A BWM apresentou oficialmente na Europa a mais nova geração de sua maior aventureira, agora chamada de R 1300 GS. O modelo ficou mais potente, leve e tecnológico que sua antecessora. R 1250 GS. Vale lembrar que esta segue sendo vendida aqui, inclusive sendo produzida em Manaus. O primeiro impacto visual fica por conta do novo sistema de farol dianteiro com luzes de LED num formando uma letra X estilizada. Os piscas dianteiros ficam agora nos protetores de mãos.
Um olhar mais atento vai perceber também que o modelo está mais compacto, além de receber um novo chassi. Agora a caixa de câmbio foi reposicionada sob o motor. Desta forma a silhueta ficou bem mais esguia além de ajudar na centralização de massas, tão importante numa pilotagem fora de estrada. Segundo a BMW Motorrad, em relação ao modelo anterior a nova GS está 11,8 kg mais leve no total. Deste valor o motor ficou 3,9 kg mais leve e se somado todo o conjunto motriz a redução foi de 6,5 kg.
O motor com a tradicional arquitetura de 2 cilindros boxer foi totalmente reformulado e agora chega a 1.300,6 cm³ de cilindrada (106,5 x 73 mm). A potência máxima saltou para 145 cv a 7.750 rpm, com um generoso torque de 14,5 m·kgf a 6.500 rpm. Ainda segundo a marca, o novo motor permite um 0 a 100 km/h em 3,3 segundos com velocidade máxima acima de 200 km/h. Dados de consumo ainda não foram divulgados.
As suspensões foram atualizadas e agora são chamadas de Evo Telelever na dianteira e Evo Paralever na traseira. O painel em TFT colorido de 6,5″ pode ser conectado ao telefone celular bem como ao intercomunicador no capacete. Entre os novos opcionais agora temos o controle de cruzeiro adaptativo (com radar frontal), aviso de mudança de faixa, aviso de colisão frontal, ajuste dinâmico de suspensão com controle adaptativo de altura. Os freios funcionam de maneira integrada, um novo sistema impede que durante uma freada o acelerador seja acionado involuntariamente.
A nova R 1300 GS deve desembarcar no mercado americano no início de 2024. Por aqui ainda não temos confirmação de chegada nem valores. Esperamos em breve que mais uma novidade como esta chegue por aqui.
LR