• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AG

“QUER ANDAR NA JABIRACA?”

identicon por Alexander Gromow
10/10/2016
em AG, Falando de Fusca & Afins, Outros

O título da coluna de hoje tem a ver com um causo — inédito — enviado pelo leitor do AE e da coluna “Falando de Fusca & Afins”,  Thyago Szoke, que mostra no que o amor de um menino pela Kombi pode resultar.


 

“Quer andar na jabiraca?”

Por Thyago Szoke

“Seu” Francis é o vizinho de frente da casa de veraneio dos meus avós, na Praia Grande, município da região metropolitana da Baixada Santista. Um senhor alto e forte, de voz pausada, mas firme, e enorme simpatia. Mas o que ele está fazendo nesta história?

Explico: ele, a esposa e três filhos são vizinhos dos meus avós desde a construção da sua casa, em 1981. Patriarca de uma família muito boa, educada e solícita, como aquelas de antigamente, era companhia para horas de conversa com meu avô.

Sempre fui fã, desde pequeno, de ouvir conversa dos adultos. Gostava da companhia e das histórias contadas, mesmo que censuradas em muitos aspectos. Não dispensava uma boa brincadeira com crianças da minha idade, mas quando havia uma roda batendo papo… lá estava eu, como ouvinte. E era um prazer ouvir o “seu” Francis, morador do ABC paulista, região tão importante na história da indústria automobilística brasileira.

Me recordo de quando estávamos na casa de praia e eu ouvia ao fundo aquele inconfundível ronco do motor 1600 “a ar”. Era o “seu” Francis chegando! Eu ia até o muro só para vê-lo encostar sua Kombi cabine-dupla 1982 branca na garagem (foto acima). Ela possuía uma capota de lona que cobria toda a caçamba e facilitava o transporte de bagagem sem molhá-la muito quando chovia.

Aquela Kombi me fascinava. O ronco dela, quando ligada, era inconfundível — aquele timbre mais agudo, típico dos 1600 pré-catalisador, é algo que me vem à memória imediatamente quando escuto um motor desses ligado: é aquela Kombi que dá a partida nos meus pensamentos.

Eu sempre torcia para ele deixá-la estacionada na frente de casa, pois era um motivo para eu fuçá-la em detalhes: olhava cada risquinho de sua pintura, cada serigrafia dos vidros, cada emblema VW gravado nas peças. Me fascinava! E, ao mesmo tempo, me dava uma enorme vontade de descobrir como era andar numa Kombi.

Como um garoto tímido nos meus 7 ou 8 anos, morria de vergonha de pedir para ele me levar para dar uma volta. Mas a admiração por Kombi era mais forte, o que me fez juntar todas as minhas forças e pedir, um dia que estava com meu avô na calçada do “seu” Francis, quando conversavam. De bate-pronto, ele respondeu:

— Dar uma volta na Jabiraca? Ah, uma hora dessas eu te levo!

Pronto. Foi o suficiente para eu não conseguir dormir à noite à espera do momento que ele tiraria a Kombi da garagem. E assim foi, dia após dia, até que ouvi o motor dela ligado. Pensei: “É agora! ” e corri para o muro de casa. Decepção: “seu” Francis iria resolver alguns assuntos “de adultos” na prefeitura e eu não iria andar na Kombi.

Confesso que fiquei absolutamente decepcionado. E tenho total ciência de que ninguém ali conseguia me compreender, uma criança que em vez de ficar querendo pôsteres de carros importados nas paredes do quarto, desenhava Kombis. Novamente, o que eu mais ouvia era coisas como “que besteira, tanto carro legal por aí e você interessado em Kombi! ”, ou “depois vamos até à avenida para você ver o carro importado do vizinho”, e por aí vai.

Horas se passaram e eu, absorto em meus pensamentos, ainda lutava para deixar a chateação de lado e voltar para minhas brincadeiras com carrinhos. Até que ouvi a Kombi do “seu” Francis vindo pela rua (eu a reconhecia a distância) e não dei bola, preferi ignorá-la, como que uma punição psicológica àquela que me renegou.

Eu estava na varanda, com meu pai, que estava fazendo palavras cruzadas dado uma  mudança de tempo na praia que trouxe um frio considerável e garoa fina. Por algum motivo, olhei na direção da rua e vi a Kombi passando reto pela nossa casa. Me amaldiçoei outra vez por lembrar da minha tristeza e, quando olhei novamente para meus carrinhos no chão, a Kombi voltou após manobrar na esquina e parou em frente de casa. “Seu” Francis, cabelos grisalhos encaracolados, com a cabeça para fora da janela, olhou para mim ao mesmo tempo e disse: “Quer andar na jabiraca? ”

Não havia carro esportivo que cobrisse a distância da varanda da minha casa até à Kombi em menos tempo do que eu fiz naquela manhã de 1991. Lembro que um nervosismo tão forte tomou conta do meu corpo que eu tremia e meu pai trouxe um casaco para mim achando que eu estava com frio. Ele quis ir junto e lá fomos nós.

Lembro de, finalmente, entrar naquela Kombi, que tanto namorei de vidros fechados e portas trancadas. O cheiro característico dos VW a ar estava lá: só quem tem um é que sabe qual é. Fiquei impressionado com o espaço, mesmo indo sentado no meio.

O banco já havia sido refeito, era forrado com um tecido preto simples, mas confortável. Olhei para o banco traseiro e vi que o mesmo era original, de courvim. No mais, tudo original, incluindo a iluminação no centro do teto, característica das cabine-dupla. Achava curiosíssimo a traseira ter apenas uma porta, do lado do passageiro, um veículo legitimamente três-portas (Veloster quem?). Procurei me recompor e aproveitar ao máximo aquele momento.

Ele saiu com a Kombi com suavidade, acelerando pouco, mas o suficiente para eu ouvir aquele tão característico ronco médio para agudo, enquanto o banco de molas me fazia saltar a cada solavanco da rua, pavimentada com bloquetes sextavados de cimento. Foi até à avenida e entrou à direita, ganhando o asfalto e uma condução refinada, que na minha concepção não devia nada ao Del Rey 1987 que meu pai tinha à época. Embora estivesse um pouco frio e garoando, havia muita gente nas ruas, o que evitou que ele passasse de 40 km/h — o que achei ótimo, pois meu passeio não iria acabar tão rápido.

A primeira surpresa que tive e, confesso, achei muito estranho, foi quando passamos por uma lombada. Acostumado com carros comuns, esperava que a frente subisse e, logo depois, eu subisse. Porém, por estar sentado diretamente sobre o eixo dianteiro, quem subiu fui eu, e sendo uma lombada razoavelmente alta, vi o chão se aproximando de mim na descida. Até hoje acho um dos aspectos mais fascinantes da Kombi, essa localização do banco dianteiro.

Após oito quadras, ele manobrou e voltou. Vim olhando cada textura do painel, sentindo cada molejo do banco e da suspensão, aquele ronco inconfundível, mas distante pelo motor estar num compartimento separado da cabine. Parou em frente de casa, agradeci muito o passeio e pensei: preciso ter uma Kombi!

Sabe aquele amor platônico, que você vê passar na rua e fica com vergonha quando olha de volta para você? Pois esse amor platônico não só me olhou de volta, como me deu um abraço, e me levou para um passeio de mãos dadas.

Agora, eu precisaria de um plano para conseguir uma Kombi para mim. Quanto tempo mesmo faltava para o Natal?


 

ag-49a-foto-01
Thyago em uma Kombi “Corijinha” em evento de 2014 em Interlagos

Nosso leitor aqui no AUTOentusiastas, Thyago Szoke, 34 anos, é paulistano,  respira automóveis praticamente desde que nasceu, tamanho é seu fascínio por este meio de transporte. Autodidata, estuda há décadas o mercado automobilístico brasileiro e mundial; antigomobilista assumido, tem na Kombi sua verdadeira paixão, sem deixar de lado a admiração por outros carros, antigos e novos. Desde 2005 preside o Santana Fahrer Club, entidade sem fins lucrativos que reúne aficionados pelo saudoso carro de luxo da Volkswagen que fez muito sucesso nos anos 1980 e 1990.

Este é mais um interessante capítulo relatando este intrigante relacionamento entre homem e “máquina”, onde as aspas na “máquina” são para indicar que em muitos casos, para seus donos, ela tem vida a tal ponto que vários fãs destes carros relatam que falam com seus carros, e outros dizem que, da alguma maneira, eles respondem…

AG

A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

LOCKHEED SR-71 BLACKBIRD, EXATOS 17 ANOS DEPOIS

Próximo

SUGESTÕES PARA O NOVO PREFEITO DE SÃO PAULO

identicon

Alexander Gromow

Alemão, engenheiro eletricista. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor dos livros "Eu amo Fusca" e "Eu amo Fusca II". É autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Além da coluna Falando de Fusca & Afins no AE também tem a coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar. Mantém o site Arte & Fusca. É ativista na preservação de veículos históricos, em particular do VW Fusca, de sua história e das histórias em torno destes carros. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Próximo

SUGESTÕES PARA O NOVO PREFEITO DE SÃO PAULO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Volkswagen

UMA KOMBI T1 COM 4 EIXOS, 10 RODAS E DUAS LAGARTAS

14/08/2022

DBR22: CONCEITO DA ASTON MARTIN INSPIRA-SE NOS ANOS 60

15/08/2022
Fotos: divulgação

MEYERS MANX: O RETORNO DO PRIMEIRO BUGUE, AGORA ELÉTRICO

15/08/2022
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

14/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Volkswagen

UMA KOMBI T1 COM 4 EIXOS, 10 RODAS E DUAS LAGARTAS

14/08/2022

DBR22: CONCEITO DA ASTON MARTIN INSPIRA-SE NOS ANOS 60

15/08/2022
Fotos: divulgação

MEYERS MANX: O RETORNO DO PRIMEIRO BUGUE, AGORA ELÉTRICO

15/08/2022
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

14/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In