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Home BS

AEA LANÇA ROADMAP TECNOLÓGICO AUTOMOBILÍSTICO BRASILEIRO 2.0 E CARTILHA “DO POÇO À RODA”

identicon por Bob Sharp
30/11/2022
em BS, Notícias
Imagem: AEA

Imagem: AEA







A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva lançou, hoje (30/11), em entrevista coletiva à imprensa em São Paulo, a segunda versão do estudo “Roadmap Tecnológico Automobilístico Brasileiro”, elaborado pela sua Diretoria de Tendências Tecnológicas, e a cartilha “Do poço à roda – Veículos leves”, desenvolvida pela Diretoria de Emissões Veículos Leves da entidade.

Em meio à tendência mundial de descarbonização veicular (redução ou eliminação da emissão de  CO2), o estudo sobre evolução tecnológica regional diagnostica a produção e a comercialização de veículos leves, levando-se em consideração os capítulos de matrizes energéticas disponíveis no Brasil, emissões, eficiência energética, conectividade e segurança veicular. A atualização de emissão de veículos pesados será feita no ano que vem.

O documento, que pode ser considerado histórico faz parte da longa trajetória da entidade fundada em 1984 à frente da condução das principais discussões técnicas do setor automobilístico brasileiro. Há mais de um século várias soluções tecnológicas promoveram o desenvolvimento dos veículos sob o aspecto de eficiência energética, emissões de poluentes e segurança veicular.

A revolução atual na mobilidade é motivada pelas grandes tendências globais em sustentabilidade, economia de baixo carbono e segurança energética, com visão global mas também com soluções locais. As condições regionais como disponibilidade energética, soluções para mobilidade com baixa emissão de carbono e condições econômicas e sociais são fatores relevantes para determinação da velocidade da implementação de novas tendências.

Cartilha “Do poço à roda”

A indústria automobilística mundial encontra-se num dos momentos mais importantes de transformação tecnológica, resumida, em princípio, ao divisor de águas entre motores a combustão e elétricos A cartilha “Do poço à roda – Veículos leves” traz ao setor e ao mercado brasileiro uma contribuição técnica, como sempre o fez nesses 38 anos de existência da AEA, que reúne empresas do segmento, governo federal e universidades, em trabalhos conjuntos como s demais contendores da cadeia.

Na cartilha,, porém, a AEA decidiu comentar aspectos políticos e econômicos da adoção maciça da tecnologia puramente elétrica, na medida em que o Brasil tem o privilégio de contar com cerca de 80% de energias renováveis (hidráulica, biomassa, eólica e solar) de sua matriz energética destinadas à mobilidade e à produção, enquanto no restante do mundo, em média, desfruta-se de apenas 27% de energias renováveis ante 73% de não renováveis (gás natural, derivados de petróleo, de carvão e nuclear).

Por esse cenário, a leitura e a aplicabilidade desta cartilha devem considerar o quadro da matriz energética brasileiro, diante de todos os protocolos de sustentabilidade mas alicerçados no tripé social, ambiental e econômico do país, agraciado por ampla matriz energética renovável e, em paralelo, detentor da tecnologia de motores flexíveis em combustível, que faz frente aos veículos 100% elétricos se consideradas as premissas contextualizadas. na Cartilha.

O conceito “Do poço à roda” tem sido amplamente discutido e será implementado na diretriz Rota 2030, fase 2, em 2027, para veículos leves. Trata-se de um conceito mais amplo no qual se avalia o impacto do setor de transporte por veículos leves nas emissões de gases de efeito estufa (CO2 no caso). Por esse conceito, consideram-se as emissões de CO2 na produção dos energéticos e no uso do veículo que, nesta cartilha, será denominado como CO2 eq (equivalente).

A AEA realizou dois importantes estudos para dar base ao cálculo deste impacto: a metodologia de cálculo e a intensidade de carbono dos energéticos no Brasil em vários anos.

Nesta cartilha será mostrado um passo a passo de como calcular as emissões de CO2  “Do poço à roda” (CO2 eq) baseado em dados públicos, de forma que toda a sociedade possa entender e calcular este impacto ambiental , além de compartilhar os conceitos.

A metodologia de cálculo de emissões de gases de efeito estufa está disponível no site www.aea.org.br.

Roadmap Tecnológico Automotivo 2.0 (pdf) – Download[
Cartilha “Do poço à roda” (pdf) – Download

BS







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Fotos: autor

NISSAN FRONTIER XE 4X4, NO USO GERAL

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