• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home DM

BRIGA EM FAMÍLIA: MOTORES 1.0 E 1.3 FIREFLY SÃO MELHORES QUE 1.8 E.TORQ

identicon por Douglas Mendonça
28/12/2021
em DM, Perfume de Carro
Foto: Fiat/divulgação

Foto: Fiat/divulgação







É isso mesmo o que você leu no título: os motores três-cilindros 1,0 e quatro-cilindros 1,3, ambos da família Firefly, são superiores ao velho e combalido 1,8 E.torQ. E olha que essa minha análise não tem nada de pessoal, é eminentemente técnica. Essa conclusão não é feita ao acaso, mas baseada em números e resultados que certamente beneficiarão o consumidor no momento da compra ao fazer a escolha certa. Um grande número de leitores certamente me perguntará: “Como motores 1,0 ou 1.3 aspirados podem ser superiores a um bom e potente motor 1,8?”

A primeira coisa que analisamos quando o assunto é motor é o seu desempenho. Ou seja, o torque e a potência que ele produz. Mas, na prática, não é bem assim. A análise de um motor leva em consideração sim sua potência e torque, mas também é muito importante como elas se apresentam ao longo do regime de rotações que o motor funciona. Além disso, o consumo de combustível, a emissão de poluentes, o silêncio de operação, a durabilidade e a facilidade de manutenção são fatores que devem ser colocados também na balança da escolha. E sob esses aspectos, a moderna família Firefly leva uma grande vantagem sobre o antigo e gastador 1,8 E.torQ.

Consumo, funcionamento e manutenção são pontos onde o 1.8 E.TorQ perde para os Firefly (Foto: Lucca Mendonça)

As qualidades da família Firefly são frutos da curta e estudada história de seu projeto. Totalmente concebidos no Brasil, eles tiveram como meta o baixo custo de produção e a alta eficiência térmica e volumétrica, em que pese o fato de possuírem apenas duas válvulas por cilindro, um único comando de válvulas no cabeçote, coletor de integrado ao cabeçote, este e o bloco de alumínio, e peso mínimo de todas as suas peças móveis. Só para que se tenha uma ideia, os atritos mecânicos de apenas um comando com duas válvulas e suas molas não tão forte geram uma perda mecânica na parte superior do motor 70% menor quando comparado com um outro motor similar, mas com duplo comando e quatro válvulas por cilindro. Por meio de cálculos matemáticos precisos, os técnicos brasileiros também posicionaram as velas na câmara de combustão de maneira a tornar a queima a mais eficiente possível.

Na prática, esses modernos motores consomem pouco e aproveitam de maneira mais eficiente a energia do combustível. A alta taxa de compressão melhorou ainda mais o rendimento térmico deles, e é interessante ressaltar que o motor três-cilindros 1,.0 e o quatro-cilindros 1,3 são exatamente iguais em suas peças e componentes: a única diferença está no fato de o 1,3 ter um cilindro a mais. Se fosse possível colocar um cilindro a mais no 1,0, imediatamente ele se transformaria no 1,3. São motores tecnologicamente avançados e, por isso, bem superiores ao referido 1,8.

Adicionando um quarto cilindro, o 1.0 Firefly torna-se o 1.3. Os sinetes WCM e WCT indicam, em inglês e respectivamente, Manufatura de Classe Mundial e Transmissões de Classe Mundial (Foto: Fiat/divulgação)

De onde vem o E.torQ?

Esse motor, batizado pela Fiat de 1,8 E.torQ, na realidade foi encomendado pela Chrysler e Rover (na época, subsidiária da BMW) a uma empresa inglesa especializada na concepção e projeto de motores na segunda metade dos anos 90. As grandes clientes queriam um motor compacto, de baixo custo de manutenção e que tivesse bom desempenho. Inicialmente, era de 1,4 e 1,6 litro de aspiração natural. Posteriormente foi desenvolvida uma versão 1,6 supercarregada, a mais potente da linha.

Inicialmente, os tais motores ingleses foram desenvolvidos em versões de 1.4 e 1.6 litro, fornecidas para Mini e Chrysler (Foto: Mini/divulgação)

O Brasil foi o país escolhido para fabricar essa então novidade, através da joint venture Tritec, pertencente à própria Chrysler e Rover. A fábrica era em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, e toda a produção era exportada para os EUA e Europa, principalmente. Lá fora, eles eram utilizados pela BMW nos Mini One e Cooper, e nos Chrysler Neon e PT Cruiser. Tudo ia muito bem, até que a Daimler-Benz (Mercedes-Benz) comprou a americana Chrysler em 1998 formando a DaimlerChrysler. Repentinamente, a Tritec entrou em uma enrascada: a BMW viu-se sócia de sua arqui-inimiga Mercedes-Benz em uma fábrica de motores no Brasil. Uma situação incômoda para as duas marcas, que culminou na polêmica solução do fechamento da fábrica e o projeto do motor inglês.

Depois de alguns anos fechada e pegando poeira, a fábrica da Tritec foi adquirida pela Fiat em 2008, que descartou o projeto do motor 1,4 (já existia o Fire nacional), mas aproveitou o 1,6 aspirado e, por meio de aumento do diâmetro dos cilinros, lançou uma versão 1,75-litro, arredondada pela marca como 1,8. Esse é o E.torQ que conhecemos hoje. Vale lembrar que nessa época a Fiat vinha comprando motores 1,8-litro família 1 da General Motors, com quem se aliara em 2000, para usar em seus carros

o 1.8 E.TorQ que conhecemos hoje veio no final dos anos 2000 para extinguir de vez a compra dos motores GM pela Fiat (Foto: Fiat/divulgação)

Pela história, é fácil perceber que esse motor 1,8 não é a última palavra quando o assunto é modernidade, ao contrário do que ocorre nos Firefly. Esse projeto já beira os 25 anos de concepção e um dia já foi moderno, mas hoje é limitado. A reclamação que mais se ouve no mercado é a de que ele consome muito e tem pouca potência em baixas rotações, fato que obriga o motorista a pisar sempre mais do que deve no acelerador. Mas, claro que quando comparamos o desempenho do 1,8 com seus irmãos 1,0 ou 1,3, seu desempenho supera longe o de seus irmãos menos potentes.

O hatch Fiat Argo é o único que pode ser equipado com motor 1.0 Firefly, 1.3 Firefly e 1.8 E.TorQ, dependendo da versão (Foto: Lucca Mendonça)

Mas o que ele consome nessas condições faz seus irmãos serem considerados os reis do meio ambiente, consumindo muito menos combustível e consequentemente com menores emissões de poluentes. E não preciso nem dizer que os carros dotados de motores Firefly, mais modernos, são bem mais baratos na hora de comprar, afinal o custo de produção do Firefly é bem contido quando comparado com o E.torQ. Por isso fica a lição que nem sempre maior cilindrada significa superioridade mecânica, principalmente depois do desenvolvimento dos motores turbocarregados, quando os 1,0, 1,3 e 1,5, por exemplo, apresentam desempenho igual ou superior aos motores de aspiração atmosférica acima de 2 litros, além de levarem a melhor em consumo de combustível, emissões de poluentes e peso.

DM

A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Anterior

FIAT STRADA, A FAMÍLIA CRESCEU  

Próximo

VW ID.3 e ID.4, UMA VOLTA NO QUARTEIRÃO

identicon

Douglas Mendonça

Jornalista na área automobilística há 48 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. Tem 67 anos, é casado e tem três filhos homens, de 20, 31 e 34 anos.

Próximo
Fotos: autor, salvo indicado diferentemente

VW ID.3 e ID.4, UMA VOLTA NO QUARTEIRÃO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Volkswagen

UMA KOMBI T1 COM 4 EIXOS, 10 RODAS E DUAS LAGARTAS

14/08/2022

DBR22: CONCEITO DA ASTON MARTIN INSPIRA-SE NOS ANOS 60

15/08/2022
Fotos: divulgação

MEYERS MANX: O RETORNO DO PRIMEIRO BUGUE, AGORA ELÉTRICO

15/08/2022
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

14/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Volkswagen

UMA KOMBI T1 COM 4 EIXOS, 10 RODAS E DUAS LAGARTAS

14/08/2022

DBR22: CONCEITO DA ASTON MARTIN INSPIRA-SE NOS ANOS 60

15/08/2022
Fotos: divulgação

MEYERS MANX: O RETORNO DO PRIMEIRO BUGUE, AGORA ELÉTRICO

15/08/2022
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

14/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In