A General Motors e a Honda anunciaram no começo desta semana plano conjunto para produzir veículos elétricos de menor preço, em contraponto aos elevados preços atuais, a partir de 2027. Para isso será utilizada uma nova plataforma global e a nova geração de bateria, a Ultium (foto de abertura).
A ideia da parceria é produzir milhões de carros elétricos a bateria (BEV) de baixo preço, incluindo crossovers compactos, segundo os respectivos executivos. Carros elétricos mais acessíveis são fundamentais para a popularização das novas tecnologias, uma vez que embora os carros elétricos cresçam em aceitação, seus preços ainda são altos. As duas fabricantes planejam produzir BEVs que custarão menos de US$ 30 mil (R$ 141 mil na conversão direta).
Não foram divulgados os termos financeiros da nova parceria que resultará em veículos das duas marcas.
A GM e a Honda estão trabalhando no desenvolvimento de baterias de nova geração, inclusive as de estado sólido. Elas serão mais leves, terão maior densidade de energia e proporcionarão mais alcance, tudo por preço menor do que os carros elétricos a bateria de íons de lítio atuais.
A GM almeja ser capaz de produzir dois milhões da carros por ano no mundo todo a partir de 2025. A Honda, líder em carros de baixo consumo, tem focado nos híbridos, mas está se reprogramando para fabricar mais carros elétricos a bateria.
A nova parceria estreita os laços entre as duas empresas com relação a veículos elétricos e autônomos. A Honda já investiu 750 milhões de dólares na Cruise, a unidade de carros autônomos com participação majoritária da GM, e esta já produziu dois carros elétricos para a Honda como ano-modelo 2024. Ambas fabricantes têm trabalhado conjuntamente em módulos de baterias e veículos a célula a combustível.
A Honda continua a desenvolver sua própria tecnologia de carros elétricos e começará a produzi-los depois que os dois carros produzidos para ela pela GM começarem a ser vendidos em 2024, disse à imprensa Richard Schostek vice-presidente executivo de operações corporativas da American Honda.
BS
Nota: matéria extraída do site de economia CNBC (cnbc.com)