• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home GB

SANDERO R.S. 2,0 NA PISTA

CARRO EMPOLGANTE NO USO CIVIL QUE DESPEJA ADRENALINA NO AUTÓDROMO

identicon por Gerson Borini
04/08/2019
em GB, Lançamentos
foto: divulgação Renault

foto: divulgação Renault







A reestilização da linha Renault Sandero 2020 foi apresentada na semana passada para a imprensa sul-americana e o Bob Sharp já falou sobre estas mudanças. Eu fui junto e  tive a oportunidade de avaliar os modelos da linha e, logicamente, meu DNA esportivo se encantou com o DNA do Sandero R.S. 2,0.

Eu já havia avaliado o R.S. em 2016 em circuito fechado do campo de provas da fabricante em que eu trabalhava. Naquelas condições, o objetivo era de qualificar as características técnicas do carro comparativamente com outros modelos nacionais. E a impressão que tive do carro foi muito positiva. Lembrei de que fazia tempo que não tínhamos um esportivo puro-sangue fabricado por estas bandas.

A Renault Sport,  braço esportivo da Renault na França, tem uma grande extensão, chegando até o cume que é a Fórmula 1. Mas ficando dentro do campo dos mortais, a Renault Sport aplica três nomenclaturas aos seus projetos esportivos: GT Line, GT e RS. As duas primeiras são focadas em aparência e apêndices esportivos aos veículos de linha. A série RS é onde o desempenho do carro é levado mais a sério. Segundo Carlos Henrique Ferreira, diretor de Comunicação da Renault, para uma versão levar a chancela R.S.ela precisa atender requisitos mínimos de desempenho e este desenvolvimento é feito pela Renault Sport.

Interior com design esportivo – (foto: divulgação Renault)

Nestas duas semanas  tive a oportunidade de dirigir o Renault Sandero R.S. 2,0 em duas situações distintas. A primeira foi por ocasião do citado  lançamento da linha 2020. As avaliações foram feitas em avenidas e  rodovias da região de Campinas, que conheço bem e tenho boas referências.

Acelerando o carro na rodovia Anhanguera por alguns quilômetros nota-se a saúde do motor 2,0-l de aspiração atmosférica de 145/150 cv a 5.750 rpm e 20,2/20,9 m·kgf a 4.000 rpm. Associado ao baixo peso do carro (1.181 kg) e boa aerodinâmica, o carro cresce rapidamente de velocidade. O câmbio de 6 marchas é muito bem escalonado, e as relações de marcha são bem próximas, o que aumenta a esportividade de condução. Tudo isso não ficaria tão bom sem o ajuste do sistema de escapamento que teve o diâmetro de tubo aumentado em 5 mm na versão 2020. O som dessa aceleração é perfeito em tom, frequência e intensidade sonora, e não me parece que deva incomodar em trajetos mais longos.

Minha conclusão desta a primeira avaliação em situação de vias públicas foi que esse carro mereceria uma avaliação mais esportiva. O local ideal e correto para isso seria um autódromo.

Como editor do AE, Fui convidado pela Renault a avaliar o R.S. no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, onde está se realizando o evento FAST – Festival Acelerados Speed on Track (aceleradosfast.com.br), iniciado-se no dia 2/8 e encerrando-se hoje (4/8). É a primeira vez que este evento é realizado nesse formato e sugiro a todos que gostam de experimentar carros de todos os tipos que não percam a próxima edição, pois para esta todos as vagas para dirigir o Sandero R.S. e outros tantos modelos disponíveis já haviam sido vendidas com bastante antecedência.

No dia 2 a Renault reservou 1 hora (de 11h00 às 12h00) para que imprensa convidada experimentasse o Sandero R.S. 2020.

Circuito Velo Città – SP – (foto: internet)

O Sandero R.S. possui várias mudanças mecânicas e estéticas comparadas aos demais modelos da linha Sandero  (motor, câmbio, suspensão, freios, controle eletrônico de estabilidade, defletor traseiro, entre outras), mas a mais interessante para mim é o recurso de alterar o modo de condução. Através de um botão (grafado “R.S.”) no console central é possível alternar entre modo Standard, Sport ou Sport+.

Botão do modo de condução esportiva (Foto: divulgação Renault)

O modo Sport altera a curva de resposta do pedal do acelerador, trazendo maior prontidão nas acelerações. Porém nesse modo os controles de estabilidade e de tração permanecem ativos. Ao mudar para o modo Sport+, que só é possível mantendo o botão “R.S.” pressionado por mais de 3 segundos, de modo ao sistema ter certeza de que esse é o desejo do motorista, os controles de estabilidade e tração são desligados.

Dirigi, ou melhor, pilotei e busquei os limites do carro no autódromo nas duas condições esportivas. Na condição Sport o sistema de controle de estabilidade trabalha com bastante suavidade trazendo a segurança de volta quando o carro é forçado ao limite. Em saídas de curvas mais fechadas, quando a roda dianteira interna da curva tenderia a patinar, o controle de tração é mais perceptível e só permite despejar potência quando percebe que as rodas motrizes estão com contato firme com o solo..

Novo design da linha Sandero é apresentado também na versão R.S. (Ffoto: divulgação Renault)

No modo Sport+ ao chegar ao limite nas curvas, a consequência é uma pequena e dócil escapada de frente, alargando o raio ideal de trajetória das curvas. É facilmente corrigida levantando o pé do acelerador. Nesta situação existe sempre a preocupação de a transição subesterçante (sair de frente) para sobre-esterçante (sair de traseira) ser muito acentuada e causar sustos ao motorista. Mas não, a transição é bem neutra e não causa surpresa a motoristas mais experientes e não irá causar sustos nos inexperientes.

A resposta do sistema de direção com assistência eletro-hidraulica nas duas condições de condução é inalterada e mantém um bom esforço, com boa resposta e precisão. É fácil apontar o carro nas entradas de curva, pois ele vai onde você quer ir. Apresenta uma rolagem da carroceria discreta que ajuda nessa precisão direcional. E a correção de trajetória, quando necessária, é feita com muita facilidade. Mesmo ao dar algumas subidas nas lavadeiras do circuito, não há a indesejável trepidação do volante de direção.

Os freios a disco nas quadro rodas (ventilados na dianteira) não apresentaram sinais de fading durante a condução mais severa. A resposta do pedal é bem progressiva e quando exigido com maior intensidade não apresentou aumento de curso, evidência de os freios não estarem superaquecidos.

Rodas 17″ diamantada e freio a disco nas 4 rodas com pinças de freio pintadas de vermelho (Foto: divulgação Renault)

A utilização de rodas de 17 polegadas e a escolha dos pneus 205/45ZR17Z Michelin Piloto Sport 4 foram cruciais para o desempenho dinâmico que o Sandero R.S. demonstrou nesta avaliação em pista. Ao final das voltas não foram notadas marcas acentuadas de dobramento que atingisse  os ombros dos pneus.

O desempenho do carro em aceleração, tanto saindo parado dos boxes quanto nas saídas de curvas mais lentas é empolgante. O ronco do motor nas acelerações é esportivamente agradável. O motor sobe bem rápido de rotação e qualquer distração se atinge o limite de 6.5000 rpm e um suave apito alerta o motorista a trocar a marcha.

A Renault declara o 0-100 km/h do R.S. em 8 segundos com álcool e velocidade máxima de 202 km/h em 6ª marcha, o que comprova que o câmbio foi calculado para maximizar o desempenho deste esportivo nacional.

Gráfico dente de serra do Sandero R.S. 2,0

Se você tem vontade de ter um esportivo puro-sangue na sua garagem e ainda não tem as reservas financeiras para adquirir um alemão ou italiano, tenha certeza que este franco-brasileiro poderá lhe encherá de alegrias até que você consiga atingir novos sonhos.

Completo de fábrica por R$ 69.690, o único opcional do novo Sandero da linha 2020 é a pintura branca ou metálica. As opções de cores são vermelho Fogo, branco Glacier, prata Étoile e preto Nacré.

GB

(Atualizado em 4/08/19 às 20h10, correção da marca dos pneus utilizados)





Tags: GBGerson BoriniRenaultRenault Sandero R.S.SanderoSandero R.S.
Anterior

PRECISAMOS MESMO DE MOTORES FLEX?

Próximo

NOSSA GASOLINA – QUEM DIRIA – ENTRE AS MELHORES DO MUNDO

identicon

Gerson Borini

Engenheiro Mecânico, tem uma vida ligada ao automóvel, desde os 10 anos de idade já acompanhava o tio e o avô na oficina mecânica, e curtia os carros de avaliação de qualidade da Vemag e VW que o pai trazia para casa. Aos 20 anos de idade ingressou na área automobilística onde trabalhou na Mercedes-Benz (2 anos), BorgWarner (3) e GM (30). De 1989 a 1995 correu na categoria Super Stock (Opala 6 cil). Em 2004 montou a equipe Chevrolet Endurance Team para disputar o Campeonato Brasileiro de Endurance (2004 a 2012) onde conquistou vários títulos individuais e da equipe. Na GM atuou na área de Engenharia de Desenvolvimento e Validação no Campo de Provas e gerenciou diversas áreas técnicas no Brasil, Estados Unidos e América Latina.

Próximo
Refinaria Duque de Caxias, na Região do Grande Rio (Foto: clickpetroleoe gas.com.br

NOSSA GASOLINA – QUEM DIRIA – ENTRE AS MELHORES DO MUNDO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

21/05/2022
Foto: Divulgação GWM

GREAT WALL: BOM PARA O CONSUMIDOR. MAS A CONCORRÊNCIA QUE SE CUIDE…

21/05/2022
Fotos: Divulgação Ford

FORD F-SERIES: POR QUE ELA É A PICAPE MAIS VENDIDA DO MUNDO E ESTARÁ NO BRASIL EM BREVE?

21/05/2022
Fotos: divulgação Toyota

TOYOTA RETOCA RAV4, AGORA VENDIDO EM VERSÃO ÚNICA

21/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

21/05/2022
Foto: Divulgação GWM

GREAT WALL: BOM PARA O CONSUMIDOR. MAS A CONCORRÊNCIA QUE SE CUIDE…

21/05/2022
Fotos: Divulgação Ford

FORD F-SERIES: POR QUE ELA É A PICAPE MAIS VENDIDA DO MUNDO E ESTARÁ NO BRASIL EM BREVE?

21/05/2022
Fotos: divulgação Toyota

TOYOTA RETOCA RAV4, AGORA VENDIDO EM VERSÃO ÚNICA

21/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In