• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AG

SCHUCO – A FÁBRICA DOS SONHOS

DESDE 1912 ESTA EMPRESA ALEMÃ, DA CIDADE DE NUREMBERG, PRODUZ BRINQUEDOS E MINIATURAS QUE ENCANTAM VÁRIAS GERAÇÕES; SEUS PRODUTOS ATRAVESSAM AS DÉCADAS SEMPRE ATUAIS

Alexander Gromow por Alexander Gromow
30/11/2020
em AG, Falando de Fusca & Afins




No final da matéria “Uma incrível miniatura de VW Kombi T2a” eu fiz o seguinte chamamento:

“Quando eu estava redigindo esta matéria me veio uma dúvida: quantos de vocês tiveram, ou têm, miniaturas da Schuco? Aí vai um chamamento a todos que tiverem tal miniaturas: que tal enviar uma foto e, quem sabe, um breve relato de onde obtiveram a miniatura — podem postar na seção de comentários abaixo. Dependendo da resposta poderei fazer uma matéria colocando o material recebido que imagino ser do interesse de muitos. Agradeço antecipadamente a todos que se dispuserem a participar.”

Exemplos de brinquedos e miniaturas Volkswagen

Antes de entrar nos depoimentos de leitores vamos mostrar  alguns exemplos de brinquedos e miniaturas de veículos Volkswagen, sem esquecer da incrível  miniatura da Kombi T2a da Schucotronic, motivo da matéria citada acima.

Seguem alguns exemplos coletados em anúncios do eBay:

Muitas das miniaturas tem detalhes incríveis como nesta Kombi Pick-Up, escala 1:18:

As respostas dos leitores

Pois bem, a resposta a meu chamamento foi muito interessante. Ficou claro que brinquedos e miniaturas são muito apreciados pelos leitores da minha coluna. Recebi várias respostas, algumas até falando de miniaturas em geral, citando outros fabricantes, mas também vieram respostas sobre a Schuco, e sobre estas última é que vamos falar, apresento as contribuições que seguem para ilustrar esta matéria:

Henrique Degen

O Henrique é um amigo de longa data, fomos colegas  de trabalho também, e ele fez um belo e detalhado depoimento do relacionamento dele com brinquedos da Schuco (este material foi recebido por e-mail):

“Atendendo à sua convocação, caro Gromow, feita no artigo “UMA INCRÍVEL MINIATURA DE VW KOMBI T2a”, segue abaixo a minha contribuição.

No dia 22 de novembro de 1963, uma sexta-feira, minha mãe foi fazer compras na loja de departamentos Sears, Roebuck & Co, localizada no bairro do Paraíso, em São Paulo, e me levou junto.  A seção de ferramentas daquela loja sempre foi para mim um local fascinante com suas ofertas de produtos das marcas Craftsman e Black & Decker.

Outra seção irresistível era a de brinquedos. Naquela visita, um carrinho do tipo “baratinha”, semelhante aqueles com os quais o Chico Landi corria em Interlagos, logo me chamou a atenção.  No mostruário constava a marca do brinquedo: Schuco. Para minha tristeza, meu desejo de ganhar um presentinho não pode ser atendido. O assunto logo se tornaria irrelevante pois, horas depois dessa minha frustração, outro fato inesquecível acorreu: John F. Kennedy, presidente dos EUA, foi assassinado!

Os acontecimentos fizeram com que o dia ficasse duplamente marcado na minha vida. Em outras visitas que se sucederam à mesma loja, voltei à seção e aquele brinquedo havia se esgotado, agravando mais a minha frustração e marcando ainda mais o fato.

Muitos anos depois, consegui reverter essa decepção e realizar aquele sonho de infância. Ganhei de um primo, bem mais velho, um carrinho de corda da Schuco, modelo Examico II 4004, que possuía marchas e volante de direção. Lembro até hoje da caixa de câmbio desse brinquedo. Já naquela época adorava desmontar tudo para entender o funcionamento. Um disco de Zamac com 4 linhas de dentes acionada por um mecanismo de corda, transferia a um eixo quadrado através de uma engrenagem deslizante sobre esse eixo, as possíveis marchas a uma das rodas. Uma única roda era acionada, a outra girava livre. Num sentido girava muito rápido e no outro não.

Vista lateral do esquema da transmissão de 4 velocidades do brinquedo Schuco (Desenho de Henrique Degen)

A velocidade dependia também do raio da curvatura.  Possuía também marcha à ré e ponto morto, como o VW 1952 da família.  Tudo muito fascinante e intrigante naquela idade. Pena que esse carinho sumiu, mas graças aos tempos modernos, encontrei uma foto dele na Internet. Abaixo croqui do mecanismo.

Vista em planta do esquema da transmissão de 4 velocidades do brinquedo Schuco (Desenho de Henrique Degen)

Seguem fotos do Shuco Examico II 4004 do primo Frederico (Fotos do site Meus Brinquedos Antigos):

O painel do Schuco Examico II com o detalhe da alavanca de câmbio; o volante também era funcional

 

Vim a conhecer a história da empresa Schuco muitos anos depois, visitando o Museu do Brinquedo em Nuremberg, que você, Alexander, certamente conhece.  Em uma das muitas visitas que fiz ao museu, vi os inúmeros modelos de carrinhos de corrida “tipo baratinha” fabricados pela Schuco nos anos 1930.  Dentre eles, o modelo que me fascinou naquela visita a Sears, Roebuck & Co, e que, pesquisando agora na Internet, também encontrei, e segundo a informação foi fabricado nos EUA.

A baratinha do desejo (Foto site Brinquedos Raros)

Nos anos ’80, a empresa Schuco relançou uma série de brinquedos antigos de lata e, dentro dessa série, algumas baratinhas.  Em uma das muitas viagens que fiz para a Alemanha, não perdi a chance de realizar meu antigo desejo. A “minha baratinha” tornou-se um brinquedão nas mãos do meu MST — meus filhos Martin, Samuel e Thiago. A se notar, o estado em que encontrei o modelo dos anos 1936, no Baú da Turma (MST). Não encontrei o martelo para soltar/apertar a porca-borboletata de fixação da roda, nem a manivela de dar corda. Nesse modelo, com diferencial, o problema de velocidades diferentes girando no sentido horário ou anti-horário foi resolvido.

O carrinho do desejo realizado e os seus acessórios. uma chave de boca e um macaco rápido de pista (Foto Henrique Degen)

A embalagem original ainda existe e suas fotos e textos mostram as informações que eram dadas aos compradores:

Esta é a tampa da embalagem do Schuco Studio que é um brinquedo baseado no Mercedes Grand Prix de 1936, feito “para o pequeno montador de carros de corrida”, já que é um brinquedo com vários itens que podem ser montados e desmontados
Lateral direita da embalagem
Na lateral frontal é detalhado o conteúdo da embalagem, a saber: 1 carro de corrida raçudo, pintado e com 14 cm de comprimento; aro de roda de reserva; 1 macaco rápido; 1 martelo; 1 chave de boca; 1 ferramenta para montar pneu; 1 porca do volante de reserva; 1 manivela para dar corda; manual detalhado

Na lateral seguinte, que é a posterior, é dada uma descrição resumida das características do carrinho, como segue: ‘o interessante carro de brinquedo educativo com um sistema de direção verdadeiro, tração por mecanismo de relógio com corda, diferencial funcional e visível, semibraços oscilantes, embreagem de ponto morto, corda pode ser carregada por atrito (pressionando o carrinho contra o chão e empurrando para frente) ou através da manivela de dar corda, rodas e pneus desmontáveis.

O texto da lateral posterior foi publicado acima. Mas note no lado direito desta lateral o croqui indicando a abertura que permite acompanhar o funcionamento do diferencial – um item extraordinário para um brinquedo
Lateral esquerda
No fundo da embalagem um interessante desenho mostrando o momento da troca de pneus numa corrida real com um Mercedes Grand Prix 1936 com a frase: “Assim como é na realidadem é no brinquedo”

O brinquedo era acompanhado de manual, bem no estilo alemão, explicando em detalhes, o brinquedo e mostrando toda sua sofisticação para a época, além das patentes registradas.

Capa do manual, onde se lê “Instruções de uso resumidas do carro Schuco Studio para pessoal de vendas e compradores”; já imaginaram como deve ser o manual “não resumido”?
Folha frontal
Folha posterior

Quando estagiei na Alemanha, nos anos de 1976 a 1978, comprei para meu recém-nascido sobrinho um carrinho Schuco mais moderno. Naquela época, surgiram os primeiros carrinhos com controle remoto, mas ainda com um preço salgado. Comprei um com pilhas e comando remoto através de fios.   Este resistiu aos sobrinhos e aos filhos. Resgatei, também no Baú do MST, para tirar as fotos abaixo e constatar que merece uma boa restauração.”

Foto da ambulância de emergência. Acionada com duas pilhas tamanho A. e Vista da lateral frontal da caixa (Foto Henrique Degen)
Vista da tampa da caixa
Vista da lateral direita
Vista da lateral esquerda
Vista posterior

BlueGopher

O BlueGopher atendeu a meu chamado e postou a mensagem abaixo no campo de comentários da matéria no AUTOentusiastas:

“Por falta de espaço, a minha coleção de miniaturas é de escalas bem menores que a bela Kombi (1:18) do texto.

Mas da Schuco, e Schuco Piccolo tenho algumas minis na escala 1:87 que é uma escala usada para trenzinhos elétricos – escala HO — trazendo consigo uma infinidade de artefatos na mesma escala, desde casinhas, estações, pessoas, animais, enfim tudo que é necessário para montar complexos “ferroramas”. Sem esquecer de carros, caminhões, tratores, aviões, navios, etc. Um mundo em escala reduzida!

Apresento alguns exemplares de minha coleção:”

Caminhão transporte MAN, vermelho, com 3 Porsches Spyder
Porsche 356B prateado com trailer branco
Caminhão Opel Blitz, azul. transportando um Isetta vermelho e branco
Caminhão Mercedes L322, vermelho, transportando 2 Messerschmitt Kabinenroller e, na mesma foto, caminhão Krupp, azul, transportando 4 Isetta-BMW

Cláudio Grossi

O Cláudio Grossi, vice-presidente do VW SP2 Club, é uma pessoa muito engajada no antigomobilismo; ele enviou a sua colaboração pelo WhatsApp, como segue:

“Prezado Gromow,

Atendendo ao seu pedido, no artigo sobre a Kombi da Schuco, informo que tive uma moto Schuco alemã de lata modelo Curvo 1000 movida a corda. Ganhei do meu pai quando tinha uns 8/9 anos de idade. Guardei-a na caixa original junto com outros brinquedos de minha infância. Recentemente vendi quase todos meus brinquedos de lata japoneses dos anos 50/60 com suas respectivas caixas originais para um colecionador em São Paulo.

A moto Schuco que estava com os pneus de borracha deformados devido umidade e ação do tempo (guardada na mesma posição há mais de 60 anos) foi junto.  Abaixo seguem fotos desta moto:

Na caixa aparece o segredo desta moto, ele tinha sete percursos pré-programados que eram selecionáveis, conforme mostrado do lado direito da tampa da embalagem. Os circuitos eram selecionados através de um botão no topo do garfo da moto, e os tipos de circuito eram indicados por pictogramas colocados parcialmente no para-lamas dianteiro e, do outro lado, na estrutura da moto — sendo a posição selecionada indicada por um cursor. Uma técnica sofisticada para um brinquedo deste tipo.”

Tampa da caixa da moto Curvo 1000 onde aparecem os detalhes descritos acima
Nesta foto é possível ver o botão seletor de percursos e os pictogramas no para-lamas e na estrutura da moto
A parte de baixo da moto com a indicação de onde tinham sido pedidas patentes deste produto. Ao fundo a caixinha com várias informações, uma delas é que se podia desmontar o pneu dianteiro!

Eugenio Chiti

O Eugenio está no meu grupo no Facebook e participou com o seguinte comentário e foto (material recebido pelo Facebook como comentário da minha postagem da matéria da Kombi Schucotronic lá):

!”Eu tenho, entre outros Schuco, um Alfa Romeo 2600 Spider da série “Magico”: você assopra no carro e ele anda. Comprei quando o Balão Vermelho estava fechando, liquidando todo o maravilhoso estoque de Schucos & afins que eles tinham.”

Eis o Alfa Romeu da Série Mágico

Waldemar Colucci

O Colluci é da primeira turma que formou o AE em 2008 é leitor de minha coluna. Deixou esta mensagem com as fotos na área de comentários da matéria da Kombi T2a Schucotronic:

“Espetacular!!!!
Como colecionador de miniaturas de automóveis (tenho mais de 300), tenho admiração pelas miniaturas da Schuco desde criança.

Jaguar da Shuco série Examico 4001 – já vimos esta série no carro descrito pelo Henrique Degen!

Lá pelos idos de 1953/1954, quando eu me comportava bem, meu pai me dava umas miniaturas de automóveis. Dentre elas, ganhei umas duas ou três do Jaguar XK120. Tinham sistema de direção e caixa de câmbio, com alavanca no assoalho e buzina.

Outro Jaguar da Schuco

Mas como a curiosidade estava no sangue eu as desmontava e acabava quebrando as travas que ligavam a plataforma à carroceria.

Este carrinho, cortado para mostrar o complexo mecanismo em seu interior, mostra o motivo pelo qual o Colucci costumava fazer a “autópsia” de seus carrinhos — muita engenharia embutida em simples brinquedos: não por acaso se formou em engenharia mecânica

Outra miniatura com a qual eu brinquei muito foi a do Buick de um primo. Esta já era mais sofisticada tinha 3 marchas à frente, neutro e marcha a ré, alavanca de câmbio na coluna de direção.”

O Buick do primo do Waldemar era como este, detalhe para os controles que este carrinho oferecia
Mais uma foto deste tipo de Buick da Schuco, mas observe que no lugar da marca original o que está gravado é “Schuco”

 


 

Estas são as contribuições que chegaram até o fechamento desta matéria e eu agradeço a todos que enviaram seu material para que fosse possível fazer este trabalho. Estes exemplos mostram que, mesmo sem o apoio da eletrônica moderna, a Schuco já tinha carrinhos muito sofisticados com uma engenharia criativa e de ponta no que concerne à área dos brinquedos, com uma mecânica incrível e que funcionava anos a fio.

Aqui vimos alguns exemplos, mas o todo é impressionante, havia muito mais linhas de carrinhos. Como o Henrique Degen lembrou, quem for a Nuremberg, na Alemanha, reserve um dia, pelo menos, para visitar o Museu dos Brinquedos (Spielzeug Museum) onde há muitos exemplares de produtos também da Schuco. Aliás, para que ainda tem o seu “lado criança” ativo, aquele museu é maravilhoso. Não é à toa que um dos epítetos de Nuremberg é “A Capital dos Brinquedos” e este museu faz jus a isto.

AG

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 







Tags: Alexander GromowminiaturaMovido a cordaSchuco
Próximo
Abre

HONDA LANÇA SCOOTER ADV 150, O PRIMO DO PCX PARA BURAQUEIRA

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17