• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BS

A TÃO FALADA ESPORTIVIDADE

identicon por Bob Sharp
13/04/2025
em BS, Colunas, O editor-chefe fala
Foto: ebay.com

Foto: ebay.com







Foto: ebay.com

Verbete no Dicionário Aulete digital:

esportividade

(es.por.ti.vi.da.de) 

sf.

1. Qualidade do que ou de quem é esportivo.
2. Gosto pelo esporte.
3. Dedicação ao esporte.
4. Espírito esportivo; ESPORTIVA

[F.: esportivo + –(i)dade.]

 

Tenho visto com bastante frequência este termo nos textos sobre automóveis para falar de algo que remete a esportivo, tem esportividade independentemente tipo de carro. Há um ditado, salvo engano irlandês, que diz: “Palavras nos foram dadas para por elas expressarmos nossas ideias” (“Words were given us to express our ideas by.”).

Intriga-me quando leio que o volante de direção com um segmento achatado (e não ‘base achatada”, já que votantes existem para serem girados de maneira a esterçar as rodas e dar direção ao veículo), denota esportividade. Denota realmente? De uma maneira ou de outra facilita o dirigir quando se resolve ir mais rápido numa estrada repleta de curvas ou dar um contraesterço para sair de uma escapada de traseira? Você, como eu, há de convir que não. Portanto, ‘esportividade’ é um termo inaplicável neste caso.

Mas se o achatamento em nada ajuda o dirigir, por que é tão usado? Simples: desde que a posição do volante seja a de rodas não esterçadas, a distância entre o aro do volante e o assento do banco é maior do que se não houvesse o achatamento, o que facilita o acesso do motorista ao seu banco ao deixar a passagem das pernas sob ele mais fácil.

Certeza absoluta de ser essa a única razão para o achatamento num segmento do aro do volante. Conheci-o com 17 anos ao entrar no DKW-Vemag 1959 (foto de abertura) no salão de vendas da concessionária onde meu pai estava fechando negócio num 0-km. Claro, achei-o estranho, mas logo entendi o porquê disso. Porém, alguns anos-modelo depois o volante passou a ser totalmente circular. Acredito que tenha sido por ter sido nacionalizado e sendo totalmente circular tenha sido mais fácil (e barato) fabricá-lo aqui.

Outra “esportividade” que tenho visto ser mencionada é marca vermelha no aro do volante correspondente a rodas retas à frente. É comum vê-la nos carros de corrida, em especial os de rali. Ao contrário do achatamento, não vejo motivo para haver tal marca. Nunca em mais de 20 anos correndo tive qualquer dúvida quanto ao ponto em que estava o volante no seu giro. Tampouco a tínhamos no três carros de rali da Volkswagen. Creio ser mais um toque de “esportividade” do que qualquer outra coisa. Estarei enganado? Lembro que os carros de F-1 não podem ter essa marca porque não têm mais volante, mas um manche tipo aeronáutico.

O caráter “esportivo” costuma se estender a outras partes do carro. Aos pedais, por exemplo. Quem nunca leu “pedaleiras esportivas”? Redatores de releases das fabricantes costumam citá-las nos seus textos, quando na verdade cada  automóvel só tem uma pedaleira, o seu conjunto de pedais, Estes podem ter sapatas de liga de alumínio que em nada mudam ou influenciam o modo de dirigir. São apenas um pormenor decorativo.

Do mesmo modo que “dirigir esportivamente” é uma expressão, uma ideia incorreta —lembre-se do ditado irlandês. Dirige-se calmamente ou dirige-se rapidamente; condução normal ou rápida.

Outro erro comum é associar escapamento esportivo a ruído. Quem assistiu à Mil Milhas Brasileiras de 2007 viu o resultado 1-2 para os protótipos Peugeot 908 HDi FAP a diesel, e ficou admirado com o ruído de escapamento mínimo que faziam, eram praticamente inaudíveis.

BS

A coluna “O editor-chefe fala” é  de exclusiva responsabilidade do seu autor.







Próximo
Fotos: autor

RAM RAMPAGE REBEL 2,2-L TURBODIESEL: AINDA MAIS FORTE, MAIS EFICIENTE E COM DNA ENTUSIASTA

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17