A Mitsuoka, pequena empresa japonesa especializada em desenvolver designs com visual neoclássico em cima de carrocerias de modernos modelos Mazda, Nissan e Toyota, apresenta agora projeto de carro-conceito tendo como base o Honda Civic hatchback 2023, no qual procurou fazer uma releitura dos muscle cars americanos da década de 1970.
Denominado Mitsuoka M55, o número é para comemorar o aniversário de 55 anos da empresa, refundada em 1968, o conceito desenvolvido sobre o Civic com estilo retrô, tem motor Honda de quatro cilindros, 1,5 litro, turbocarregado, e que é acoplado a câmbio manual de seis marchas. A Mitsuoka, entretanto, não forneceu mais detalhes técnicos.
A dianteira foi inspirada nos muscle cars da Dodge, enquanto a persiana na traseira sobre o vigia faz menção as versões Boss e Mach 1 do Ford Mustang de 1970. Mas a traseira curta também lembra cupês japoneses dos anos 70, como Nissan Skyline ou Mitsubishi Galant GTO. Na lateral é que se pode notar alguns detalhes da carroceria original do Civic.
Internamente, a Mitsuoka também procura camuflar detalhes modernos com o estilo de época como os bancos. Cada modelo neoclássico é montado à mão por dois artesãos em processo que pode levar até dois meses para ser concluído. A empresa tem apenas 80 funcionários e está localizado na cidade de Toyama, a cerca de 400 quilômetros de Tóquio.
Suas origens remontam aos primórdios da fabricação de automóveis no Japão com Susumu Mitsuoka, um engenheiro mecânico que nas décadas de 1920 e 1930 trabalhou na Nissan até fundar sua própria empresa em 1936, a Tokyokogyo, após a Nissan ter decidido interromper a produção de carros. Na ocasião ele passou a fabricar motos e carros em processo artesanal.
Na Segunda Guerra Mundial, a empresa atuou no esforço de guerra do Japão se dedicando a produção de veículos militares e retornou à produção de veículos civis em pequena série após o fim do conflito. Em 1954, a empresa mudou seu nome para Mitsuoka Motors e continuou a produzir em pequena série até encerrar suas atividades em meados da década de 1960.
Com o crescimento da indústria automobilística japonesa, Mitsuoka achou que não havia mais espaço para um pequeno fabricante artesanal. Algum tempo depois, seu filho, também chamado Susumu, decidiu retomar as atividades com a proposta de desenvolver modelos de série dos grandes fabricantes com visual de carros esporte ingleses dos anos 1950 e 1960.
Na época, os modelos ingleses eram muito apreciados no Japão e por mais de quatro décadas a Mitsuoka procurou adaptar o estilo inglês visualmente nos carros de série japoneses. Isso, entretanto, passou a mudar quando Minoru Watanabe, assumiu como gerente-geral da Mitsuoka, pouco antes do 50º aniversário da empresa, em 2018.
Como Watanabe passou sua juventude nos Estados Unidos, uma de suas primeiras decisões foi desenvolver o Mitsuoka Rock Star, inspirado nas linhas dos Corvettes dos anos 60, sobre a carroceria do Mazda MX-5/Miata. Outra proposta de sucesso é o Buddy, com visual do Chevrolet Blazer K5 dos anos 70 e 80, em cima do Toyota RAV4.
O Buddy custa o equivalente a US$ 45 mil e tem uma lista de espera de dois anos. Já o Rock Star tem produção mais limitada. Além do trabalho de customização, a empresa também produz o Orochi, esportivo inspirado no Honda NSX e o K2, a réplica do Messerschmitt, KR200, minicarro bolha popular da década de 1950 em que o passageiro se sentava atrás do motorista, disposição chamada em fila (tandem).
Com relação a seu mais novo projeto a Mitsuoka divulgou que o M55 se trata apenas um conceito, que será exibido em alguns eventos durante o inverno no hemisfério norte, mas que não se destina à produção. É bem provável que a empresa esteja avaliando a demanda para ver se terá clientes suficientes para colocar o conceito em prática.
RM