• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

DOIS TRANCOS, DOIS PREJUÍZOS

identicon por Bob Sharp
15/08/2021
em BS, O editor-chefe fala
Foto: AE/Bob Sharp

Foto: AE/Bob Sharp







Trancos em qualquer mecanismo são indesejáveis, é intuitivo, daí a importância de dirigir de maneira a mais suave possível para diminuir as possibilidades de o carro ter problemas. E dirigir de modo suave independe de velocidade ou ritmo de viagem.

O que vou contar hoje tem tudo a ver com (falta de) suavidade, duas experiências familiares, uma comigo, outra com meu irmão. E que faz tempo: éramos adolescentes.

O Citroën 11

Meu tio por parte de mãe, Paulo Amaral, começou a me ensinar a dirigir quando eu ainda não tinha completado 11 anos. Era 1952, ele tinha 28 anos e havia comprado alguns meses antes, a duras penas, um Citroën 11 L 1947 (Foto de abertura, ilustrativa), dando em troca uma motocicleta BMW R50 1938, por sua vez adquirida entrando com uma Royal Enfield 350 do pós-guerra no negócio. Ela era motociclista profissional, fazia parte do corpo de motociclistas da Polícia Especial onde, inclusive, era instrutor.

Eu disse “a duras penas” porque ele gastou todo o seu dinheiro para passar para o mundo das quatro rodas. A “mana do peito” —  minha mãe — o ajudou alguns meses para que ele pudesse colocar suas finanças em dia. Foi nesse Citroën que iniciei minha vida de motorista.

Era comum ele aparecer com a esposa na nossa casa na Gávea, depois do jantar, para uma “aula”. Saíamos os cinco — eu, ele, a esposa Flórida, meu pai e minha mãe — para a aula-passeio. Era divertido, apesar da minha natural tensão e das broncas do tio. Interessante é que nunca me incomodaram, cedo as entendi como naturais em qualquer aprendizado, o que me seria muito útil no curso de pilotagem de avião anos depois, as broncas do meu instrutor.

Morávamos numa rua sem saída com um largo no final, em que o último trecho era uma subida — curta, acho que nem duzentos metros tinha, e de pouca inclinação.

Numa dessas noites voltando da “aula”, em vez de estacionar diante da casa, o tio Paulo disse “vamos até o fim da rua e voltar”. Assim foi feito, para minha alegria. Chegando no largo manobrei sem dificuldade e posicionei o Citroën (lembro da placa como se fosse hoje, DF 2-43-10) para descer a ladeira.

A primeira estava engatada, pedal de embreagem apertado (embreagem desacoplada), levantei o pé do freio, o carro começou a andar e a embalar. O tio Paulo então disse: “Bob, tire o pé da embreagem para você sentir o freio-motor”.  Na minha inocência combinada com desconhecimento de mecânica, obedeci, levantando o pé de uma vez. Que tranco! Logo todos começamos a ouvir barulho de peças metálicas caindo no paralelepípedo… Engrenagens caindo da carcaça de liga de alumínio rachada ao meio!

Mais uma vez a mana do peito, agora por obrigação moral além da dó do mano querido, entrou em cena arcando com o conserto….

A Kombi 1955

Não era exatamente igual à Kombi de casa, era bem parecida, a foto é ilustrativa (Foto: mundoemverdeeamarelo.wordpress.com)

A Kombi era a alegria da casa. Tudo o que o Alexander Gromow conta na sua coluna “Falando de Fusca & Afins” sobre a atração que a Kombi exerce sobre crianças dos 8 aos 80 anos é totalmente verídico. Pai, mãe. meu irmão e eu adorávamos a Kombi.

Depois de alguns meses, e já no ano seguinte, a Kombi, de motor 1200 de 30 cv, já não era tão novidade, nosso pai começou a fazer vista grossa para nossas curtas escapadas pelo bairro, meu irmão já com 16 anos dirigindo. Ele sempre me deixava dirigir um pouco sem que papai soubesse.

Nossa alegria das alegrias era levantar os dois para-brisas, já que a Kombi havia vindo de fábrica (da Brasmotor) com o opcional para-brisa Safári. Como era bom, como era agradável! sentir o vento na cara. E como era bom também entrar nas curvas com ela. Nossa casa ficava a uns 500 metros do início da Estrada da Gávea (parte do Circuito homônimo) e era para lá que sempre íamos “treinar”. Pavimentação de concreto perfeita, coisa de primeiro mundo,

Subida, chegada ao topo, descida em direção a São Conrado. Era manobrar e voltar. Que tempos! A favela da Rocinha era praticamente desértica, tráfego quase nulo, verdadeiro paraíso. Uma pista à disposição de quem quisesse andar rápido.

Num desses “treinos” meu irmão Rony precisou fazer uma redução de terceira para segunda, ainda não conhecíamos o livro de Piero Taruffi, “Tecnica e Pratica della Guida Automobilistica da Corsa“, no qual o vencedor da última Mille Miglia, em 1957, entre outras técnicas explicava o punta-tacco como forma da dar a aceleração interina enquanto se freava.  O Rony “chamou” uma segunda e soltou o pé da embreagem de uma vez (para que tanta pressa?) e houve um barulho de algo quebrando. Assustados, vimos que a Kombi continuava andando, mas com um barulho estranho no motor.

Voltamos para casa devagar e à noite contamos para papai o que havia acontecido. No dia seguinte, cedo, ele levou a Kombi à concessionária Rio Motor, em Botafogo, exatamente defronte do portão principal do Cemitério São João Batista. Um técnico, alemão, Adolf Grosse (o Ronaldo Berg já falou nele na sua coluna “Do fundo do baú”), ouviu o barulho e disse “é no motor, temos que desmontar”.

No meio da tarde Grosse telefonou para o meu pai e disse que o virabrequim havia quebrado. Mais nada, nenhum dano em outras peças e partes do motor. Era incrível o boxer ter funcionado naquelas condições A garantia já havia expirado — acho que era de seis meses ou 10.000 km naquele tempo, salvo engano — e papai pagou o serviço. No dia seguinte a Kombi estava pronta.

Devia haver falha de material ou de usinagem, pois mesmo com o tranco o virabrequim não deveria quebrar. Mas o fato é que se o Rony já soubesse o que era punta-tacco e aceleração interina, ou soltasse a embreagem devagar, certamente não teria ocorrido a quebra.

Dois prejuízos evitáveis não fossem os trancos.

Até domingo que vem.

BS





Anterior

É UM DRAGSTER? NÃO, É O RIMAC NEVERA

Próximo

VW TIGUAN ALLSPACE R-LINE 350 TSI, SUVE ESPAÇOSO E RÁPIDO (COM VÍDEO)

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo
Fotos. captação e edição de vídeo: Márcio Salvo

VW TIGUAN ALLSPACE R-LINE 350 TSI, SUVE ESPAÇOSO E RÁPIDO (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022
Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

02/07/2022
Arte: projetopack.com.br

ELETRÔNICA VEICULAR: VIDA DO MOTORISTA VIROU “LIVRO ABERTO”…

02/07/2022
Foto: Autoentusiastas Classic

CHEVETTE 1.7 SILPO: SOLUÇÃO PARA O BAIXO DESEMPENHO DO PEQUENO CHEVROLET 1,4

02/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022
Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

02/07/2022
Arte: projetopack.com.br

ELETRÔNICA VEICULAR: VIDA DO MOTORISTA VIROU “LIVRO ABERTO”…

02/07/2022
Foto: Autoentusiastas Classic

CHEVETTE 1.7 SILPO: SOLUÇÃO PARA O BAIXO DESEMPENHO DO PEQUENO CHEVROLET 1,4

02/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In