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Home Matérias Antigomobilismo

RALLY CLÁSSICO | A ESSÊNCIA DO RALI DE REGULARIDADE

identicon por Gerson Borini
08/09/2023
em Antigomobilismo, Automobilismo, Clássicos, Curva 3, Notícias
Fotos: divulgação Rally Classicos São Paulo

Fotos: divulgação Rally Classicos São Paulo

No último sábado (2/9) realizou-se a quarta etapa do Campeonato Paulista de Rally Clássicos e estive presente representando o AE e a Revista Curva3, ao lado do navegador Antônio Nunes Júnior, que colabora como fotógrafo em algumas matérias do AE. Utilizamos o mesmo Kadett GSI conversível 1993 da primeira etapa em agosto, mas desta vez já com a nova placa preta de coleção.

Os 88 carros inscritos partiram da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo às 9h da manhã, com intervalo de um minuto entre cada carro. Todos em direção à região de São Roque, por onde circulamos por várias localidades, sempre utilizando estradas asfaltadas, mas com uma quantidade infindável de lombadas. Há quem diga que foram mais de duzentas em um trecho total de 178 km de rali.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

O objetivo do rali de regularidade é manter a média horária estabelecida pelo organizador, sendo que essa média vai sendo alterada ao longo da jornada, justamente para dificultar a navegação e aumentar a competição e competitividade entre os participantes.

O regulamento estabelece cinco categorias:
– PRO – veículos fabricados até 1993 que possuam equipamentos de navegação integrados
– Históricos – veículos fabricados até 1970
– Super Colecionáveis – veículos fabricados de 1971 a 1980
– Clássicos – veículos fabricados de 1981 a 1993 (categoria do nosso Kadett GSI Conversível)
– Futuros Clássicos – veículos fabricados de 1994 em diante

Ford Mustang Fastback 1969 da dupla Fernando Leibel / Adriano Braz, vencedores na categoria PRO, com apenas 380 pontos perdidos

As inúmeras lombadas, subidas e descidas que encontramos durante o percurso foram um desafio para manter a média horária. Somado a isso, o tráfego intenso de veículos de passeio, caminhões e ônibus em uma região turística, no sábado de manhã, formaram um desafio adicional. Ora estávamos atrasados em relação ao tempo ideal, ora adiantados, sendo obrigado a segurar o fluxo dos carros que vinha atrás de nós.

As dificuldades do caminho eram muitas, mas iguais para todos

Ao longo do percurso percebi que o ideal era chegar 1,5 a 2 segundos adiantado a cada lombada, pois para transpor e reacelerar o veículo até a velocidade determinada havia a compensação desse tempo adiantado. Sabendo que nos 200 metros que antecedem e que sucedem uma lombada não há PC – Posto de Controle, tendo sido possível utilizar esse recurso sem prejuízo na pontuação. Mas para isso é preciso ter um carro com bons freios e com bom motor para reacelerar, ou simplesmente uma picape média com boa altura livre do solo e bom curso da suspensão para passar sem frear.

Fusca 1.300 1968 da dupla Filipe Botelho Lot / Rodrigo Macedo Azenha, vencedores na categoria Históricos com 1.900 pontos perdidos

Alguns competidores foram obrigados a desistir, pois os carros com suspensão mais baixa não suportaram a quantidade e tamanho das lombadas. Está aí uma coisa que poderia ser eliminada ou pelo menos melhorada nesse nosso Brasil. O Contran especifica o tamanho e formato das lombadas, além de obrigar que nos obstáculos sejam pintadas faixas inclinadas com tinta amarela, e poucas, ou talvez nenhuma que encontramos pelo caminho atendia a essa regulamentação. Se por um lado ajudam a reduzir a velocidade dos carros nas vias, por outro, ao não estarem bem sinalizadas ou na dimensão correta, passam a ser armadilhas para os motoristas e seus veículos.

Puma GTS 1974 da dupla Antônio Marcucci / Ana Cláudia Assunção, vencedores na categoria Super Colecionáveis com 473 pontos perdidos

Mas voltando ao rali e seu percurso, esse é aquele momento em que piloto e navegador estão sozinhos dentro do carro seguindo uma planilha em papel e/ou no aplicativo do celular. Passa a ser um desafio da dupla, e um grau de satisfação de ir conferindo o tempo e distância a cada marco de referência. São pequenas comemorações quando está dando tudo certo e pequenas discussões quando aparecem os atrasos. E nesse caso a única opção é acelerar e contar com a potência do veículo para recuperar o mais rápido possível o tempo perdido em uma ultrapassagem, um sinal vermelho, ou até mesmo o erro em alguma conversão.

VW Quantum GL 1991 da dupla Geyson Bruno Giglio Silva / Margarete da Costa Lemos, vencedores da categoria Classicos com 1.089 pontos perdidos e líderes do campeonato nessa categoria

A paisagem, para ser sincero, não dá muito tempo de olhar. Havia momentos que não sabia mais para que lado estava indo. Enquanto, eu, como piloto, tinha a obrigação de controlar a média horária e meu foco era total no aplicativo, meu navegador tinha o foco em me avisar sobre caminho a seguir, entroncamentos e dificuldades sinalizadas pela organização da prova no livro de bordo.

Picape Mitsubishi Sport HPE 2023, da dupla Ernesto Masamitsu Kabashima / Maidy Chaim, vencedores na categoria Futuro Classico com 345 pontos perdidos — foi a dupla com o melhor resultado geral. Também pudera, ignoraram as 200 lombadas do roteiro, não é!!??

Após quatro horas de percurso e uma hora de descanso chegamos às futuras instalações do Dream Car Museum, um local onde em breve todo autoentusiasta e antigomobilista terá obrigação de conhecer. Um museu do automóvel que está sendo construído na estrada Rota do Vinho em São Roque, SP, e que tem inauguração prevista para novembro.

Chegada ao Dream Car Museum em São Roque, SP

Resultado

Nosso resultado nesta prova foi bem melhor que o 13º da primeira etapa. A partir do momento emm que não nos perdemos em nenhuma das conversões, percebi que estaríamos no páreo para obter nosso primeiro pódio na temporada. E foi justamente o que aconteceu, com 1.297 pontos perdidos conquistamos o segundo lugar na categoria Clássico entre 17 participantes desta etapa.

Nosso desempenho durante a prova foi mais conturbado no início devido ao tráfego e mais consistente após o descanso do almoço

O primeiro colocado desta categoria perdeu 1.089 pontos, o terceiro colocado 1.377e o quarto colocado, 1.389. Uma diferença muito pequena entre os quatro primeiros mostrando a competitividade e dificuldade que todos enfrentaram. Lembrando que cada ponto representa apenas 1/10 de segundo, e ao longo do percurso foram 101 postos de controle. Resumindo, é como se o primeiro colocado tivesse passado apenas um 1,1 segundo adiantado ou atrasado em cada um dos 101 PCs, lembrando que os PCs são secretos para os participantes e só revelados suas posições ao final da prova.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Na classificação do campeonato estamos na 11ª posição (entre 42 participantes) com 19 pontos, tendo participado de apenas duas das quatro etapas já realizadas. Faltando agora a última etapa, que será em dose dupla no último final de semana de outubro, com destino ainda não divulgado pela organização da prova.

Resultado_ProvaUnica_Clas_Et_4_

GB

 

Tags: GBGerson BoriniRali de RegularidadeRally Clássicos São Paulo
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Porsche 911 Carrera 3,0 RSR R (Foto: Bonnhams  Auctions)

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