• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

INICIAÇÃO NO JORNALISMO ESPECIALIZADO EM VEÍCULOS

ACONTECEU QUANDO EU ERA SÓCIO DE CONCESSIONÁRIA VW

identicon por Bob Sharp
26/12/2021
em BS, O editor-chefe fala
Foto: arquivo pessoal do autor

Foto: arquivo pessoal do autor

Volta e meia alguém me pergunta como ser testador de veículos, seja numa fabricante, seja na imprensa. Sempre dou o caminho numa resposta concisa, mas agora vou me alongar um pouco mais.

A primeira coisa é gostar, ter interesse latente em veículos de alguma forma, de preferência o mais cedo possível. Ler muito o que é publicado ir assimilando pouco a pouco o conhecimento de outros. Antes era preciso recorrer às revistas especializadas e livros, hoje existe a internet para facilirar. Junto com a leitura, a vivência com veículos, até mesmo uma bicicleta, entendê-la do ponto de vista técnico, como se movimenta, como é sua tração, como com somente duas rodas ela se mantém “de pé”.

Estar às voltas com motores é um grande auxílio na “formação” técnica, saber por que um simples motor de aeromodelo funciona, o mesmo com um minúsculo motor elétrico de carro de autorama.

Sempre fui muito ligado em veículos motorizados. Antes dos 10 anos meu pai deu para mim e meu irmão uma  bicicleta com motor. Era alemã, Rabeneick Cyclemaster. Sua peculiaridade era o motor completo, tanque de gasolina inclusive, ficar na roda traseira, dentro de um tambor ligado ao aro de roda pelos raios. Era um 2-tempos de 32 cm³ e apenas 0,8 cv. Foi como começou minha vida (e do meu irmão) com veículos motorizados. Depois viram outras bicicletas motorizadas, mais evoluídas, em seguida os scooters Lambretta e Vespa de 150 cm³. Sempre procurando mergulhar na sua técnica, analisá-los. A “bagagem” técnica ia crescendo sem parar com o passar dos anos. Essa bagagem incluía mexer, desmontar, consertar, ajustar, até reparar um  furo de pneu.

Aprender que chave de fenda é para virar parafusos (tournevis, vira-parafuso em francês), jamais usá-la como talhadeira ou alavanca, e que todo parafuso ou porca tem torque de aperto determinado pelo fabricante do veículo. E fazer das ferramentas suas melhores amigas, cuidar bem delas,

Depois, as quatro rodas. Primeiro entender o automóvel mesmo antes de dirigi-lo, lendo tudo o que há a respeito, inclusive — fundamental — sua história, Como sempre, o interesse crescente resulta num verdadeiro processo de aprendizado incessante, sem fim. Quando chega o momento de dirigi-los tudo fica mais fácil, já se sabe o que acontece, nas entranhas mecânicas, ao ir soltando o pé do pedal de embreagem, Ou o que acontece, e por que, ao virar o volante. Ou ao apertar o pedal de freio.

O conhecimento do veículo é fundamental. Caso bem conhecido é o de Nélson Piquet, que entendia o seu Fórmula Vê, depois o Super Vê, chegando ao seu Brabham de Fórmula 1 que, além de sua indiscutível capacidade de pilotar, foi fundamental para se destacar e chegar ao tricampeonato mundial.

História conhecida é ele ter retirado marchas do câmbio para reduzir atrito interno e ganhar precioso segundos num treino de classificação. É só um entre vários exemplos da utilidade e vantagem de conhecer mecânica,

Aliás, correr de automóvel também faz parte, e como, de adquirir conhecimento de comportamento dinâmico do automóvel,  peça-chave para a formação do testador de veículos em potencial.

Iniciação na imprensa automobilística

Como em tudo na vida, fatos vão se sucedendo, páginas vão sendo viradas. Comecei a correr em 1962, a segunda corrida foi só em 1966, mas no restante da década e nas duas seguintes fiquei bem ativo. Em 1973 eu já era sócio de concessionária VW no Rio de Janeiro e o diretor de redação da Autoesporte, o saudoso Mauro Forjaz —tínhamos bom relacionamento — me convidou para, juntos, irmos ao lançamento do Maverick no Rio. Era o 6-cilindros 2-portas. Foi aí o meu começo de jornalista especializado em veículos automotores, coassinando uma matéria com o diretor de redação de uma importante revista de automóveis do seu tempo.

A segunda presença na mídia também foi por convite de um veículo de imprensa, desta vez o jornal O Globo, pelo seu editor do caderno de Veículos, Fernando Mariano. Era o lançamento do Fiat 147, em setembro de 1976, que incluía ir de Belo Horizonte, na Pampulha. a Ouro Preto, um percurso de 101 quilômetros. Não apenas um momento importante da indústria automobilística brasileira que me deu imenso prazer em testemunhar, como ser de meu máximo interesse conhecer — dirigir! — aquele que viria ser um importante concorrente da marca que eu representava. Uma pena eu não ter fotos do evento. Fosse como hoje, com as incríveis câmeras dos telefones celulares, haveria várias fotos aqui.

Inclusive, de quando deliberadamente deixei o asfalto, fora do roteiro previsto, para pegar um trecho de terra com subida que avistei, pois eu quis saber como o Fiat se comportava, principalmente ao arrancar em ladeira com aquele piso (muito bem, por sinal). Meu “sumiço temporário”, de poucos minutos, deixou o pessoal de imprensa e engenharia da Fiat em polvorosa…

Depois disso comecei a trabalhar com o Fernando Calmon, em 1981 (eu já era neopaulistano), primeiro na revista Manchete, depois na Autoesporte (primeira vez) e não parei mais, Mas meu primeiro trabalho numa redação de verdade foi na revista Oficina Mecânica, tendo como chefe e magnífico professor o inesquecível Josias Silveira, que nos deixou no dia em que eu comemorava meu 79º aniversário, em 14 de novembro último, num almoço em casa com a família e veio a notícia. Um dia para esquecer, terrível que foi.

Para fechar a coluna de hoje, ser testador de automóvel é longe de ser um caminho fácil, mas não é impossível, O meu “roteiro” está aí.

Mas uma coisa eu garanto: poucas coisas na vida são tão gratificantes.

BS





Anterior

A EVOLUÇÃO DO TEST DRIVE MUDOU A FORMA DA AVALIAR UM VEÍCULO – POR LUIZ CARLOS SECCO*

Próximo

CRISE DOS SEMICONDUTORES NÃO VAI TERMINAR EM 2022

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo
Fotos: Divulgação Volkswagen Group

CRISE DOS SEMICONDUTORES NÃO VAI TERMINAR EM 2022

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação

SMART #1 BRABUS PODE PASSAR DE 400 cv COM DOIS MOTORES ELÉTRICOS

16/08/2022
Emerson Fittipaldi (Foto: Divulgação)

FITTIPALDI PODE IR AO SENADO, PIASTRI AO LIMBO

16/08/2022
Gol, o mais vendido em julho (Foto: Divulgação VW)

MERCADO EM JULHO – VENDAS DIRETAS SALVANDO O MÊS

16/08/2022
Fotos: divulgação

DODGE CHALLENGER OFERECE PRIMEIRA VERSÃO CONVERSÍVEL

16/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação

SMART #1 BRABUS PODE PASSAR DE 400 cv COM DOIS MOTORES ELÉTRICOS

16/08/2022
Emerson Fittipaldi (Foto: Divulgação)

FITTIPALDI PODE IR AO SENADO, PIASTRI AO LIMBO

16/08/2022
Gol, o mais vendido em julho (Foto: Divulgação VW)

MERCADO EM JULHO – VENDAS DIRETAS SALVANDO O MÊS

16/08/2022
Fotos: divulgação

DODGE CHALLENGER OFERECE PRIMEIRA VERSÃO CONVERSÍVEL

16/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In