• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BF

“NINGUÉM TE CONTA, MAS VOCÊ PRECISA SABER”. (SERÁ?…)

A “LEGIÃO DE IMBECIS”, SEGUNDO UMBERTO ECO, CONTINUA NA ATIVA E DIVULGANDO DICAS PERIGOSAS PARA O MOTORISTA

identicon por Boris Feldman
31/07/2021
em BF, Opinião de Boris Feldman
Divulgação NGK publicada em youtube.com

Divulgação NGK publicada em youtube.com





Este é o título do vídeo “educacional” que está no “Tik Tok”. Uma dica sem nenhum embasamento técnico, nem empírico, para melhorar o desempenho do automóvel. O “tiktokeiro” encosta no posto, pede para abastecer o tanque com tantos reais de gasolina e mais alguns litros de diesel S-10.

E relaciona as inúmeras vantagens da prática. Afirma que o percentual de diesel (10 ml por litro de gasolina) aumenta a octanagem do combustível (dá uma “octanada” – diz ele), limpa os bicos injetores, reduz o consumo e se dá ao luxo de precisar valores: o carro passa a rodar 13 km com 1 litro em vez de 11 km.

Estava certo o escritor e filósofo italiano Umberto Eco (“O Nome da Rosa”, entre outros), pois disse em 2015 que “as redes sociais deram voz à legião de imbecis”. Que até então tinham sua manifestação limitada às mesas de bares e botequins, mas ganharam palanque internacional com a internet.

Notícias e informações estapafúrdias (e até dicas que podem prejudicar o carro, como esta) já circulam há anos pela web e as voltadas para motoristas estão entre as mais difundidas. Não me esqueço de uma delas — viralizou na época — que exibia a foto de uma inundação num grande pátio com dezenas de automóveis, todos com água pela janela e quase impossível de se determinar a marca.

O texto que acompanhava a imagem dizia “Onde está a imprensa corrupta brasileira que não divulga esta foto? Ela é toda vendida e não tem coragem de revelar o estoque da Volkswagen debaixo d’água no pátio de sua fábrica em São Bernardo do Campo! Claro que a fábrica vai recuperá-los e daqui a algumas semanas estarão todos à venda nas concessionárias VW do Brasil. E coitado de quem comprá-los”.

A foto era verdadeira. Mas não era nem da Volkswagen, nem no Brasil. Mas de uma fábrica na Europa.

Quais as consequências de se acreditar na dica do diesel?

O diesel, apesar de também ser um combustível para motor, tem propriedades completamente diversas da gasolina ou do álcool. Ele não tem octanas, mas cetanas.

Que bicho é esse?

A octanagem do combustível para um motor Ciclo Otto (gasolina ou gás natural, ou seja, de ignição por centelha) define quanto ele — misturado com o ar — suporta de pressão e temperatura antes que a combustão iniciada pela vela não se complete, o que resulta na combustão espontânea e repentina da mistura ar-combustível residual, o que gera temperaturas e pressões muito elevadas e potencialmente danosas ao motor, começando pelos pistões e chegando às válvulas. O fenômeno é chamado de detonação, popularmente conhecido como “batida de pino”. A foto de abertura permite ver a mistura ar-combustível residual que acabou de entrar em combustão espontânea.

Por que não falei em álcool? Combustíveis produzidos a partir de vegetais — cana-de-açúcar, milho, beterraba, batata — não têm o hidrocarboneto iso-octana, portanto não têm octanagem. Mas seu comportamento, na questão da detonação, equivale a uma gasolina de 115 octanas RON, tendo por isso elevada resistência ao fenômeno.

Na verdade, nenhum pino bate na detonação. O ruído típico que se escuta é provocado pelo choque de duas frentes de queima, a iniciada de um lado pela centelha na vela e a outra, gerada pela queima espontânea do “resto” da mistura. O nome ‘pino’ é apenas forma aportuguesada de ping, verbalização do som do ruído da detonação, descrita logo acima, em inglês. E o que se chama de onomatopeia, no caso de algo batendo. Todos conhecem onomatopeias como au-au, miau, bum, plim-plim.

O motor Diesel funciona de outro jeito. Em vez da centelha na vela, a queima do combustível se dá exclusivamente pela alta temperatura do ar quando o pistão o comprime no cilindro. Ou seja, a combustão começa no momento em que o diesel nele injetado encontra o ar superaquecido. É exatamente o que se evita no motor Ciclo Otto.

E o que define a facilidade da combustão do diesel é seu número de cetanas, ou cetanagem. Que, pode-se dizer, é o contrário da octanagem.

Então, o que pode acontecer quando se mistura diesel na gasolina? Sua octanagem despenca e são enormes as chances de ocorrer a destrutiva detonação.

Cuide-se, pois assim como esse do diesel, existem outros “milagres” na internet para aumentar desempenho e reduzir consumo e que podem danificar o motor. Querosene, naftalina, óleo 2T ou aditivo tipo booster na gasolina estão entre eles…

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Mais Boris? autopapo.com.br







Próximo
Fotos: Divulgação Mercedes-AMG

MERCEDES-AMG EM SEGUNDO LUGAR NA 24 HORAS DE SPA EM 1971

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17