Começam amanhã, finalmente, as atividades oficiais do Campeonato Mundial de Fórmula 1 (F-1) de 2024, evento que entrará para a história como o mais longo da categoria desde que nenhum das suas 24 corridas seja cancelada. Desta quarta até sexta-feira as 10 equipes inscritas — Alpine, Aston Martin, Ferrari, Haas, McLaren, Mercedes, Red Bul, Sauber, Vcarb e Wiliams — participam de três sessões de treinos livres, entre 04:00 e 13:00 (hora de Brasília) no traçado de Sakhir (foto de abertura), no Bahrein. É nessa pista de 5.412 metros que será disputada a abertura do campeonato, no domingo 2 de março.
Poucas vezes a F-1 viveu um início de temporada tão movimentado, dentro e, principalmente, fora das pistas. Do imbróglio que ameaça a carreira de Christian Horner ao anúncio que Lewis Hamilton vai correr pela Ferrari, em 2025, não faltaram motivos para manter a categoria nas manchetes esportivas.
Se o campeonato ainda não começou, as notícias bombásticas não terminaram: a empresa Las Vegas Grand Prix está sob investigação. O assunto ganhou cores distorcidas depois que o comissário Tick Segerblom levantou dúvidas sobre o contrato que garante a realização de futuras corridas nesse traçado citadino. De acordo com o jornal Las Vegas Review‘- Journal, o condado de Clark, onde está localizada a cidade famosa por seus cassinos e luminosos feéricos, o assunto chegou a ser incluído na reunião semanal do condado marcada para esta terça-feira, mas a discussão do tema foi adiada. Há indícios de que o acordo sobre a prova incluiria a dispensa de várias portarias “desde que a corrida seja disputada no fim de semana anterior ao Dia de Ação de Graças, tradicional feriado nacional dos Estados Unidos, este ano marcado para 28 de novembro. O calendário da F-1 de 2024 indica o GP de las Vegas para o dia 23 de novembro.
Alonso e sua nova dieta
Fernando Alonso, que aos 42 anos de idade segue como um os pilotos mais valorizados da categoria, anunciou ter adotado uma nova dieta em sua preparação para a esta temporada. Uma interpretação de suas declarações ao jornal espanhol AS, sugere uma aproximação ao vegetarianismo: “Trata-se de uma dieta que vai em direção do vegetariasmo, ainda que não seja completamente restrita. A proposta é extrair mais energia do que o que comemos e ter mais resistência.”
Pela primeira vez o piloto espanhol integrou nutricionistas em sua equipe de treinadores “e me sinto mais preparador do que nunca”. Alonso é apontado como o principal candidato para ocupar o posto que Lewis Hamilton deixar;a vago na equipe Mercedes em 2025.
Começa a temporada brasileira
A disputa da prova de abertura do Campeonato Brasileiro de Turismo Nacional, domingo, em Goiânia, abre a temporada brasileira de automobilismo de pista. A categoria adota modelos de automóveis fabricados no Mercosul com motor original transversal e tração dianteira. No entanto, o regulamento técnico indica que o motor, câmbio, injeção de combustível, escapamento e pneus sejam o equipamento padrão fornecido pelos organizadores da competição, a Vicar. O motor é um quatro cilindros em linha de 2 litros com potência de 200 cv desenvolvido pela Audace Tech. O câmbio é o do Hyundai Creta com acionamento por borboletas junto ao volante. A competição do fim de semana será no formato endurance, cm três horas de duração e com dois pilotos por carro. O paulista Victor Manzini, de 16 anos, faz sua estreia no automobilismo pilotando o Chevrolet New Onix , classe B, inscrito pela equipe Manzini Competições.
Novidades no Campeonato Paulista
O Campeonato Paulista de Automobilismo — formado pelas atividades de asfalto — também inicia neste fim de semana e traz como novidades a estreia de duas categorias. Curiosamente, tratam-se de propostas destinadas a públicos semelhantes mas com formatos bem distintos. Na AMG Cup, por exemplo, estreiam os Mercedes GT4, cupê de alto desempenho e mecânica altamente sofisticada. Estão no Brasil sob regime de importação temporária 20 unidades e espera-se que a maior parte esteja presente no grid.
Na outra ponta as categorias Rally Clássicos e Clássicos de Competição uniram-se e o resultado promete um grid superior a 30 carros. Na Rally Clássicos a maioria dos carros são preparados por Nenê Finotti e inclui modelos de turismo e grã turismo que já saíram de linha. Na Clássicos de competição são admitidos automóveis com carroceria baseada em qualquer modelo e montadas em um chassi tubular de dois lugares, suspensão independente nas quatro rodas, motor de 2 litros e oito válvulas e uso de pneus radiais de um único fabricante.
WG
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