• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

UMA QUESTÃO DE MENTALIDADE

OU COMO HÁ MENTES QUE AJUDAM E HÁ MENTES QUE ATRAPALHAM

identicon por Bob Sharp
22/08/2021
em BS, O editor-chefe fala
Foto: autor

Foto: autor







Meu trabalho na Volkswagen do Brasil de março de 1984 a dezembro de 1988 consistiu em administrar a participação da fábrica em duas modalidades de automobilismo, a de velocidade em circuito e em estradas, os ralis de velocidade. Em ambas a VW era concorrente, uma vez que na o primeira, o Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, o título de marca campeã estava em jogo, o mesmo ocorrendo nos Campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Rali.

Como concorrente, era essencial estar em todas as provas, tanto para certeza de que tudo corria bem, quanto para impetrar protesto esportivo, se necessário, em defesa dos interesses da VW como concorrente.

Nas provas em circuito bastava eu estar nos autódromos, mas nos ralis eu precisava me deslocar durante todo o evento, acompanhado do nosso engenheiro Luiz Antônio da Silva (foto de abertura, de pé junto ao Santana). Esse deslocamento era para estar em todos os pontos de apoio antes que os carros chegassem neles e, claro, usando outras estradas que não as da prova. Era praticamente um corrida contra o relógio, e corrida significava andar o mais rápido que eu pudesse nas estradas normais, o que significa exceder os limites de velocidade.

Num rali no Uruguai (foto de abertura, momento da vistoria técnica e administrativa), deslocando-nos de um ponto de apoio a outro, seguíamos num trecho de autoestrada, num leve descida, o Santana de meu uso esgoelando a quarta — o câmbio era 4+E, colocado antes do carro começar a rodar, minha decisão — com o ponteiro do velocímetro no meio do caminho entre 180 km/h e 190 km/h, farol baixo ligado, quando avisto adiante, bem mais lenta do que nós, uma Caravan de polícia rodoviária (foto abaixo). Naquele momento gelei, pensei no problema que teríamos, sem contar que o nosso esquema de controle dos carros estaria prejudicado.

Quando tirei o pé do acelerador para começar a frear, vi a Caravan ir para o acostamento e em seguida o braço esquerdo do policial, para fora da sua janela, gesticular como que me dizendo “vai, vai”! Ao passar pela Caravan do jeito que vinha, agradeci com dois toques breves de buzina.

Passado o susto veio-me a admiração por aquele policial, pela corporação e pelo pequeno mas formoso país. Uma simples questão de mentalidade e conhecimento, a noção de que estava em curso um rali.
Dessas coisas não se esquece.

Caravana – 6-cilindros, lógico – da Polícia Rodoviária uruguaia daquele tempo (Foto: flickr.com)

E no Brasil?

Era um rali do Campeonato Sul-Americano, etapa brasileira, no Rio Grande do Sul. Como em todo rali, há um tempo de deslocamento predeterminado entre o final da última prova especial do dia e a entrada no parque fechado, local onde todos os concorrentes deixam seus carros para o pernoite, sendo proibido qualquer serviço nos veículos.

Esse tempo leva em conta a distância a percorrer, não é apertado mas também não é tão folgado. O piloto uruguaio Gustavo Trellis, um dos expoentes de lá, encontrou trânsito pesado com seu Escort RS, de tração traseira e tratou de andar o mais rápido que podia. Nesse afã de não perder a sua hora-limite de entrar no parque fechado, fez uma ultrapassagem que tinha duas faixas contínuas, portanto proibida. A polícia de trânsito de Porto Alegre o deteve, foi conduzido a uma delegacia policial, mas acabou sendo liberado, Os detalhes, não sei.
O fato é que pelo regulamento o Trellis estava desclassificado, mas os comissários desportivos, em face do problema que ele teve, aceitaram a entrada no parque fechado fora do horário. Tudo evitável, tivesse o policial brasileiro um mínimo de compreensão do porquê da ultrapassagem proibida.

Como se vê, dois países, dois policiais, duas mentalidades.

BS

 





Anterior

PRODUÇÃO REDUZIDA NA INFINEON TECHNOLOGIES AGRAVA CRISE DOS CHIPS

Próximo

PRODUÇÃO TOTAL É DE 24 CARROS E O HENNESSEY VENOM F5 JÁ ESGOTOU

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo
Fotos: Divulgação Hennessey Performance

PRODUÇÃO TOTAL É DE 24 CARROS E O HENNESSEY VENOM F5 JÁ ESGOTOU

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022
Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022
Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In