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HONDA CR-V AGORA É HÍBRIDO

A FÁBRICA O CHAMA DE ADVANCED HYBRID E SIGNIFICA QUE A MAIOR PARTE DA PROPULSÃO É ELÉTRICA.

identicon por Bob Sharp
28/02/2024
em BS, ELETROentusiastas, Testes
Fotos: Gerson Borini exceto uma, conforme indicado nela

Fotos: Gerson Borini exceto uma, conforme indicado nela







A sexta geração do suve médio Honda CR-V marca a passagem para a propulsão híbrida, sistema e:HEV já utilizado no Accord e no Civic. A tração é permanente nas quatro rodas e o motor a combustão aciona um dos  dois motores elétricos para que gere energia elétrica para carregar a pequena bateria de íons de lítio de 1,1 kW·h.

O motor a combustão, um 2-litros de aspiração natural de 147 cv a 6.100 rpm e 19,4 m·kgf a 4.500 rpm que só tem papel preponderante em velocidades de rodovia, em que a potência chega às rodas por meio de duas marchas. O notável é tudo ocorrer de maneira automática, sem qualquer intervenção do motorista.

Linhas imponentes com elegância; A cor é nova, azul Astral metálica

O motor elétrico de tração de 184 cv e 34,2 m·kgf funciona em absoluta sinergia com o motor a combustão que jamais funciona em marcha-lenta, pois a sua conexão com a transmissão é direta, sem embreagem ou conversor de torque. Toda arrancada da imobilidade é pelo motor elétrico. Não há interruptor para desativar a hoje comum estratégia de desligar/ligar o motor nas paradas do trânsito, embora possa ficar funcionando a cerca de 2.000 rpm para a bateria ser carregada caso necessário. A potência combinada é de 206 cv.

O CR-V Advanced Hybrid

O suve, de preço público R$ 352.900, é fabricado na Tailândia, portanto recolhe Imposto de Importação, inicialmente de 12% (era zero de 2016 a 2023 para carros híbridos e elétricos). E o mesmo suve que apreciamos nos nossos testes — amplo, espaçoso —  mas que cresceu um pouco nesta geração. Está 76 mm mais comprido (4.706 mm) com entre-eixos de 40 mm maior (2.700 mm), 11 mm mais largo (1.866 mm sem espelhos) e apenas 2 mm mais alto (1.691 mm.). A Honda informa ganho de rigidez torcional 15% maior apesar das maiores dimensões da carroceria.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

A boa notícia é o espaço no banco traseiro ter aumentado, junto com a novidade dos encostos do banco traseiro dividido 60:40 serem reclináveis em nada menos que oito posições, e o volume de carga ter aumentado em 59 litros, 581 litros agora. O banco traseiro conta agora com ajuste longitudinal de 190 mm.

A má notícia é o novo CR-V não ter mais estepe devido à bateria. Em vez do estepe de verdade, uma “quinta roda” como no modelo anterior, kit de reparo e bomba elétrica.

Alavanca seletora tem posições P-R-N-D-B, esta (brake) aumenta a intensidade de regeneração de maneira a agir como freio-motor

Surpresa é o peso em ordem de marcha ter aumentando apenas 190 kg, 1.819 kg agora ante 1.629 kg, acréscimo de 11,6 %. Os 4 litros a menos no tanque de gasolina de 53 litros (era 57) pouca influência tiveram nesse bom resultado.

Fora a mudança de motorização, o CR-V continua o mesmo, mostra excelência de projeto e construção observados e mencionada em testes anteriores. Isso transparece tanto no chassi — suspensão, direção, freios — quanto no interior. Dirigi-lo é muito agradável, seu rodar é confortável e preciso.

A grande novidade é o banco traseiro com ajuste de inclinação dos encostos em 8 posições. Foto foi feita para mostrar o campo de ajuste

As rodas agora são de 19 polegadas (eram de 18″) e os pneus passaram de 235/60 R18H para 235/55R19Y, portando de mesma seção transversal (largura). As rodas maiores, como sempre ocorre, conferiram mais imponência na vista lateral sem praticamente alterar o diâmetro do conjunto roda-pneu, apenas 0,3% maior agora. Tampouco foi alterado o apreciado comportamento dinâmico do suve em razão do perfil mais baixo. Mas não deixa de ser curioso os pneus de classificação de velocidade Y, acima de 300 km/h.

Ótimo espaço para pernas no banco traseiro, no “eu atrás de mim”

Dirigindo o novo CR-V

Para conhecer o CR-V Advanced Hybrid, a Honda proporcionou à imprensa especializada a oportunidade de experimentá-lo por um dia. Peguei o carro fui a Joaquim Egídio encontrar o Gerson, curioso que também estava de ver e dirigir o novo CR-V. Dirigi-lo é simples: com a chave presencial por perto, mesmo num bolso, aperta-se o botão Power no painel, à direita da coluna de direção, seleciona-se D ou R pela pequena alavanca no console e, pronto, é só acelerar. O carro é propelido pelo motor elétrico (EV Drive), pelo motor elétrico e pelo o a combustão (Hybrid Drive), e só pelo a combustão (Engine Drive). A escolha não é do motorista, mas da Unidade de Controle de Potência (PCU, Power Control Unit), o “cérebro” do sistema híbrido . Sem nenhuma intervenção do motorista, como eu disse no começo. As alternâncias não são percebidas. Nem as duas marchas quando em maiores velocidades, acima de 80 km/h.

Bancos confortáveis e com ótima retenção lateral. Sob o descansa-braço central há um compartimento de 9 litros

Notável mesmo é a simulação de marchas quando se usa potência plena ao arrancar da imobilidade, por exemplo. Nesse momento tudo ficar por conta do motor elétrico de 184 cv, o motor a combustão funciona a pleno para o segundo motor elétrico gerar energia para a pequena bateria (1,1 kW·h, lembre-se). Pois não é que a PCU determina cortes no motor a combustão com quedas de rotação como se fossem trocas de marchas? Qualquer um, como eu,  jura que se trata de marchas. Não é simulação sonora, o motor cai de giro e volta a subir.  Houvesse conta-giros isso seria logo observado.

Motor a combustão 2-litros de aspiração atmosférica entrega 147 cv e 19,4 m·kgf, menos que o elétrico, de 184 cv e 34,2 m·kgf. A potência combinada é de 206 cv

O que há para escolher é o modo de condução, bastante comum hoje, Normal, Econ e Sport, com as alterações conhecidas. A escolha é por tecla no console. Como também escolher a intensidade de regeneração de energia nas desacelerações e frenagens, em quatro níveis, por meio de borboletas atrás do volante. Há também no console o botão B, de brake (freio) para o peso do trabalho da regeneração agir como o freio-motor de  um motor a combustão, útil nas descidas de serras.

 

Dirigir este CR-V na cidade é facilitado pela direção rápida, 2,4 voltas do volante de três raios de Ø 370 mm e diâmetro mínimo de curva de 11,4 metros, mais o acionamento automático do freio de estacionamento nas paradas. A indexação direção eletroassistida à velocidade é prefeita. Importante também a tração nas quatro rodas permanente para o comportamento dinâmico, em especial com piso molhado ou escorregadio de qualquer natureza., mais ainda em subidas íngremes. A distribuição de torque entre os eixos é 60:40 dianteira-traseira ou 50:50, conforme necessidade.

O consumo de homologação, portanto Inmetro, é 14,2 km/l na cidade e 11,6 km/ na estradal, mas na viagem de Joaquim Egídio a São Paulo, ao estacionar na minha garagem o computador de bordo indicava 14,4. km/l. Cabe salientar que saí de um ponto a 1.030 metros de altitude em direção a São Paulo, 760 metros, portanto descida, mas com ar-condicionado ligado.

Final de viagem, o consumo no computador de bordo (Foto: autor)

O desempenho é praticamente igual ao do modelo anterior. A relação peso-potência era  8,57 kg/cv, agora é 8,83 kg/cv, sendo que hoje há o motor elétrico para arrancar da imobilidade. Considero empate técnico.

Como em outros Hondas mais recentes, o CR-V Advanced Hybrid traz o Honda Sensing, uma série de auxílios ao motorista para segurança de condução que podem ser vistos na lista de conteúdo no final, além do myhonda Connect, aplicativo pelo qual o motorista se conecta  ao veículo e pode ter acesso a diversas informações sobre ele de modo prático e intuitivo, como notificação automática de colisão, detecção de falha remota, alarme, rastreamento do veículo, alerta de velocidade, controle geográfico, assistência 24h, controles a distância (acionamento do ar-condicionado, ignição, destravar/travar portas), localização do veículo estacionado, painel de informações do veículo, últimas viagens, manual do proprietário digital e agendamento de serviços.

Impressionante o ângulo de abertura das portas traseiras, 90 graus: facilidade de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção e acomodar e retirar crianças dos bancos infantis

Em resumo

Um suve recomendável, com muitos atributos, atual, e particularmente atraente para uso familiar se o banco traseiro é utilizado com frequência por acomodar três adultos com conforto pelo ótimo espaço lateral e para as pernas. O assoalho totalmente plano contribui para o bem-estar a bordo. Quando usados bancos infantis, as portas traseiras que se abrem 90º (foto acima) facilitam bastante a colocação e retirada da criança. Os de mais idade apreciarão as alças de teto (quatro no total). É um suve que tem tudo o que se espera, menos a  faixa degradê no no para-brisa, que tinha é foi eliminada.

Fotos no elevador – depois, ficha técnica e lista de conteúdo

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

 

BS

 

FICHA TÉCNICA HONDA CR-V AVANCED HYBRID
MOTOR A COMBUSTÃO
Descrição Quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 16 válvulas, duplo comando no cabeçote acionado por corrente, variador de fase na admissão e escapamento, ciclo Atkinson, injeção direta, gasolina mínimo 91 octanas RON
Cilindrada (cm³) 1.993
Diâmetro e curso (mm) 81 x 96,7
Taxa de compressão (:1) 13,9
Potência máxima (cv/rpm) 147 / 6.100
Densidade de potência (cv/L) 73,7
Torque máximo (m·kgf/rpm) 19,4 / 4.500
Densidade de torque (m·kgf/L) 9,7
MOTOR  ELÉTRICO
Potência (cv( 184
Torque 34,2
POTÊNCIA COMBINADA (cv) 206
Bateria de tração (tipo / kW·h-) Íons de lítio / 1,1
Função de regeneração de energia Quatro níveis de intensidade selecionáveis por borboletas atrás do volante
TRANSMISSÃO
Rodas motrizes Quatro, permanente
Ligação motor-câmbio Direta
Câmbio e-CVT
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço inferior triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Independente, multibraço. mola helicoidal, amortecedor hidráulico e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida com pinhão duplo, relação variável, e indexada à velocidade
Voltas entre batentes 2,4
Diâmetro do volante (mm) 370
Diâmetro mínimo  de giro (m) 11,4
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/312
Traseiros (Ø mm) Disco/310
Controle ABS, distribuição eletrônica das força de frenagem e assistência a frenagem de emergência
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio, 7,5 Jx19
Pneus 235/55 R19Y (Michelin Latitude Sport 3
Estepe Kit de reparo e bomba de ar elétrica
CARROCERIA Monobloco em aço, suve, subchassi dianteiro e traseiro, 4 portas, 5 lugares
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 581 / com encostos rebatidos n.d.
Tanque de combustível 53
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.819
Bruto total 2.350
Capacidade de carga 531
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.706
Largura sem espelhos 1.866
Altura 1.691
Distância entre eixos 2.700
Bitola dianteira/traseira 1.598/1.613
Distância mínima do solo 208
Ângulos de entrada/saída (º) 16,7 / 21,3
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) n.d.
Velocidade máxima (km/h) n.d.
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO
Cidade (km/l) 14,2
Estrada (km/l) 11,6
GARANTIA
Veículo todo 3 anos
Bateria de tração e motores elétricos 8 anos ou 160.000 km, prevalecendo o que primeiro ocorrer

 

CONTEÚDO DO HONCA CR-V ADVANCED HYBRID
SEGURANÇA
Honda Sensing:
• Alerta de perda de pressão nos pneus
• Assistente de partida em aclives
• Assistente de frenagem de emergência
• Assistente para eliminação de ponto cego à direita
• Assistente de permanência no centro da faixa de rolamento
• Assistente de saída de pista, toma medida corretiva para evitar que aconteça
• Controle de estabilidade e tração
• Controle de cruzeiro adaptativo com acompanhamento em baixa velocidade
• Farol alto automático
• Frenagem autônoma de emergência
• Monitor de atenção do motorista
• Sinalização traseira de frenagem abrupta nas emergências
Bolsas infláveis frontais, de cortina, para joelhos, laterais dianteiros e laterais traseiros (10)
Faróis e luzes totalmente de LED
Freio de estacionamento eletromecânico com ativação automática nas paradas, libera ao acelerar
Imobilizador de motor
CONFORTO E TECNOLOGIA
Acesso ao interior sem chave por sensor na chave e travamento automático ao deixar o veículo
Acabamento interno com detalhes em madeira
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular
Acionamento elétrico dos vidros um-toque descida/subira nas quatro janelas
Ajuste da intensidade de regeneração em 4 níveis por meio de boboletas atrás do volante
Ajuste de bordo elétrico do facho dos faróis
Aviso de cinto de segurança desatado nos cinco lugares
Aviso de objeto ou ser vivo no banco traseiro ao deixar o veículo
Botão de partida do motor assistida, basta um torque
Câmera de ré multivisão com três vistas e linhas dinâmicas-
Carregador de bateria de telefone celular por indução de 15 watts
Cinto de segurança de três pontos retrátil e encosto de cabeça para todos os ocupantes
Controle de áudio e botão de assistente de voz no volante
Descansa-braço central com porta-copos no banco traseiro
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Grade de radiador ativa automática
Jogo de tapetes de carpete com pontos de fixação para evitar deslocamento
Lizes internas com interruptores táteis
Molas a gás para auxiliar a abertura do capô e mantê-lo levantado
Multimídia de 9″ com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay
Painel de instrumentos com cobertura macia
Partida do motor remota
Porta de carga motorizada com sensor de presença para abertura e fechamento mãos-livres
Porta-luvas com tampa amortecida ao abrir e iluminação
Porta-óculos com espelho de vigilância de alta convexidade de grande campo visual para o banco traseiro
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros
Projetor de dados no para-brisa visível somente para o motorista
Quadro de instrumentos digital com tela de cristal líquido de 10,2″ de alta definição
Tomadas USB: 2 dianteiras sendo uma tipo C, e suas traseiras ripo C
Travamento automático das portas, inclusive da de carga e da portinhola do bocal do tanque ao o veículo atingir 15 km/h
Travamento elétrico da portinhola do bocal de abastecimento de combustível
Volante de direção com ajuste de altura e distância
ITENS EXTERIORES
Antena tipo barbatana de tubarão
Carcaças  dos espelhos na cor do veículo
Limpadores de para-brisa com lavadores integrados
Rebatimento elétrico dos espelhos, automático ao trancar o veículo
Teto solar panorâmico com cortina rígida, ambos de acionamento elétrico
CORES
Azul Astral metálica com interior com interior cinza claro
Branco Topázio perolizada com interior cinza claro
Cinza Basalto metílica com  interior cinza claro
Prata Platinum metálica cm interior preto
Preto Cristal perolizada com interior preto






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Foto: AE/Gerson Borini

DOLPHIN MINI ESTREIA COM VALOR ACIMA DO ESPERADO

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