• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home LR

JEEP COMPASS LIMITED TD 350 4×4 NO USO (ESPECIAL)

VERSÃO MOSTRA QUALIDADES EM MAIS DE 2.800 km RODADOS

identicon por Lucas Rizzollo
17/09/2022
em Avaliações, LR, Viagens
Foto: autor

Foto: autor





Antes de iniciar meu texto gostaria de explicar ao leitor que este “no uso” foi especial.  Avaliei o Compass durante meu período de férias. Com isso tive um contato mais longo com o carro além de fazer uma grande viagem — será um texto mais extenso que o de costume. Não me preocupei em fazer fotos detalhadas do carro que é amplamente conhecido, mas a tradicional foto AE não poderia faltar. Uma coisa é certa, pude conhecer este Compass a fundo.

As belas rodas são aro 19

Logo no primeiro dia com o Compass passei por um momento curioso. Sabe quando você está pensando em comprar um carro novo e começa a ver ele em todo lugar? Foi isso que aconteceu comigo durante meu tempo dirigindo. Em um dado momento cheguei a contar cinco modelos na mesma praça de pedágio. Nas grandes cidades ele também é figura fácil de se ver. O alto número de vendas no mercado de suves confirmam que não é apenas minha impressão, o modelo caiu realmente no gosto do consumidor brasileiro.

A cor preta combinou muito com o modelo

Para a minha viagem não usei a versão mais vendida (gasolina) e sim a versão Limited TD 350 4×4, cujo preço público é R$ 255.165. Escolhi a versão com motor Diesel buscando grande alcance, uma vez que rodaria bastante e não conhecia bem a qualidade dos postos de combustíveis no caminho. O modelo cedido pela Jeep é bem completo e conta com uma extensa lista de itens como bancos elétricos, teto solar, som da marca Beats, tomada de 127 volts, entre outros — difícil elencar o que ele não tinha A relação de equipamentos de série no final mostra bem isso.

Na primeira parada com céu limpo e sem chuva

Partindo da minha querida Piracicaba, SP, o primeiro destino seria em Curitiba com uma parada em São Paulo. O porta-malas de 476 litros conta com a facilidade da abertura motorizada ao passar o pé sob o para-choque. Lá coloquei duas grandes malas de viagem além de mochilas e uma mala menor sem qualquer problema. Com o tanque de 60 litros cheio o alcance indicado no computador de bordo era 840 quilômetros. Vale lembrar que esta versão conta também com um tanque adicional. o de Arla 32 — uma solução 32,5 % de ureia para cada 100 gramas de água desmineralizada que, pulverizada no catalisador, ocasiona uma reação química que transforma os óxidos de nitrogênio — NO e NO2, poluentes altamente irritantes para as vias respiratórias — em água e nitrogênio, este um gás inerte e inodoro que, como sabemos, constitui 78% do ar que respiramos. Este já foi entregue cheio (13 litros) e geralmente só precisa ser reabastecido a cada 10 mil km.

Um destaque positivo do modelo é sua central multimídia com tela de 10,1 pol. , associada à característica que considero a melhor de todas: pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay juntamente com o carregamento da bateria do  celular por indução, dispensando totalmente o uso de cabos. Nela também é possível fazer ajustes no sistema de climatização além de contar com um GPS nativo. O painel é tontamente digital e configurável.

Já com tudo pronto fomos para a estrada, eu, minha esposa Karina e uma amiga nossa., que pegou uma carona conosco para Curitiba, daí a parada em São Paulo para pegá-la.

Além de montanhas estivemos em muitas praias durante a viagem

Rodando muito pela Rodovia dos Bandeirantes os sistemas de auxílio de condução tornaram a viagem bastante tranquila. O sistema de permanência em faixa ajusta sozinho o carro para o centro da faixa de rolamento bastando apenas não tirar as mãos do volante. Já o controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo freia ao se encontrar um veiculo lento à frente. Basta este retornar para faixa da direita que a aceleração é retomada até a velocidade ajustada. Se não fossem alguns poucos motoristas que “compram” a faixa da esquerda ou que entram de repente na sua frente teríamos um consumo ainda melhor. Mas não posso negar que ver 15 km/l no computador de bordo me impressionou — rodando a maior parte do tempo em nona marcha.

Grandes araucárias próximas de uma vinícola

Mas ao passar pela capital paulista desliguei o assistente de permanência em faixa, uma vez que lá dirigimos mais no limite da faixa por causa das motos. Gostei também do sistema até mesmo apresentar uma resistência ao volante se mudamos de faixa sem dar seta. Já sinalizando o volante continua com sua leveza habitual — precisamos de mais carros assim para aquelas pessoas que gostam de “economizar” seta. Outro item muito usado por lá foi o auto hold que segura o carro parado pelo freio de estacionamento eletromecânico, liberando automaticamente ao acelerar. É muito útil nas  paradas nos semáforos e no para e anda dos congestionamentos.

No portal de Urubici, SC

Já na rodovia Régis Bittencourt a atenção foi redobrada do início ao fim. Com apenas duas faixas, muitas curvas, pouco acostamento e muitos caminhões, é comum ver alguns acidentes pelo caminho — só na ida foram três. Com belas rodas aro 19 muito bem montadas  com pneus 235/45R19, o Compass se comportou muito bem em curvas, mesmo com ocupantes e bagagens. O conforto a bordo é grande até mesmo para os passageiros do banco de trás — nossa amiga até dormiu.

O principal destaque do conjunto é seu o motor 2-L turbodiesel. São 170 cv a  3.750 rpm e 35,7 m·kgf a 1.750 rpm, raramente o ponteiro do conta-giros ultrapassava 2.500 rpm. Fica o elogio também para o câmbio automático de 9 marchas, foram raras as vezes que precisei efetuar trocas manuais pelas borboletas atrás do volante ou pela alavanca seletora do câmbio. Seja em longas subidas ou ultrapassagens, em nenhum momento pareceu precisar de mais potência ou força, com boa e pronta resposta em todos os momentos.

No alto da Serra do Rio do Rastro existe um belíssimo hotel

Depois de um dia em Curitiba partimos em direção às praias de Florianópolis. Com pouco trânsito, rapidamente colocamos pela primeira vez as rodas do Compass na areia. Com todo cuidado rodei apenas um pequeno trecho que já conhecia apenas para testar o modo Sand (Areai, entre os vários disponíveis). Fica claro que estamos a bordo de um veículo muito capaz e não apenas um suve de “shopping”. Ainda temos no painel as teclas para acionamento do controle da tração 4×4, do bloqueio do diferencial e sistema de auxílio para descidas.

O Compass fez bonito nas areias catarinenses

Depois de um dia ensolarado na bela Florianópolis, fomos para as montanhas de Bom Jardim da Serra. Aqueles que gostam de viajar de carro ou motos já deve imaginar o nosso destino final. A paisagem vai mudando aos poucos e o litoral é trocado pela serra. O clima vai ficando mais frio conforme vamos subindo, passamos ainda por Urubici até chegar ao famoso mirante da Serra do Rio do Rastro. São mais de 1.400 metros acima do nível do mar (sem qualquer problema de perda de potência para o motor turbo). Realmente é uma paisagem deslumbrante e faz valer o caminho até lá.

Por cima é possível ver as muitas curvas da Serra do Rio do Rastro

Já no caminho de volta descemos a Serra do Rio do Rastro como teto solar aberto — depois de tanto admirar a paisagem foi o momento de também fazer parte dela. Encontramos várias pessoas de moto, bicicleta e até a pé. A serra é bem íngreme e com várias curvas de cotovelo, de 180 graus.  Muitos estacionam o carro para tirar fotos então é preciso ter atenção redobrada. Em algumas curvas mais fechadas com caminhões fechei momentaneamente os retrovisores elétricos para garantir que não teríamos nenhum risco até retornamos a Florianópolis.

Também conhecemos por dentro a famosa Serra do Rio do Rastro

Os bancos elétricos com ajuste lombar ajudaram muito nas longas horas de viagem. Seguimos sem qualquer problema e com muita tranquilidade. Caso o leitor tenha a oportunidade recomendo muito fazer uma viagem longa assim. Para não dizer que não tive problema algum, numa manhã mais fria o sensor de um pneu dianteiro acusou baixa pressão. Porém bastou o clima esquentar e rodarmos alguns quilômetros com o carro que tudo se normalizou.

Com gelo na pista, todo cuidado é pouco

É curioso notar que o trecho de volta geralmente costuma ser mais rápido. Porém o computador de bordo mostrou que o consumo de 13,7 km/l se deu além das serras por um pé mais pesado do motorista (o consumo rodoviário de homologação é 13,0 km/L). Foram poucos abastecimentos e consegui seguir a risca o plano de abastecer apenas em locais conhecidos e com combustível — diesel S-10 — de boa qualidade.

Restava apenas o trecho final de Curitiba a Piracicaba, no dia seguinte Saindo bem cedo, desta vez pegamos chuva literalmente o caminho todo, com muitos trechos de neblina — e mais acidentes na Régis Bittencourt. Com a pista molhada dirigi com muito cuidado, a tração é normalmente 4×2 dianteira  porém a 4×4 é acionada sob demanda automaticamente. Chegamosi em São Paulo sem nenhum problema e a tecnologia embarcada  ajudou em duas ocasiões.

Minha esposa Karina perdida na imensidão das serras catarinenses

Na primeira delas, na rodovia Raposo Tavares, o trânsito repentinamente para logo após uma curva. O sistema de frenagem autônoma não só avisa no painel como também é capaz de acionar os freios com precisão e segurança. Já em outro momento o GPS me mandava manter a direita, porém a faixa que eu estava era exclusiva para isso. Dei seta, olhei no retrovisor e no momento que eu ia mudar de faixa um alarme soou me fazendo abortar a manobra:. um motociclista passa ao meu lado em alta velocidade — mais um ponto para a tecnologia.

Entre as vantagens do motor Diesel se destacou o grande alcance

Foram mais de de 2.800 km rodados e o Compass foi devolvido após 12 dias — cinco mais do que num teste normal — deixando boas impressões. Passamos por três estados, muitas cidades e chegamos em casa como se tivéssemos rodado muito menos. Além do conforto dos bancos as suspensões foram fundamentais para uma viagem tranquila e segura. O modelo une uma boa aptidão familiar podendo transportar motorista mais quatro pessoas com espaço e conforto e suas bagagens. Além disso ele faz valer suas sete fendas no grade, é um Jeep com motor Diesel e tração 4×4 que pode fazer bonito em qualquer terreno, basta escolher a sua estrada.

For que foi uma maneira perfeita de eu e Karina comemorar nosso terceiro ano de casamento.

A tradicional grade com sete aberturas

Confira abaixo a ficha técnica e se sobrou alguma dúvida não deixe de me perguntar nos comentários.

LR

 

FICHA TÉCNICA COMPASS LIMIITED 350 TD
MOTOR MultiJet II, 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas. correia dentada, 4 válvulas por cilindro, turbocarregador com interresfriador, injeção direta, Diesel
Cilindrada (cm³) 1.956
Diâmetro  x curso (mm) 83 x90,4
Taxa de compressão (:1) 16,5
Potência máxima (cv/rpm) 170/3.750
Torque máximo (m·kgf/rpm) 37,5/1.750
Densidade de potência (cv/L) 86,9
Densidade de torque (m·kgf/L) 18,1
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo com câmbio automático epicíclico de 9 marchas e uma  à ré, tração 4×4 sob demanda, permanente dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 4,700;; 2ª,,840; 3ª 1,910; 4ª 1,380; 5ª 1,000; 6ª 0,810; 7ª 0,700; 8ª 0,580; 9ª 0,480; ré 3,805
Relação dos diferenciais (:1) 4,334
SUSPENSAO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem, subchassi
Traseira Independente,McPherson, 2 braços paralelos e um longitudinal, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) 11,3
FREIOS
Dianteiros (Ø mm( Disco ventilado/305
Traseiros (Ø mm) Disco/278
Controle ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 7,5×19
Pneus 235/45R19
CARROCERIA
Tipo Monobloco em aço, suve, 4 portas, cinco lugares
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 476
Tanque de combustível 60
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.765
Carga útil 400
Peso rebocável n.d.
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.404
Largura sem espelhos 1.819
Altura 1.633
Distância entre eixos 2.636
Bitola dianteira/traseira 1.550/1.545
Distância mínima do solo 212
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 10,7
Velocidsde máxima (km/h) 197
DADOS OFF-ROAD
Ângulo de entrada 29,9
Ângulo de saída (º) 29,3
Ângulo de rampa (º) 21
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) 10,4
Estrada (km/l) 13
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 9ª (km/h) 61
Rotação a 120 km/h em 9ª (rpm) 1.970
Rotação à vel. máx., em 8ª (rpm) 3.900

 

EQUIPAMENTOS DO JEEP COMPASS LIMITED 350 TD
Abertura e fechamento elétrico do porta-malas com função mãos livres
Ajuste de altura dos cintos de segurança dianteiros
Ajuste do volante em altura e distância
Alarme de limite de velocidade e manutenção programada
Alavanca seletora de câmbio com revestimento de couro
Alerta de colisão traseira
Alerta de mudança de faixa com assistente de direção
Alerta de ponto cego com indicação luminosa e sonora
Apoio de cabeça para todos os ocupantes
Ar-condicionado automático de duas zonas
Assistente de direção semiautônoma
Assistente de estacionamento
Assistente de partida em aclive e declive
Assoalho do porta-malas com revestimento duplo
Aviso de cintos de segurança desatados
Banco do motorista com regulagem elétrica em 8 posições
Banco do passageiro com regulagem elétrica
Banco do passageiro dianteiro rebatível
Banco traseiro dividido 60:40 e rebatível
Bancos revestidos de couro
Bolsas infláveis dianteiras, laterais, cortina e joelho do motorista (7)
Borboletas para trocas de marchas sequenciais no volante
Carregador para smartphone por indução
Central multimídia de 10,1 pol.
Chave com sensor de aproximação
Chave presencial com sensores nas maçanetas
Cintos de três pontos para os cinco ocupantes
Computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, alcance, velocidade média e tempo de percurso)
Conexões USB na dianteira, traseira e Bluetooh
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo
Controle dinâmico de estabilidade e tração
Controle eletrônico anticapotagem
Defletor node teto traseiro
Descansa-braço dianteiro entre os bancos
Descansa-braço traseiro com porta-copos
Engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis
Espelhamento sem fio Android Auto e Apple CarPlay
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Espelhos retrovisores elétricos com rebatimento
Estepe temporário
Faróis com acendimento automático e farol alto automático
Faróis com luzes direcionais ativas
Faróis de neblina de LED
Faróis Full LED com ajuste elétrico do facho e assinatura em LED
Freio de estacionamento eletromecânico
Friso cromado por toda a extensão das janelas
Iluminação no porta-luvas e porta-malas
Lavador e limpador do vidro traseiro
Limitador de velocidade
Luz traseira de neblina
Luzes de rodagem diurna (DRL)
Monitoramento de pontos cegos
Monitoramento da pressão dos pneus
Navegador GPS nativo
Para-sóis com espelhos
Partida do motor remota via chave
Protetor de cárter
Protetor do tanque de combustível
Quadro de instrumentos digital e personalizável
Repetidoras de setas nos espelhos
Rodas de liga de alumínio de 19 pol.
Seletor de terrenos
Sensor de chuva
Sensor de estacionamento traseiro com câmera e dianteiro
Sensor de monitoramento do interior
Sistema de frenagem autônoma de emergência
Sistema de navegação integrado com mapas nativos
Sistema digital de leitura de placas
Teto pintado de preto
Teto solar panorâmico com abertura elétrica
Tomadas 12 V e 127 V
Tração 4×4 com Keep Active Low
Trava elétrica para crianças nas portas traseiras
Travamento elétrico central para portas e porta-malas
USB tipo C
Vidros elétricos nas quatro portas com função um-toque para descer e subir
Volante com acabamento em couro






Tags: 4X4AE ViagensCompassDieselJeepno uso
Próximo
Nissan Kicks, o mais recente a perder câmbio manual (Foto: AE/Gerson Borini)

RÉQUIEM PARA O CÂMBIO MANUAL NA PÁTRIA AMADA

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17