A ZF Aftermarket está inovando no complexo mercado de reposição com soluções de logística para a imensa variedade de marcas e modelos de seus produtos nas prateleiras dos distribuidores, cada um com características próprias e particularidades de armazenamento. O investimento é de 15 milhões de reais, com um terço desse montante no período entre 2019 e 2021 e o restante com previsão de aplicação nos próximos quatro anos. O sistema implantado para rastreamento e controle de cargas já registra um aumento de 18% na produtividade. A ZF Aftermarket América do Sul é a primeira dentre as operações da empresa no mundo a trabalhar com esse modelo logístico avançado.
A implantação dessas tecnologias representa mais um grande passo nos planos de digitalização do Centro de Distribuição e Logística de Itu, SP (foto de abertura), que centraliza as operações de reposição das marcas Lemförder, SACHS, TRW e ZF. É uma operação logística complicada, pois reúne grande diversidade de produtos dos mais diversos portes.
O Sistema de Identificação por Rádio Frequência (RFID) permite a identificação instantânea dos itens, além do rastreamento dos produtos ao longo de toda a cadeia de reposição de peças. O sistema conta com uma solução de comunicação e identificação de curto alcance, que se baseia na fixação de etiquetas em produtos e embalagens. Essas etiquetas reagem a ondas emitidas por antenas e a partir daí é possível repassar todas as informações e dados sobre a mercadoria a uma unidade de controle.
O leitor converte o sinal de ondas de rádio do RFID para informações digitais, tornando a identificação e o rastreio totalmente automáticos. O sistema difere do código de barras comum, pois não é preciso desmontar a carga e aproximar a etiqueta ao leitor, uma vez que ela emite ondas que são captadas por antenas e receptores. Basta que o caminhão carregado passe abaixo de um portal equipado com os leitores digitais.
Outras soluções são o Controle do Inventário do Fornecedor (VMI) e a Automatização de Tarefas Repetitivas (RPA). São tecnologias que empregam inteligência artificial, gerenciadas por colaboradores especialmente treinados para alimentar o sistema com dados, observações e interações, fazendo com que a aplicação do aprendizado de máquina crie uma base histórica ampla, que permite análise precisa da evolução das demandas do mercado.
A implantação dos sistemas digitais facilita a modernização do gerenciamento de estoques dos distribuidores por meio do VMI. A solução tem como objetivo trazer o equilíbrio entre armazenagem e o consumo de produtos, entregando aos fornecedores um quadro instantâneo das vendas e dos estoques de peças das marcas da ZF Aftermarket. Essas soluções digitais elevam os padrões logísticos da ZF e de seus clientes, que compartilham os mesmos recursos de inteligência de mercado e tecnologias.
Outros itens adotados são as telas táteis no interior de todo o centro de distribuição, canetas a laser e elevadores automáticos integrados, que quadruplicam a velocidade de atendimento dos pedidos, garantindo entregas em questões de horas para os produtos disponíveis em estoque. “Somos a única empresa no Brasil a possuir cinco elevadores com este tipo de tecnologia e em funcionamento simultâneo”, destaca Everton Silva, gerente sênior do complexo de Itu.
São 40 linhas de produtos, desde enormes reversores marítimos até peças muito pequenas e simples, como frascos de fluidos para freio. Esses itens são entregues a cada dia em mais de 750 pontos em toda a América do Sul. Isso representa um volume de 150 a 200 toneladas diárias, com 15 a 20 caminhões entrando e saindo do centro de distribuição. Por mês são cinco milhões de produtos movimentados.
Em linhas gerais, com o RPA e método VMI sendo apoiados pelo RFID é possível que a partir da análise e do acompanhamento de indicadores, fornecedor e distribuidor estipulem juntos o nível de estoque mais indicado. “Essas previsões têm como base as referências da cadeia de suprimentos, como histórico de vendas, vendas atuais, tendências e até sazonalidades, como por exemplo feriados e outras variantes possíveis como aa que vivemos nesse momento por conta da pandemia. Além disso, outros benefícios desse conjunto de soluções são justamente a entrega de previsibilidade, a eliminação de falhas ou excessos cometidos na reposição de estoques e a correção de possíveis gargalos que podem gerar prejuízos aos estabelecimentos, extinguindo erros provenientes do gerenciamento manual de estoques”, finaliza Everton Silva.
AB