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Home BS

DODGE//SRT LANÇA NOS EUA O SUVE MAIS POTENTE DA HISTÓRIA: DURANGO SRT HELLCAT

identicon por Bob Sharp
09/07/2020
em BS, Lançamentos, Notícias
Fotos: divulgação Dodge//SRT

Fotos: divulgação Dodge//SRT







Notícia FCA

Com a nova  versão SRT Hellcat, o suve Dodge Durango forma agora um trio de respeito associado aos sedãs Challenger e Charger, e se torna o suve mais potente até hoje. Seu motor é o HEMI Hellcat V-8 a 90º de 6.166 cm³, supercarregado a 0,8 bar por compressor de deslocamento, que entrega 717 cv a 6.000 rpm e 89,2 m·kgf a 4.800 rpm  O motor, típico dos V-8 americanos, é de configuração OHV (overhead valves, válvulas no cabeçote), o comando de válvulas de fase variável é no bloco, e os cabeçotes de duas válvulas por cilindro são de alumínio.

O compressor de 2,8 litros tem relação de acionamento 2,36:1 e chega a girar a 14.600 rpm. Sua lubrificação é selada vida-toda com o uso de óleo sintético premium

O motor é acoplado ao câmbio automático epicíclico TorqueFlite 8HP95 de oito marchas e a tração é integral, sem reduzida, com bloqueio eletrônico do diferencial traseiro.

Se os motores HEMI são brilhantes, com compressor o resultado na poderia sr outro: 116.3 cv de potência específica

Com tudo isso sob o capô o suve acelera de 0 a 96,5 km/h (60 milhas por hora) em 3,5 segundos, percorre o quarto de milha (402 metros) saindo da imobilidade em 11,5 s, e pode alcançar velocidade máxima de 290 km/h.

Na informação da FCA na consta o peso em ordem de marcha do SRT Hellcat, mas não deve fugir muito dos 2.505 kg do SRT 6.4 litros de aspiração atmosférica. Portanto, considerando este peso a relação peso-potência deste Hellcat é de 3,5 kg/cv.

A Dodge produzirá o Durango SRT Hellcat apenas como ano-modelo 2021, com planejamento de 2.000 unidades. Assim como no restante da linha do suve, há o design externo mais ousado, novo interior com a cabine inspirada no Challenger, mais focada no motorista, conectividade Uconnect 5 que é cinco vezes mais rápido que as versões anteriores, com a maior tela tátil disponível na categoria — 10,1 polegadas — e mais desempenho do que nunca.

No “posto de trabalho” o bem-vindo conta´giros central à Porsche

Nenhum outro suve no mundo pode rebocar ou transportar mais e mesmo assim  ter um tempo de quarto de milha mais rápido que o Durango SRT Hellcat: É a maior capacidade de reboque entre suves de três fileiras de bancos: 3.946 kg. As concessionárias Dodge//SRT dos Estados Unidos abrirão os pedidos do Durango SRT Hellcat a partir de outubro e as primeiras unidades deverão chegar no início de 2021, quando se saberá seu preço.

Ultrapassar os limites

As melhorias de desempenho começam com o novo design frontal, incluindo o novo defletor,  atualização do duto do radiador de óleo, e tubulação do ar de admissão para que seja captado frio. Um novo e exclusivo defletor traseiro realça o equilíbrio aerodinâmico com o novo desenho da dianteira, resultando em aumento significativo da força descendente (downforce), mais de 400% (63,5 kg a 290 km/h).

Duas saídas de escapamento com tubulação cruzada para melhor enchimento dos cilindros

Os engenheiros da SRT atualizaram o Durango SRT Hellcat para aprimorar a dirigibilidade, incluindo várias tecnologias inspiradas em corridas e freios Brembo, resultando em números de desempenho nunca antes vistos num Durango.

Comparado com o Durango de maior desempenho até então, o SRT 392, o novo Durango SRT Hellcat 2021 tem suspensão atualizada para maior conforto no modo Automático e melhor controle no modo Track, respostas mais equilibradas, maior aderência com menos subesterço (saída de frente) e mais velocidade e estabilidade nas curvas.

A direção eletroassistida do Durango SRT Hellcat conta com ajustes para gerenciar melhor o aumento da aderência, melhorando tanto o desempenho em condução rápida quanto as sensações ao volante e a facilidade de manobrar em velocidades de estacionamento. Os modos da condução — Auto, Sport, Track, Snow, Tow (rebocar), Eco e Valet (manobrista) — são selecionados na nova tela tátil de 10,1 pol., bem como os outros ajustes de condução SRT, que personalizam a experiência de dirigir controlando as configurações de câmbio, borboletas de troca de marcha, tração nas quatro rodas (AWD) e suspensão. Os pneus são Pirelli Scorpion Zero 295/45ZR20.

Freios Brembo com discos dianteiros de ø 400 mm; traseiros, também ventilados, são de ø 350 mm

Entre as tecnologias inspiradas em corridas estão dois sistemas que atuam em conjunto: o controle de arrancada, que evita a patinagem de rodas patinem, e o assistente de arrancada, que usa sensores de rotação nas rodas para detectar e mitigar o saltitar das rodas ao arrancar, que além de desagradável pode danificar os elementos da transmissão.O assistente agindo sobre o torque para restabelecer a aderência total.

O Dodge Durango SRT Hellcat 2021 também freia muito, são apenas 35,3 metros para a imobilidade vindo 96,5 km/h. O crédito é do sistema de freios Brembo de alta potência, com discos ventilados nas quatro rodas, ø 400 mm na frente e ø 350 mm, atrás. As pinças de freio dianteiras têm seis pistões e as traseiras, quatro.

Para os fãs de muscle cars familiares, o Dodge Durango 2021 apresenta novidades como design externo mais intimidante, interior com painel focado no motorista e inédita versão SRT Hellcat de 719 cv.

AE







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