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Home Colunas Coluna Luiz Carlos Secco

COMBUSTÍVEL POR VOLUME OU POR PESO?

A BUSCA PELA PRECISÃO NA MEDIÇÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DOS VEÍCULOS

Luiz Carlos Secco por Luiz Carlos Secco
29/04/2024
em Coluna Luiz Carlos Secco, LCS
Foto Divulgação Ford

Foto Divulgação Ford





Com a elevação dos preços dos combustíveis em consequência da primeira crise do petróleo em 1973 e das medidas de restrição ao seu consumo impostas pelo governo em 1976, entra as quais a proibição de venda de combustíveis das 20h00 às 6h00 nos dias úteis e nos fins de semana, o consumo dos veículos se tornou de vital importância.

As fábricas que, antes, se preocupavam mais com o desempenho dos veículos, passaram a se dedicar à redução do consumo de combustível, o que acabou se transformando num importante item mercadológico.

Além do trabalho para redução de consumo, algumas empresas aumentaram a capacidade dos tanques para proporcionar maior alcance aos veículos. As engenharias das fabricantes ganharam destaque pelos projetos que desenvolviam para tornar os carros mais econômicos e assim poderem rodar mais sem necessidade de reabastecer.

Com a dedicação à economia de combustível, as fábricas passaram a realizar programas de viagens longas às quais deram a denominação de reides, com o acompanhamento de engenheiros que faziam reuniões com jornalistas aos quais transmitiam a importância de aperfeiçoar a forma de condução dos veículos com valorização para a economia e também para a segurança.

Nesse empenho os engenheiros de algumas fabricantes passaram a adotar outra forma de aferir o consumo de combustível que conheci em meados da década de 1980, pelo peso do combustível em vez de pelo volume. Isso aconteceu num evento promovido pela Fiat.

O uso do peso do combustível para essa finalidade e não do seu volume é possível porque cada combustível tem uma determinada densidade. Por exemplo, a nossa gasolina tem a menor densidade dos combustíveis disponíveis nos postos atualmente. Sua densidade é de 715 a 770 gramas por litro (g/L).

Já o álcool tem densidade de cerca de 798 g/L e o diesel, entre 820 e 865 g/L. Para nós, simples usuários não muda nada, pois pagamos por litro e no final a medição é em quilômetros por litro. (km/L).

Ressalve-se que na maior parte dos países, sul-americanos inclusive, a medição é em volume consumido por 100 quilômetros (L/100 km), o que dá ideia exata de consumo, enquanto no nosso (e nos EUA) é quilometragem (mileage lá).

Mas independente da forma de exprimir o consumo, para os engenheiros a precisão é primordial. Então, utilizando o peso podia-se comparar melhor o desempenho energético.

Como a gasolina é mais “leve”, em 10 kg são cerca de 14 litros, enquanto 10 kg de diesel são 12,2 litros.

Lembro de testes, com carros e caminhões, nos quais acompanhava o engenheiro José Fernando Leite de Campos, um dos responsáveis pelos trabalhos realizados no Campo de Provas da Ford, em Tatuí, no interior de São Paulo.

Real Flow Meter (Foto: horiba.com

Naquela época não havia injeção eletrônica e nem sistemas eletrônicos como se tem hoje em qualquer veículo. Nem o flow meter (medidor de fluxo como o da foto), instrumento que facilita a vida dos engenheiros, pilotos e funcionários responsáveis por testes com maiores precisão e rapidez para registrar os resultados.  Esse flow meter utiliza um medidor de vazão ultrassônico que consegue mensurar a velocidade de passagem de um fluido (combustível) dentro de um conduto fechado e calcular a vazão do sistema de transmissão desse fluido, inclusive entradas e saídas.

À falta de um medidor de vazão, para se ter maior precisão, os engenheiros utilizavam o método do peso do combustível gasto para medir o consumo.

Esse método exigia a retirada do tanque do veículo, o seu total abastecimento e durante o percurso os reabastecimentos necessários, até o final da viagem, quando o tanque era novamente retirado para o reabastecimento final.

José Fernando, com 40 anos de trabalho como engenheiro e 33 anos funcionário da Ford, explicou que a providência mais importante era a instalação das mangueiras e linhas de combustível de maior comprimento para permitir que o tanque fosse “baixado”, que é a sua retirada do veículo para o abastecimento completo, pesagem e novamente instalado sem o risco de serem desligadas ou desacopladas pelas irregularidades e má conservação dos pisos dos roteiros

No final do percurso, os tanques dos veículos eram novamente “baixados” e pesados com o registro dos pesos do combustível consumido por cada veículo.

Para se obter o valor de consumo de cada veículo era feita a divisão do peso do combustível consumido pela sua densidade.

Para melhor esclarecer, usou como exemplo o teste feito em caminhões e o consumo de 20 kg de diesel para percorrer 73 quilômetros. Por ter densidade de 0,853 kg/L, 20 kg de diesel representam 23,45 litros, cujo resultado foi de 3,11 km/L.

LCS

A “Coluna Luiz Carlos Secco” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Acesse nosso podcast







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Foto: Divulgação GM

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