• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AE

COMEMORANDO OS 40 ANOS DO 147 A ÁLCOOL – POR MÁRIO PINHEIRO

MINHA CONTRIBUIÇÃO, JÁ QUE CORRI COM UM

identicon por Autoentusiastas
13/07/2019
em AE, Carros dos Leitores
Foto: Sydnei Fotos

Foto: Sydnei Fotos





Inicialmente, cumprimento a FCA/Fiat e parabenizo-a e os diretamente envolvidos na iniciativa de preservação desse pioneirismo e trabalho de Engenharia 40 anos atrás.

Parabéns também pelo evento e matérias jornalísticas.

Creio que vocês  tenham muitas histórias a respeito. Mas permitam-me adicionar a minha relacionada ao 147 das fotos, com o qual tive bons momentos em Interlagos na Copa Fiat 147.

Azul Notte com amarelo, como nos Fiat Mirafiori de rali (Foto: José Valdoberto Leão)

Fabricação 1976, o monobloco tinha uma porção de zeros antes dos números da dezena. Cor, azul Notte (original) com amarelo em alusão ao Mirafiori de rali na Europa.

O motor, ah, o motor!

Pelas informações da época, os primeiros 1050 como este eram italianos. Vinham prontos na caixa para serem instalados nos primeiros carros saídos de Betim.

O bom e confiável motor “Lampredi” de 1.048,8 cm³ ainda italiano (Foto: José Valdoberto Leão))

Este foi convertido para álcool para participar das corridas (1982, álcool era obrigatório).

O fato é que era fácil “desbielar”, pois os pistões eram cabeça chata. Qualquer erro ao rebaixar o cabeçote ou acerto do ponto de ignição teria consequências desagradáveis, mas este sobreviveu sem arranhões ou quebras.

Tinha bom torque e era bem linear e progressivo, mesmo com o comando mais “bravo”. Melhor que isso, só mesmo o 1300 da Copa Fiat.

Subindo a Reta Oposta, depois vinha a incrível Curva do Sol (Foto: José Valdoberto Leão)

A suspensão era bem firme, rígida mesmo, e dava a ele um “chão” ótimo a ponto de cutucar os Opalas no miolo de Interlagos (circuito antigo).

Dava uns sustos de vez em quando por causa da balestra (feixe de molas transversal, na traseira) de Panorama. Arisco, mas competente.

Saudade boa!

“Matava” aulas de Resistência dos Materiais e Termodinâmica (Vixe! Credo!) para trabalhar nos carros da equipe Sul Fiat, uma oficina especializada em Fiat; treinos, boxes.

Rasgando a Reta dos Boxes, trecho está igual até hoje (Foto: José Valdoberto Leão)

Foi meu estágio de Engenharia durante a Faculdade e me rendeu ótima experiência para a carreira.

Grande abraço a todos!

Mário Pinheiro
São Pedro  – SP

(Atualizado em 16/07/’19 às 11h10, correção do crédito das fotos)







Próximo
Foto: autopapo.com.br

DE OLHO (BEM) ABERTO ATÉ NA COMPRA DO CARRO NOVO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17