A Volkswagen apresentou hoje o novo Polo. As versões Comfortline e Highline agora só têm motor 170 TSI de 109/116 cv a 5.000 rpm e 16,8/16,8 m·kgf de 1750 a 4.500 rpm, associado a câmbio automático epicíclico de 6 marchas, O motor 200 TSI de 116/128 cv e 20,4 m·kgf sai de cena no Novo Polo.
Há agora a nova versão chamada TSI, com motor 170 TSI, porém com câmbio manual de 5 marchas. A versão 1-litro de aspiração atmosférica agora tem o nome de MPI, 75/84 cv e 9,7/10,3 m·kgf, também com câmbio manual de 5 marchas. Por enquanto, nada de Novo Polo GTS, mas deverá ser lançado mais adiante.
Os preços em reais (exceto Estado de São Paulo) são:
MPI : 82.990,00
TSI: 92.990,00
Comfortline: 102.990,00 (inclui multimídia VW Play)
Highline: 109.990,00
Principais equipamentos
MPI
Alto-falantes (4), assistente da partida em aclives, bloqueio eletrônico do diferencial, bolsas infláveis laterais (para tórax e cabeça), carcaças dos retrovisores externos e maçanetas na cor do veículo, comandos no volante, faróis de LED, frenagem automática pós-colisão, luzes de rodagem diurna de LED, monitoramento da pressão dos pneus, multimídia Composition Touch compatível com Android Auto e Apple CarPlay, rodas de aço de 15 pol. com calotas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.
TSI
MPI, mais:
Motor TSI (109/116 cv), quadro de instrumentos de 8 pol. digital configurável, retrovisor direito que baixa a orientação ao ser engatada a ré, retrovisores com ajuste elétrico, rodas de liga de alumínio de 15 pol., sensores de estacionamento traseiros e vidros traseiros com acionamento elétrico.
Comfortline
TSI, mais:
Acesso ao veículo sem chave e botão para partida do motor no chaveiro, câmbio automático, controle automático de velocidade de cruzeiro, quadro de instrumentos de 8 pol. digital configurável, retrovisores com ajuste elétrico, rodas de liga de alumínio de 15 pol., sensores de estacionamento traseiros, vidros traseiros com acionamento elétrico e volante revestido de couro com borboletas para trocas de marcha manuais sequenciais
Opcional: VW Play
Highline
Comfortline, mais:
Alto-falantes (6), ar-condicionado digital automático Climatronic Touch, bancos e portas revestidos de material sintético que imita couro, câmera de ré, carregamento de bateria de telefone celular por indução, faróis com sensor crepuscular e luz de aproximação e acompanhamento, quadro de instrumentos de 10 pol. digital configurável, rodas de liga de alumínio de 16 pol., sensor de chuva e sensores de estacionamento dianteiros e
VW Play.
As cores são vermelho Sunset (cor de lançamento, começou no Nivus e depois estendida ao T-Cross), branco Cristal e preto Ninja (sólidas) e as metálicas cinza Platinum e prata Sirius.
O que é novo
Para-choques, conjunto óptico completamente renovado e faróis inspirados no Golf europeu, enquanto elementos cromados fazem a conexão entre a iluminação. O conjunto óptico foi completamente renovado e os faróis são inspirados no Golf; elementos cromados fazem a conexão entre a iluminação.
Os faróis são de LED em todas as versões. O conjunto óptico é composto por farol alto, baixo, luz de rodagem diurna, luz de posição e luz direcional, tudo de LED. O farol principal pode alcançar um fluxo luminoso de mais de 700 lúmens (quantidade de luz irradiada) de intensidade, um aumento de mais de 50% comparado a um farol convencional,, com mais de 130 metros de alcance, 80% maior na mesma comparação.
As lanternas têm nova assinatura noturna, agora bem mais perceptível, além de logo e nome do carro posicionado no centro, a exemplo de outros modelos VW, como Nivus, T-Cross e Taos.
No interior, novos acabamentos e texturas. Os painéis das portas dianteiras são agora forradas em tecido, inclusive os descansa-braços. O painel também ganhou atualizações de seus materiais. Os bancos dianteiros, inspirados no GTS, são mais confortáveis. Em termos de espaço interno o Novo Polo tem a maior largura e entre-eixos quando comparado aos seus principais concorrentes, segundo a fabricante.
A lista de equipamentos disponíveis é extensa. O painel de instrumentos totalmente é digital, de 8 pol. (TSI e Comfortline) e 10,25 polegadas (Highline). Nenhum outro veículo da categoria vem com esse nível de tecnologia no painel, diz a VW. O ar-condicionado automático Climatronic é digital, 100% tátil (só Highline).
Outra novidade é o carregamento de celular por indução (só Highline) que dispensa o uso de fio ou adaptador. As duas saídas USB, do tipo C, trazem comodidade aos passageiros que viajam no banco traseiro. O volante é outro item inédito, com o novo emblema-logotipo da Volkswagen ao centro. É multifuncional e traz borboletas para a troca de marchas (Comfortline e Highline); tem ajuste de altura e distância.
Vinte anos de evolução
O Polo acaba de completar 20 anos do início de sua produção no Brasil. A chegada do modelo revolucionou a indústria automobilística brasileira e trouxe novas referências em tecnologia na produção e no próprio produto. Tudo que se aprendeu a fazer de melhor em automóveis está dentro do Polo. Em 2002, para a ocasião do lançamento do primeiro Polo, a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo passou por um grande trabalho de modernização.
A chamada ‘Nova Anchieta’ foi equipada com as mais avançadas tecnologias e modernos processos de produção para a época, incluindo 400 robôs, solda a laser e pintura automatizada: tornava-se assim uma das mais modernas unidades do mundo VW para produzir o Polo, apta a fabricar carros com os mesmos padrões de qualidade exigidos pelos principais mercados mundiais.
Já em 2009, a Volkswagen sai na frente com o Polo E-Flex, primeiro carro flex sem o reservatório de gasolina para o sistema auxiliar de partida a frio quando abastecido só com álcool. Este modelo equipado com o sistema Flex Start, da Bosch, inaugurou uma nova geração de veículos flexíveis no Brasil, reforçando o pioneirismo da marca no desenvolvimento da tecnologia flex. A solução, além de eliminar o incômodo de precisar reabastecer o pequeno reservatório, contribuía, ainda que pouco, para a redução da emissão de poluentes durante a partida do veículo.
Além disso, a Volkswagen apostou, no mesmo ano, no Polo BlueMotion. O modelo tinha uma série de recursos e soluções para diminuir em 15% os níveis de consumo de combustível e de emissões de CO2, como um novo escalonamento de marchas e a reprogramação do gerenciamento da injeção eletrônica, além de mudanças significativas em partes de design do veículo, como reduzir sua altura de rodagem, melhorando a sua aerodinâmica.
Em 2017, o Polo marcou de novo a história da Volkswagen. Ele foi o primeiro hatch compacto e o primeiro modelo fabricado no Brasil com a plataforma MQB-A0, de estrutura feita com cerca de 50% de aços de ultra e alta resistência, ganhando mais rigidez e robustez, aumentando o nível de segurança para o motorista.
BS
(Atualizada em 20/9/22 às 11h35, nova redação do primeiro parágrafo, agora dividido em dois)