Em recente podcast do AUTOentusiastas o assunto Dia Mundial do VW Fusca foi citado e transpareceu para mim que é hora de falar sobre ele de novo, apesar desta data comemorar 30 anos no dia 22 de junho vindouro.
Lembrei da apresentação que fiz em Bad Camberg, na Alemanha, em junho de 2015 quando se comemorou os 20 anos desta data. Lá eu falei como esta data surgiu e qual é a sua finalidade, e vamos tratar disto aqui nesta matéria em especial para aqueles que ainda não a conhecem e para a recordação dos que já.
Na foto de abertura eu estou fazendo a minha apresentação em Bad Camberg em 2015, no palco da grande barraca do evento, que ficava ao lado do local onde os carros ficavam em exposição. O logotipo atrás de mim era do evento de 2007. Para cada evento é feito um logotipo e todos os existentes são expostos durante o evento como uma lembrança de tudo o que já foi realizado.

Este logo também é apresentado em metal com dois furos para poder ser aparafusado.
Dia Mundial do Fusca comemora 30 anos, mas… de que se trata?
Estamos falando de um evento mundial e sua motivação…
E a música “All You Need Is Love”, dos Beatles, foi escrita pelos Beatles sob encomenda da BBC para a primeira transmissão via satélite ao vivo da BBC, que foi transmitida para 26 países em 25 de junho de 1967, alcançando uma audiência global.
E sua letra fala exatamente sobre o AMOR, que é a principal motivação do Dia Mundial do VW Fusca!
Antes de continuar vamos ver a evolução do logotipo do Dia Mundial do VW Fusca:

Este é o logotipo original brasileiro de 1988, criado quando o Dia Nacional do Fusca VW foi organizado pela primeira vez no Brasil; e que também foi usado para o Dia Mundial desde o início. Este desenho mostra um jovem Fusca com um “rosto” sorridente e linhas arredondadas.

Este é o novo VW Fusca Amarelo. Em maio de 2015, a saudosa Heide Marie Von Der Au (18/03/1967–30/10/2021), da África do Sul, então editora do Motorheads Diaries, desenhou este novo Fusca Amarelo para o vigésimo aniversário do Dia Mundial do VW Fusca, agora um pouco mais crescido, com linhas mais retas e evidenciando a forma de coração do capô dianteiro.

O logotipo oficial “20 anos do Dia Mundial do Fusca VW”. O globo ao fundo em linhas azuis representa o aspecto “Mundial” do dia comemorativo de forma simples e eficaz.
O novo desenho do conhecido “Fusca Amarelo” marca uma renovação após os 20 anos de existência do Dia Mundial do VW Fusca – um design marcante.
Em 1982, a Volkswagen do Brasil lançou uma campanha que utilizava o AMOR no slogan “Eu Amo Fusca” onde a forma de coração do capô do Fusca era colocada em evidência:

E aqui está o vídeo dessa campanha:
Naquela oportunidade, fui convidado por Heinz Willy Lottermann (08/07/1937-05/10/2000), organizador do evento, para dizer algumas palavras aos participantes da reunião durante o jantar de confraternização.

Nesta oportunidade eu falei para um público composto por Fuscamaniacos dos cinco continentes que vieram para o tradicional e famoso evento de Bad Camberg, como eu detalho adiante.
No final do meu discurso em chamei o Sr. Lottermann, que aparece em pé na minha frente na foto abaixo, e mostrei a ele uma camiseta original da campanha “Eu Amo Fusca” da Volkswagen do Brasil:

Na foto abaixo o Sr. Lotermann já havia recebido a camiseta e a mostra para o público com alegria em seu rosto:

Num ato de extrema gentileza, o Sr. Lotermann imediatamente vestiu a camiseta sobre a sua camisa:

Aí o Sr. Lotermann se levantou novamente para que fosse fotografado já com a frase “Eu Amo Fusca” em seu peito:

Com isso, por um feliz golpe do destino, o slogan “Eu Amo Fusca” acabou em Bad Camberg com uma pessoa que personificava o AMOR pelo Fusca e seus derivados, o saudoso Sr. Heinz Willi Lottermann.
Sim, é disto que se trata o Dia Mundial do VW Fusca, como seu nome diz é um evento de abrangência mundial, como foi a transmissão da música “All You Need is Love” pela BBC em 1967. E é um evento que gira em torno do amor que milhões de pessoas pelo mundo têm pelo VW Fusca, que foi personificado pelo Sr. Lottermann e por sua incrível contribuição para a preservação dos VW Veteranos em nível mundial.
Mas como foi criado o Dia Mundial do Fusca e por quem?
Em 1991, tive a oportunidade de participar do 4º Encontro Internacional de VW Fuscas Veteranos do Fusca de Bad Camberg, na época como representante do Clube do Fusca do Brasil, o qual eu presidia.
Na foto que segue eu estou na entrada do campo de futebol no qual o evento daquele ano ocorreu, tanto que se pode ver alguns VW Fuscas nele. À esquerda da foto a minha “malinha de brindes” que eu levei para distribuir para o pessoal.

Já quando eu telefonei para o Sr. Lottermann para falar do evento, fui convidado por ele para dizer algumas palavras aos participantes do encontro durante o jantar de confraternização. Isto já me alertou e eu me preparei levando uma pequena bandeira do Brasil e já fui pensando no que falar.
Lembrando que no Brasil nós tínhamos o bem-sucedido exemplo do Dia Nacional do Fusca, na criação do qual eu tinha participado.
A foto abaixo mostra uma pequena parte dos carros que participaram do Dia Nacional do Fusca realizado em 16 de janeiro de 1994 no Autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo:

E esse foi o nosso primeiro recorde no Guinness Book…

Batemos esse recorde em 1º de maio de 1995 com 2.728 carros!!!
Eu havia preparado um discurso e apresentei para discussão a criação de um Dia Mundial do Fusca, seguindo o exemplo brasileiro do Dia Nacional do VW Fusca, e essa ideia foi aceita por aclamação pelos representantes dos cinco continentes que compareceram à confraternização daquela noite. Fotos desta participação já foram apresentadas anteriormente.

A história de trabalho a seguir foi feita na época em que ainda não havia Internet, portanto os contatos entre as partes eram feitos pelo correio convencional.
A plataforma de comunicação usada para harmonizar as definições entre os clubes internacionais foi o boletim do Fusca Clube do Brasil chamado “A BANANINHA”, que eu estava redigindo em dois idiomas, português e inglês. [NE: Bananinha é o apelido do semáforo direcional que equipava os VW Fusca mais antigos]

Estes boletins eram enviados a muitos clubes de diversos países e o canal de comunicação foi o editorial em inglês – “Some words to our friends abroad” – Algumas palavras para nossos amigos do estrangeiro que tratava dos aspectos da definição do “World Wide VW Beetle Day”.
O aspecto importante a ser definido era a data do evento
Eu recebi várias sugestões de várias partes do mundo sobre a data para o Dia Mundial do Fusca, muitas delas conflitantes. Foi necessário fazer concessões e observar alguns critérios de escolha.
Um deles era de natureza climática. Por esse critério, ficou claro que a época adequada teria de evitar o rigoroso inverno europeu.
Ao cruzar esses dois critérios, chegamos à data de 22 de junho. Nessa data do ano de 1934, o contrato para o desenvolvimento do Fusca foi assinado entre a Empresa de Ferdinand Porsche e a Federação da Indústria Automobilística Alemã.
Bingo! Foi a escolha climática ideal: verão no hemisfério norte (e o clima é agradável no hemisfério sul) e é um importante fato histórico — o início real do projeto do VW Fusca como o conhecemos hoje em dia.
Outros detalhes podem ser vistos na Declaração de Bad Camberg (que será apresentada a seguir), que foi autenticada com as seguintes assinaturas:
-Dr. Bernd Wiersch, na época curador do Museu do Automóvel da Volkswagen — como representante da Volkswagen mundial,
-Sr. Heinz Willi Lottermann, grande colecionador de Fuscas veteranos e criador dos eventos de Bad Camberg — como representante dos Fuscamaniacos mundiais, e
-Alexander Gromow, como criador do World Wide VW Beetle Day, na época presidente do Clube do Fusca do Brasil.
Declaração de Bad Camberg
22 de Junho- DIA MUNDIAL DO FUSCA
A partir de 1995, todos os dias 22 de junho seguintes passarão a ser o “DIA MUNDIAL DO FUSCA”, uma data para se comemorar este querido, simpático e útil carro.
Por que o dia 22 de junho? Sim, pois nesta data, no ano de 1934, foi assinado o contrato entre a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã e o Dr. Ferdinand Porsche. Segundo este contrato a Eng. h.c. Ferdinand Porsche GmbH deveria desenvolver o Volkswagen e apresentar o primeiro protótipo em 10 meses a partir desta data. Foi o dia que deu início à vitoriosa saga do FUSCA, o dia em que tudo começou. Como será uma data mundial, a mesma deve levar em consideração as condições climáticas da Terra. O clima de junho é conveniente no hemisfério norte e é agradável na maior parte do hemisfério sul. Isto fala a favor do dia 22 de junho.
O que se pretende com esta data? Ter um dia de referência para comemorar o carro mais vendido do mundo, o carro que foi eleito o Carro do Século e o carro que foi eleito por seus milhões de admiradores para ser o seu objeto de estimação. Por que este dia está sendo lançado no 5o Encontro Internacional de VW Antigos de Bad Camberg? Todos que comparecem a este evento e todos que, mesmo não comparecendo, tomam conhecimento do mesmo, sabem da sua importância no cenário mundial dos admiradores do FUSCA. É sem dúvida alguma um dos expoentes mundiais no que se refere a Volkswagens antigos e especiais. Participam nele fãs do FUSCA de todo o mundo. Revistas dos quatro cantos da terra publicam artigos sobre este evento. Todos estes fatores indicam o evento de Bad Camberg como cenário ideal para o lançamento do “DIA MUNDIAL DO FUSCA”!
Esta não será uma data formal. Não necessitará da homologação das autoridades. Será sim um dia de recordação para lembrar a todos sobre o carro que é a razão de ser de nosso hobby. A sua aprovação e apoio são suficientes para tornar este dia uma realidade.
Documento distribuído em Bad Camberg, Alemanha, no dia 24 de junho de 1995. Alexander Gromow não é mais presidente do Fusca Clube do Brasil.

Há traduções da Declaração de Bad Camberg em vários idiomas. alemão, espanhol, francês, grego por Dimitrius Tissanos, versão original em português do Brasil, chinês por Andrew NG, japonês pelo falecido Ken-Kool A – Onodera.
Essa data também é comemorada, de uma maneira individual, como o “Drive your VW Beetle to Work Day” – Dia de levar seu Fusca para o trabalho (no caso de a data cair em um dia útil), seguindo uma sugestão da revista Volkswagen Trends, dos EUA.


Sejam de que tamanho forem, todas as comemorações são válidas, pois o importante é que esta comemoração motiva os donos de VW Fuscas a manterem seus carros da melhor forma possível. Certamente há comemorações gigantescas também como a da foto abaixo realizada em Queretaro no México, organizada pelo KdF Volks Club com a participação de quinze clubes:

O importante agora, depois de 30 anos, é manter essa data ativa no futuro; e é aí que sua participação em sua própria comemoração assume um valor importante para a consolidação contínua do Dia Mundial do Fusca nos próximos anos.

É uma honra para mim ver o Dia Mundial do Fusca sendo comemorado nos cinco continentes!
Aqui estão alguns exemplos de lugares na Terra onde o Dia Mundial foi comemorado; na verdade, deve haver muitos outros sobre os quais ainda não temos informações.

E chamo sua atenção para as ilhas: Havaí – Oceano Pacífico, Açores, Madeira – Oceano Atlântico e Ilhas Maurício – Oceano Índico. Essas ilhas têm espaço suficiente para ter Fuscas e para ter admiradores de Fuscas comemorando o Dia Mundial. E não são só estas ilhas que possuem clubes de Fusca, há mais!
Por isso, eu gostaria de parabenizar a todos pelo dia 22 de junho vindouro e compartilhar com vocês a alegria de ter sido o mentor e ter efetivamente lançado o Dia Mundial do Fusca, que agora pertence a todos que comemoram essa data.
Segue o logotipo atual do Dia Mundial do VW Fusca, que sucedeu ao logotipo de comemoração dos 20 anos da data, seguindo, em linhas gerais, o seu padrão:

AG
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.