Minha matéria nesta semana sobre a importância de saber lidar com uma falha hidráulica nos freios levou-me a falar de um assunto correlato, a igualmente importante familiarização com o veículo para que sua operação seja a mais segura possível.
Estar familiarizado com o carro envolve muitos aspectos. Isso é importante ao dirigir um carro pela primeira vez, dirigir um da família que não seja o seu, e fundamental para quem testa automóveis com o Gerson Borini e eu.
Isso porque o ato de dirigir é automático, como eu já disse aqui a respeito das trocas de marchas nos câmbios manuais, daí ser útil estar familiarizado com carro. Quanto mais, melhor.
Desde o tempo do Best Cars, na minha coluna semanal “Do banco do motorista”, defendo padronização dos comandos do carro tal como é feito nos aviões., onde até a forma dos dos comandos, e sua localização no painel, são padronizadas para que seja desnecessário olhar para eles para operá-los. A alavanca do trem de pouso, por exemplo, a manopla tem forma de roda (foto abaixo) de modo a poder ser identificada pelo tato.
Em todo carro que nunca dirigi ou que não dirijo há algum tempo verifico alguns detalhes da operação do veículo e procuro memorizá-los. Interruptor de luzes, de destravamento de portas, controle do ar-condicionado, ajuste dos espelhos. Até o acionamento um-toque do limpador de para-brisa, se para cima ou para baixo (minha preferência). Observar onde fica o conta–giros, se na esquerda ou direita
A familiarização abrange tudo o que está à sua frente. Se o controle d volume do áudio é por botão físico ou via tela do multimídia; se o velocímetro tem repetidora digital.
Um cuidado importante é observar os pedais. Nos primeiros BMW Série 3, dos anos 1990, eram muito deslocados para a esquerda devido ao grande volume do túnel do câmbio, podendo-se procurar podal de freio e encontrar o acelerador. Notei que na geração seguinte isso foi corrigido, até contei isso num teste.,
Nos primeiros quilômetros deve-se dirigir com atenção redobrada, em especial sentir a modulação do freio. No a primeira oportunidade de pegar um rodovia sinuosa, preste atenção na resposta de direção. E no primeiro percurso em autoestrada comece com 100 km/h e se você se sentir à vontade vá ao limite “sem multa” de 129 km/h.
Quando o freio de estacionamento for a pedal, como no Corolla Cross, com o carro parado acione-os várias vezes para conhecer seu funcionamento. como aplicar esse freio e soltá-lo, pois o pé esquerdo precisa levantar bastante.
Assim que puder, leia o manual do carro, todas as informações nele contidas são importantes. Até como abrir o capô. A leitura do manual faz parte do processo de familiarização. Ali pode-se saber, por exemplo, como ativar o farol alto automático e como ajustar a intensidade da iluminação dos instrumentos.
Nos carros híbridos e elétricos é bom conhecer de antemão as intensidades da regeneração para aproveitá-la ao máximo.
Meu conselho final é: interesse-se pelo seu carro. Quem tem interesse aprende mais.
BS
A coluna “O editor-chefe fala” é de exclusiva responsabilidade do seu autor;
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