• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home CF

ECOS DO MEU ARTIGO

identicon por Celso Franco
27/07/2019
em CF, Destaques, Trânsito
Foto: g1.globo.com

Foto: g1.globo.com





Devo iniciar este artigo agradecendo as observações dos leitores sobre o meu último, “A batalha do trânsito”, as quais passo a analisar.

Devo destacar três linhas de ação dos leitores, culpando a falta de educação dos motoristas e do povo em geral. Neste quesito apresentaram um lema notável: “Educar a criança para não ter que punir o adulto”.

A segunda foi apontar a deficiência do policiamento, no que estou plenamente de acordo, uma vez que é de minha autoria a definição “Trânsito equacionado é uma engenharia inteligente vigiada por um policiamento eficaz”.

Finalmente, uma ínfima minoria descrente num trânsito eficiente em curto prazo.

Vamos comentá-las.

A educação só é aplicável às crianças, para tanto estou negociando com as prefeituras de Niterói e de São Paulo a venda de meu último livro, ainda inédito, “Trânsito para crianças”. Extremamente didático e inteligentemente ilustrado, a exemplo do que se faz na Inglaterra. Ele é capaz de habilitar ao administrador de organizar e, para tal me comprometo, sem ônus, a ajudar a treiná-las, as PES, “Patrulhas Escolares de Segurança”, para, compostas por crianças policiarem as entradas e saídas nas escolas municipais, as quais elas pertencem, que grande sucesso alcançaram no Estado da Guanabara no final da década de 1960.

Após habilitado, o motorista, todos nós, somos primatas condicionados, segundo o psicólogo britânico Desmond Morris, em seu livro clássico. “O macaco nu”.

Segundo a “bíblia do trânsito” a publicação americana “Traffic Engineering Handbook”, quando trata do motorista, explica que as suas reações, quando ao volante, são regidas pelo principio do PIEV, iniciais de Percepção, Inteligência, Emoção e Volição, que irão condicioná-lo, através da sinalização nos seus três aspectos: gráfica horizontal, gráfica vertical e semafórica.

Infelizmente, por ignorância ou economia, a nossa sinalização urbana, pelo menos aqui no Rio, onde resido, deixa muito a desejar. Baniram, por economia, a sinalização gráfica horizontal refletorizada, desde a minha gestão no século passado. Isto é inaceitável, ao menos nas vias expressas.

Henry Barnes, lendário “Comissioner of Traffic” da cidade de Nova York durante oito anos, cansou de nos alertar que “trânsito é povo em movimento”. Então, devemos focar toda a nossa política de condicionamento no homem, a pé ou ao volante. O mau condicionamento na área urbana levará ao acidente nas rodovias, onde o fator, sempre presente nos acidentes, a velocidade, tem uma tolerância maior. As estatísticas não me deixam mentir. Acrescente-se ainda às imperfeições do nosso Código de Trânsito, neste quesito, sob a visão omissa de Brasília.

O segundo enfoque, a ineficácia do policiamento, em linguagem bíblica, ”Clamam aos céus e pedem justiça”. Aqui no Rio, por exemplo, retiraram a Polícia Militar do policiamento do trânsito, substituindo o profissional pelo amador, de firma terceirizada e/ou Guarda Municipal (foto de abertura).

A culpa não é apenas dos políticos neófitos no assunto que nos governam. Não, a culpa é dos pouco entendidos que reformaram o Código de Trânsito, transformando a organização americana de administração, onde todo controle de trânsito se concentrava nos Detrans, corretamente, adotando o sistema europeu de delegarem ao município o exercício do emprego da engenharia. Esqueceram, ou não souberam copiar, talvez porque na comissão que o reformou havia muito advogado e pouco engenheiro especializado, de que lá na Europa criaram o diretor de Engenharia e o diretor de Circulação, este último exclusividade do policiamento especializado. Que eu saiba, até hoje não faz parte do currículo de ensino do engenheiro de tráfego o ensinamento da sua operação.

Sir Alker Tripp, lendário diretor de Trânsito de Londres na década de 1930, desde aquela época já alertava para este importante detalhe.

Acrescente-se ainda o sistema de fiscalização ultrapassado, estático, mal equipado, para não falar do “crime” de colocar a Policia Federal de Tráfego no Mistério da Justiça, privando-a do seu convívio, importante e salutar, com a engenharia, em outro Ministério. Como exemplo de nosso atraso em termos de policiamento, ao invés de ser motivo de orgulho para mim, haver introduzido o uso do helicóptero na fiscalização, em 1967, para o Brasil é motivo de vergonha.

Quanto ao que concerne á minoria que não acredita em solução, em curto prazo, para os problemas que nos colocam muito mal na classificação mundial de segurança no trânsito, enquanto existir o sentimento nos governantes em praticarem o que denunciei, em 1967: “Infelizmente é muito difícil se organizar o trânsito com a politicagem. Desgraçadamente, é muito fácil fazer politicagem com o trânsito”. Estou de pleno acordo com os céticos que assim pensam.

CF

Celso Franco escreve quinzenalmente para o AUTOentusiastas sobre questões de trânsito.






Próximo
Fotos, captação e edição de vídeo: Márcio Salvo

HYUNDAI CRETA PULSE PLUS 1,6 AUTOMÁTICO, NO USO (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17