não participar deste projeto. Depois das providências internas necessárias, a Volkswagen aprovou-o.
Seguiu-se um trabalho intenso de comunicação com a fábrica, que primeiramente definiu uma verba e depois partiu para a elaboração do selo, incrementando o projeto de seu lançamento com uma exposição de Fuscas na Volkswagen Haus (casa Volkswagen em alemão), em São Paulo, no térreo do antigo prédio da concessionária Dacon., A festa, acabou sendo algo bem maior e ultrapassou em muito o que eu tinha vislumbrado inicialmente.
Finalmente foi definida a data para o evento, 18 de fevereiro de 2009, uma quarta-feira, e o selo acabou sendo lançado em grande estilo.
O selo, segundo a estrutura de um selo personalizado, tinha que ter um selo comercial geminado a uma vinheta definida por quem o encomendou. Foi escolhido o lindo selo comercial do ipê e da bandeira brasileira (com o valor de face de um porte de carta comercial) e a vinheta alusiva ao “Fusca Nacional 50 Anos”, aliás com um desenho muito bonito feito sob encomenda da Volkswagen.
Na Volkswagen Haus, que infelizmente não existe mais, havia uma sacada interna que possibilitava uma visão de cima do ambiente, que no dia da festa contou com uma exposição de vários modelos de Fusca nacionais:
Houve vários discursos, tanto do Luiz Antônio Buozzi, Promoção, Merchandising e Eventos da VW, quanto de Leonardo Juan Soloaga, diretor de Pós-Vendas da VW, que teve a honra de obliterar o primeiro selo, sob o olhar atento do Sidnei Morais representante dos Correios; que também falou em nome da instituição.
Depois Leonardo Soloaga proferiu um emocionado discurso em homenagem ao Fusca e aos fuscamaniacos. Edivaldo “Edi” Hernandes, presidente do Fusca Club ABC, e eu, não perdemos a chance de tirar uma foto com Leonardo Soloaga e o primeiro Selo dos 50 Anos recém-obliterado em sua embalagem comemorativa de gala, uma pasta especial para preservar este primeiro exemplar obliterado (carimbado):
Como na foto acima não é possível ver o detalhe do carimbo filatélico comemorativo, veja-o na foto abaixo:
Mais fotos do evento estão disponíveis em um álbum no Flickr.
Foi muito importante que o selo acabasse sendo patrocinado pela Volkswagen do Brasil, e não pelo Plano B acima descrito, pois este era um evento que competia à fábrica sem nenhuma dúvida. A festa — muito bem organizada pela Ana Cristina Nogueira Mota, também de Promoção, Merchandising e Eventos da VW — foi uma linda moldura que complementou muito bem o lançamento do selo em si.
Parabenizo a Volkswagen por ter aceito minha sugestão e ter feito a homenagem através do selo de uma forma muito mais brilhante do que havia sido sugerido!
O convite para o evento foi assinado por Flávio Padovan, então vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.
Houve a participação da área de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa no evento, na pessoa de seu diretor André Senador, uma vez que a imprensa foi convidada para a cerimônia,. Isto mostra o peso que este evento alcançou dentro da Volkswagen do Brasil. Com isto foi lavrado um marco de reconhecimento de sua própria história.
O cinquentenário do início da fabricação do Fusca nacional ficou registrado com um lindo selo e uma excelente festa.
SORTEIO DE ENVELOPES FILATÉLICOS
Serão sorteados três envelopes filatélicos com o “Selo 50 Anos Fusca Nacional”
Participe!
Para participar deste sorteio acesse o formulário de inscrição no endereço: https://pt.surveymonkey.com/r/NRHMZNG
Preencha o seu nome e o seu apelido no Disqus e informe seu telefone com DDD para contato em caso de você ser um dos ganhadores de um envelope com selo carimbado. Se quiser, deixe seu comentário, crítica, sugestão ou elogio.
Limite para inscrição: 6ª-feira 11/01/2019
Será elaborada uma tabela numerada com o nome dos inscritos (a ser divulgada nos comentários da matéria até o meio-dia de domingo 13/01/2019). O sorteio por programa de computador será feito numa transmissão ao vivo pelo meu Facebook (Alexander Gromow) no domingo 13/01/2019 às 18h00 (a confirmar). O resultado do concurso também será publicado nos comentários desta matéria.
Nota: Este sorteio é uma liberalidade do autor e não implica nenhuma obrigação além de contemplar os sorteados com a entrega dos envelopes através do Correio (endereços dos ganhadores serão solicitados para esse fim).
________________________________________________________________________________________
Agora em 2018/2019, na efeméride dos 60 anos, eu já iniciei a divulgação do evento. Também foi feito contato com a Volkswagen lembrando da data.
Quem assiste o canal GloboNews certamente já viu as chamadas da Temporada de Verão do programa “Arquivo N”, na qual a equipe de editoras, Luciana Savaget e Flávia Freitas, e a apresentadora Leila Sterenberg, aparecem com um Fusca vermelho anunciando um programa dedicado aos 60 Anos do início da fabricação do Fusca nacional, tema esse definido pela produção deste programa. As fotos abaixo foram decupadas deste vídeo que também pode ser visto no Portal G1:
Neste contexto eu fui contatado pela GloboNews para assessorar e participar deste programa, sendo que meu nome foi indicado para a GloboNews pela assessoria de imprensa da Volkswagen do Brasil.
Já foram feitas duas seções de entrevista, incluindo filmagem do meu carro, que foi filmado por ser o carro que eu possuo (que é um modelo anterior e importado) e não um exemplar que fosse ligado ao primeiro Fusca nacional. Abaixo algumas fotos dos trabalhos de filmagem:
Fotos do primeiro dia de gravação, em 29/11 p.p., com a repórter Thais Itaqui, no qual uma chuva pesada acabou interferindo nos trabalhos:
No segundo dia de gravação, 10 de dezembro último, a repórter Thais foi substituída pela repórter Luana Massuella:
Como sempre numa ação destas, e eu já participei de várias situações semelhantes, e como a edição final do programa ainda não foi concluída, não há como dizer se o material que foi filmado será usado, se as entrevistas serão usadas, e se forem não é possível dizer o que de todo este trabalho será usado. Tudo irá depender da edição final de texto e de imagens — o jeito é esperar para ver como será a edição final deste programa.
O que eu espero é que o programa da GloboNews seja uma bela e respeitosa homenagem para o Fusca nacional, agora um sexagenário, mas que continua a contar com uma grande legião de admiradores.
Com este trabalho de apoio à GloboNews (e com meus escritos aqui no AUTOentusiastas) estou participando da comemoração dos 60 anos de aniversário do primeiro Fusca nacional – ao menos estou a fazer a minha parte do melhor modo possível.
AG
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail [email protected] para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
As fotos nas quais aparecem as equipes da GloboNews durante as filmagens, em especial a Thais Itaqui, a Luana Massuella e o David Faria, foram liberadas para publicação nesta matéria. A imagem de entrada é uma foto composição feita pelo autor. A data que o programa da GloboNews sobre os 60 Anos do Fusca Made in Brazil, originalmente prevista para o dia 23 de janeiro de 2019, ainda não foi confirmada.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.