• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Mundo Ae Automobilismo

COMO A NASCAR ALTEROU SUA ICÔNICA OPERAÇÃO DE BOX PARA LE MANS

A JORNADA DA NASCAR ATÉ AS 24 HORAS DE LE MANS NÃO PRODUZIU APENAS UM CARRO DA PRÓXIMA GERAÇÃO ALTAMENTE MODIFICADO — TAMBÉM EXIGIU UMA NOVA ABORDAGEM PARA AS PARADAS NOS BOXES

identicon por Bob Sharp
17/06/2023
em Automobilismo, BS, Notícias
Foto: Chris Graythen/Getty Images) / Video: Road & Track

Foto: Chris Graythen/Getty Images) / Video: Road & Track







Alguns dias atrás, a Nascar berrou alto na 24 Horas de Le Mans. O Automobile Club de L’Ouest usou a participação experimental “Garage 56” de Le Mans para trazer um Chevrolet Camaro V-8 ZL1 para a França com uma de suas equipes mais famosas, a Hendrick Motorsports, e os pilotos Jimmie Johnson, Jenson Button e Mike Rockenfeller. O carro imediatamente viralizou por seu berro, por mostrar orgulho e ser incrivelmente americano.

Mas o carro não era a única parte atraente do programa. Assim como as paradas no box habituais, que exigiram a modificação dos procedimentos típicos da Nascar para se adequar às regras das corridas de resistência.

Parada para reabastecimento e troca de pneus

A operação das paradas no box da Nascar caracteriza-se por precisão e sincronismo. As equipes geralmente contraam atletas universitários e profissionais para fazer parte de suas equipes, o que resulta num time de cinco pessoas trocando os quatro pneus e reabastecendo em cerca de nove segundos (aprendi a ser um trocador de pneus da Nascar no ano passado, foi incrível).

Evan Kureczka, o treinador da equipe de box da Hendrick, estava deitado no chão quando entrei na Garagem 56 no domingo. Eram decorridas 17 horas de corrida, e o grosso bigode de Kureczka e o macacão da Nascar eram tão americanos quanto o carro.

Evan Kureczka, deitado no chão do box do Camaro para relaxar

Kureczka trabalha na Hendrick desde 2017. Atualmente ele supervisiona seu departamento de box, que incluiu trazer uma equipe para Le Mans este ano e redefinir a coreografia da Nascar para se submeter às regras de uma categoria diferente. A equipe treinou oito meses para a corrida.

Funcionou. Eles foram tão rápidos que, apesar de ser a única equipe usando um pequeno macaco jacaré tipo Nascar — não o rápido macaco pneumático das corridas de resistência. Venceram o Desafio de Paradas de Le Mans, antes da corrida principal, na classe GTE e ficaram em quinto lugar na geral entre 62 concorrentes. Ficaram 0,3 segundo atrás do vencedor (na corrida, o carro terminou em 39º na classificação geral após problemas mecânicos.)

“Atualmente, aos domingos (na Nascar), ficamos abaixo de nove segundos”, disse Kureczka à Road & Track. “Nossa parada mais rápida foi em 8,99 s, e esse pessoal também pode ser muito rápido aqui. Eles podem fazer tudo em 9 segundos à moda Nascar. Aqui, mas aqui não foi tão rápido. Levamos 10,3 segundos no Desafio de Paradas, que provavelmente é uma das paradas mais rápidas que já fizemos”

Este vídeo mostra bem a rapidez de troca de pneus da Henfrick Moitorsport:

A equipe de Kureczka incluía membros atuais da equipe da Nascar e outros em desenvolvimento: o responsável pelos macacos Donovan Williams, que jogou futebol americano pela Universidade de Connecticut; os carregadores de pneus Cody French e Jarius Morehead, que também jogaram futebol americano universitário; e os trocadores de pneus Dawson Backus e Mike Moss, que jogaram futebol americano na escola e basquetebol universitário, respectivamente.

Eles são atletas treinados cuja função é fazer o trabalho nas paradas rapidamente — e não mecânicos ou pessoas em funções múltiplas na equipe, como é comum em outras modalidades de automobilismo — e foram uma surpresa em Le Mans. Bozi Tatarevic, um mecânico de corrida profissional e colega na Road & Track, chegou a receber de um amigo da indústria, que estava na corrida, um texto sobre eles. “Eu os vi ao andar nos boxes, um verdadeiro time”, disse esse amigo.

Kureczka disse à Road & Track que as maiores mudanças entre uma parada no box da Nsacar e a versão modificada de Le Mans incluem não pular a parede do box e não se agachar para trocar o pneu, a troca demora um pouco mais do que se ajoelhando.

A Equipe da Hendrick Motorsport na Missão Le Mans 2023

“As regras aqui são quando você puxa o pneu, você tem que colocá-lo deitado para que seja examinado”, disse Kureczka. “Na Nascar, puxamos o pneu e rolamos. Isso porque ficando deitado e você estando ajoelhado, a porca de roda pode se perder.!

“Na Nascar, também pulamos na frente do carro quando ele está chegando. Em Le Mans temos que completar o abastecimento antes de sairmos do nosso lugar  Isso faz a operação demorar mais um pouco”.

Para curtir, a visão da câmera de bordo:

A equipe teve também que se adaptar ao que tinham em casa para treinar para Le Mans, inclusive não usar o suporte suspenso que segura as mangueiras de ar para as parafusadeiras enquanto a equipe atende o carro (na Nascar as mangueiras vêm de dentro do box, um membro da equipe as puxa e as atira com os trocadores se movendo para que não atrapalhem).

“Tivemos que fazer alguns ajustes quando chegamos aqui”, disse Kureczka. “Sabíamos que teríamos o suporte, mas não conseguimos simulá-lo com as distâncias e tudo à volta arredores. Tentamos imitá-lo o melhor que pudemos no treinamento, mas sabíamos que teríamos que aprender quando chegássemos aqui.”

Assista um pouco do Camaro em ação em Le Mans:

As paradas no box da Nascar envolvem uma complicada memória muscular de fração de segundo. Trocar os pneus não é fácil, especialmente quando uma corrida dura 24 horas — não quatro, como na Nascar. Mas a equipe de Kureczka fez isso, enquanto tirava um cochilo quando podia.

Kureczka, enquanto isso, manteve os olhos abertos. Quando ele voltou para sua sonolenta equipe depois de conversar comigo, ele ainda tinha sete horas pela frente.

“Não dormi a noite toda”, disse.

BS

¹Matéria publicada no site da revista Road & Track em 16/06/2023
Autora: Alanis King
Tradução Google com adaptação de Bob Sharp





Anterior

TOURIST TROPHY 2023: HICKMAN ESTRAGA A FESTA DE DUNLOP

Próximo

A HISTÓRIA DO AVIÃO “DO AE”

Próximo
Foto: fotograma de vídeo do I Passeio AE

A HISTÓRIA DO AVIÃO "DO AE"

Nenhum resultado
View All Result

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Foto: noticias.uol.com.br

ACIDENTES: O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

02/04/2023
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

19/06/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

20/09/2014
Foto: lugaresfantasticos.blogspot.com

SUMIRAM DOIS TÚNEIS DA IMIGRANTES (SUBIDA)

27/10/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Escadaria de acesso ao Santuário Basílica da Penha (Foto: diariodorio.com)

O “MILAGRE” DO FIAT 147 L NA ESCADARIA DA IGREJA DA PENHA

09/12/2023
Foto: Divulgação St ellantis/Fiat

FIAT TORO, 500.000 UNIDADES PRODUZIDAS

08/12/2023
Ranger Raptor M Sport-Rallye (Fotos: Divulgação Ford)

FIQUE LIGADO

08/12/2023
Foto: g1.globo.com.br

O ERRO DO MOTORISTA DO ÔNIBUS ME LEMBROU O ERRO DOS BOMBEIROS

07/12/2023

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Escadaria de acesso ao Santuário Basílica da Penha (Foto: diariodorio.com)

O “MILAGRE” DO FIAT 147 L NA ESCADARIA DA IGREJA DA PENHA

09/12/2023
Foto: Divulgação St ellantis/Fiat

FIAT TORO, 500.000 UNIDADES PRODUZIDAS

08/12/2023
Ranger Raptor M Sport-Rallye (Fotos: Divulgação Ford)

FIQUE LIGADO

08/12/2023
Foto: g1.globo.com.br

O ERRO DO MOTORISTA DO ÔNIBUS ME LEMBROU O ERRO DOS BOMBEIROS

07/12/2023

AE NO INSTA

PUBLICIDADE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.