• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Divulgação Renault

    CONHECENDO O KWID ELÉTRICO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Divulgação Renault

    CONHECENDO O KWID ELÉTRICO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

MOBILIDADE: SERÁ O FIM DO AUTOMÓVEL? ACHO QUE NÃO

A ONDA DO TERMO "MOBILIDADE" ESTÁ PASSANDO UM POUCO DOS LIMITES

identicon por Milton Belli
10/11/2019
em Destaques, MB, Opinião
Foto: dci

Foto: dci



Conheça a loja de miniaturas do Milton Belli



Não se fala em outra coisa a não ser em “mobilidade” quando o assunto é deslocamento de pessoas. Desde que conhecemos os aplicativos do tipo do Uber, onde o usuário utiliza seu celular para chamar um motorista que vai leva-lo de A até B, os sensacionalistas anunciam o fim da indústria automobilística.

Por definição direta do dicionário, mobilidade é: característica do que é móvel ou do que obedece às leis do movimento. Qualquer forma de locomoção é mobilidade. Andar a pé, andar de trem, andar de camelo, e até mesmo andar de carro, tudo é uma opção de mobilidade. Ou seja, nada mais do que um nome chique para algo trivial.

Nos últimos anos, a tal da mobilidade vem sendo tratada como a salvação milagrosa da humanidade para nos livrarmos do mal que o automóvel vem causando ao mundo. A salvação vem na forma de patinetes elétricos, bicicletas compartilhadas e, vejam só, carros compartilhados.

O grande atrativo da mobilidade por aplicativos de celular é o baixo custo e a facilidade de utilização. Não há como negar que chamar um Uber para ir ao teatro ou a um show musical é bem prático e de custo competitivo. Não se preocupar com lugar para estacionar ou mesmo poder beber uma cerveja sem ter que pensar na lei seca, é muito prático. O mesmo vale para os patinetes, no caso de pessoas que circulam por trajetos curtos e conhecidos.

São formas diferentes de locomoção, muito válidas, mas o problema é a generalização de que o carro vai acabar e as fabricantes de automóveis vão todas falir. Acho isso um pouco furado, por um simples fato que muitas vezes as pessoas não lembram: quando você chama um Uber, nada mais é do que usar o carro de outra pessoa, mas ainda é um carro.

(Vamos usar o termo “Uber” para simplificar a nossa referência, quando nos referimos aos aplicativos de transporte, que pode ser o próprio Uber, ou qualquer outro onde você paga por um serviço tipo táxi, ou mesmo um carro alugado.)

Não há dúvida que o mercado está mudando e que as fabricantes de automóveis precisam se adaptar ao novo cenário. É uma realidade que muitas pessoas estão deixando de comprar um carro para usar um serviço como o Uber, porém, não podemos esquecer que, para se andar de Uber, alguém vai ter que ter um carro. Pode ser que seja de propriedade do motorista, ou pode ser que seja de uma empresa de transportes, mas no fim das contas alguém vai ter que ter um carro para o outro usar.

E, ainda mais, a cada pessoa que deixa de ter um carro para usar um aplicativo, outro vai ter que ter um disponível para a primeira usar. Há opções de compartilhamento, muitos usam o mesmo carro e não é uma proporção de 1:1. Sim, mas generalizando, quanto mais gente usar um Uber, mais Ubers terão que estar rodando para atender a demanda.

Imagine o cenário em que, pela manhã, todos os moradores de um bairro satélite devem se deslocar para o centro da cidade para trabalhar, e fazem isso com seus carros particulares. Se todos estes moradores resolverem ir de Uber, será necessário praticamente a mesma quantidade de carros para suprir a demanda destas pessoas. Ou seja, a quantidade de carros rodando vai ser muito parecida no fim das contas.

A indústria precisa de adaptar sim para o novo cenário do transporte de pessoas, e aos poucos, também o transporte de carga, uma vez que já estão sendo usados aplicativos de frete, onde um caminhão compartilhado é usado para fazer os carretos.

A mudança mais nítida hoje é a eletrificação do automóvel, talvez ainda um pouco obscura em sua real efetividade quanto à poluição e meio ambiente, e o estudo dos carros autônomos, este, ao meu ver, ainda um pouco distante da realidade de ser um meio de transporte corriqueiro, por vários motivos que podemos discutir em um outra matéria.

Depois da eletrificação, os fabricantes terão que mudar a forma como vendem seus carros. É provável que o mercado para o consumidor final seja cada vez menor sim, mas como a demanda por carros não vai deixar de existir tão cedo, pois as pessoas continuarão indo de A para B, o novo consumidor vai se tornar o motorista tipo Uber, ou uma empresa que concentre e contrate Ubers, ou mesmo os próprios fabricantes de automóveis que podem fabricar os carros e disponibilizar seus próprios serviços de Uber.

A própria Uber chegou no Brasil em 2014 e já conta com mais de 22 milhões de usuários e mais de 650 mil motoristas cadastrados. É inegável o quanto ela tem participação consistente no mercado do transporte de pessoas. E isso falando só na Uber, sem contar os outros aplicativos similares.

De qualquer forma, alguém vai ter que ter carros disponíveis para outros apenas pagarem pelo serviço de transporte, ou mesmo alugar um carro, e cada vez mais que existirem mais consumidores deste serviço, maior será a demanda e a necessidade de disponibilidade de carros. Só vão trocar de dono.

Outra solução para a mobilidade seria o transporte público, mas sabemos que por diversas questões, este é um problema de décadas e não há nenhuma luz no fim do túnel, especialmente no Brasil.

Acredito que, de uma forma ou outra, o automóvel não será extinto como muitos mensageiros do apocalipse pregam por aí. A forma como “consumimos” automóveis vai mudar, mas eles estarão por aí, rodando para todos os lados, até que alguém consiga inventar algo melhor, como um teletransporte ou um veículo voador individual.

Um pequeno detalhe que entendo que ainda vai mandar o automóvel vivo é a questão da liberdade que ele proporciona. Não depender de ninguém ou de aplicativo algum para se locomover ainda é muito forte para a maioria das pessoas. Henry Ford, ao popularizar o automóvel para o mundo, ajudou a consolidar a base para a liberdade proporcionada pelo carro particular, a facilidade do livre ir e vir sem depender de ninguém.

O carro esporte vai sobreviver, de um jeito ou de outro (Foto: Carzoom)

Além de tudo isso, ainda há o uso do automóvel como uma forma de prazer. Dirigir por prazer. Dirigir para se divertir. Isso, nenhum aplicativo vai substituir, nunca. E esse mercado vai continuar, mesmo que restrito para poucos no futuro, mas sempre existirá enquanto houver entusiastas. E não vai demorar muito para os fabricantes perceberem que, quando o mercado estiver saturado dos carros compartilhados, autônomos e dos Ubers, o carro particular vai voltar como a opção clara e inquestionável da maior expressão de liberdade individual entre todas.

MB





Tags: AutomóvelfuturoMBmobilidadeUber
Anterior

FORD EDGE ST EM "OS ESPECIALISTAS"

Próximo

ELE GOSTARIA MUITO DE TER SIDO “O” VOLKSWAGEN – PARTE 2

identicon

Milton Belli

Engenheiro mecânico automobilístico formado pela FEI, onde participou de diversos projetos de protótipos de competições estudantis e criação de carros conceito, já foi engenheiro chefe na Lobini Automóveis, engenheiro de chassi da Ford Caminhões e atualmente trabalha na engenharia de um dos grandes fabricantes alemães de veículos pesados. Adora competições e aspectos técnicos de carros de corrida, temas principais de suas postagens. Também é automodelista e colecionador de miniaturas.

Próximo
Foto Site Auto Motor und Sport)

ELE GOSTARIA MUITO DE TER SIDO “O” VOLKSWAGEN – PARTE 2

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES VISION AMG PROPÕE 4-PORTAS ESPORTIVO E ELÉTRICO

20/05/2022
Foto: autoexpress.co.uk

NOVAS NORMAS PARA CARREGAMENTO INTELIGENTE DE BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS NO REINO UNIDO

20/05/2022
Fotos: divulgação  BMW

BMW M4 GANHA 40 cv E PERDE 110 kg EM VERSÃO CSL

20/05/2022
Foto ilustrativa: acidadeon.com

E “ROUBARAM” O JEEP DO CAPITÃO DOS PORTOS

19/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES VISION AMG PROPÕE 4-PORTAS ESPORTIVO E ELÉTRICO

20/05/2022
Foto: autoexpress.co.uk

NOVAS NORMAS PARA CARREGAMENTO INTELIGENTE DE BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS NO REINO UNIDO

20/05/2022
Fotos: divulgação  BMW

BMW M4 GANHA 40 cv E PERDE 110 kg EM VERSÃO CSL

20/05/2022
Foto ilustrativa: acidadeon.com

E “ROUBARAM” O JEEP DO CAPITÃO DOS PORTOS

19/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In