• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BS

AS BOAS IDEIAS DOS AUTOMÓVEIS – Parte 2

identicon por Bob Sharp
24/03/2024
em BS, Colunas, O editor-chefe fala
Foto: Gerson Borini

Foto: Gerson Borini







Dando continuidade ao tema da coluna, vamos a ele:

Articulações pantográficas

Os carros americanos utilizam articulação pantográfica no capô há décadas, inclusive com mola helicoidal de sustentação aberto nela própria que até auxilia a levantá-la. Já para a tampa do porta-malas dos sedãs seu uso não é tão frequente. especialmente no caso de tampas de abertura motorizada., em que fica mais fácil o arranjo com dobradiças. Estas, inclusive, precisam ser curvas para permitir que a tampa abra bastante e são chamadas — ou apelidadas — de “pescoço de ganso”. Curiosamente, o alemão oriental Trabant tem articulação pantográfica na tampa do porta-malas.

Uma aplicação comum do pantógrafo é nos limpadores de para-brisa. Vemo-las em ônibus e em carros de competição fechados por permitirem movimento de translação da palheta em vez da varredura em arco como no Fiat Uno de primeira geração. O primeiro carro brasileiro a usar o recurso do pantógrafo no limpador de para-brisa foi o VW SP1/SP2, mas apenas no lado do motorista, o do outro lado era de movimento direto, em arco

Limpador único com pantógrafo vimos mais recentemente no Toyota Etios e há poucos dias, no elétrico BYD Dolphin Mini (foto de abertura).

Ponto de “estacionamento” do limpador de para-brisa

Como seria incômodo fazer o limpador de para-brisa ou do vidro traseiro para no lugar certo à mão, agindo na alavanca de comando até dar certo! Felizmente basta desligar para ele ir direitinho para a sua “vaga”. Essa simples solução permitiu que a ponto de repouso do limpador de para-brisa fosse localizado de maneira a não ficar visível pelo motorista, característica que muitos, como eu, apreciam. É desagradável dirigir vendo o limpador, no caso de maneira exagerada como no Palio.

Lembro que no Peugeot 408 os limpadores ficam não visíveis quando em repouso e nessa condição o capô mão podia se aberto, o limpador impedia. Seria necessário o limpador ficar parado na vertical para se poder abrir o capô. A fábrica certamente sabia do incômodo de precisar ligar o limpador e usar o interruptor de ignição/ partida para fazer pará-lo na vertical, por isso criou uma função de ligar o limpador com motor desligado que fazia o limpador passar do repouso para a posição vertical.

Sensor de chuva

Outra grande ideia, o sensor de chuva. Ele permitiu não só o acionamento automático aos primeiros pingos, como possibilitou adjuntar outros modos de funcionamento do limpador. Por exemplo, passar da velocidade de varredura rápida para lenta quando o carro para ou então passar de velocidade lenta a intermitente ao o carro parar. É muito prático.

Capô abrir direto sem precisar procurar a trava de segurança

Recentemente surgiu o mecanismo que dispensa puxar a alavanca de comando dentro do carro e precisar ir à dianteira do veículo e liberar a trava de segurança, às vezes difícil e incômodo num dia quente, com o entorno da trava quente demais. Com esse novo mecanismo basta puxar a alavanca duas vezes seguidas, sem precisar procurar a trava de segurança diante do carro. Exemplos, BMW e BYD Seal.

Porta-óculos

Essa é uma das minhas ‘boas ideias’ preferidas. Nada mais prático há do que um lugar específico e seguro para guardar os óculos de sol quando a noite cai. É desagradável ter que colocá-los em qualquer lugar no carro, pois além de serem objetos delicados podem cair no assoalho, lugar perfeito para as coisas sumirem ou serem eventualmente pisadas por passageiros. É por isso que quando vou sair com um carro sem porta-óculos coloco na cintura, preso pelo cinto, o estojo da Ray-Ban.

BS

A coluna “O editor-chefe fala” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

 

 







Próximo
Captação de imagens e fotos: autor / Editor de vídeo: Márcio Salvo

CITROËN C3 AIRCROSS, NO USO (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17