Esta semana os principais jornalistas do setor automobilístico do Brasil elegeram os melhores veículos de 2023, divididos em onze categorias. A grande novidade deste ano foi separar os veículos nacionais por torque do motor, deixando de lado a cilindrada, pois com o advento dos motores turbocarregados, essa antiga referência ficou ultrapassada.
Dentre os eleitores da Abiauto – Associação Brasileira de Jornalistas Automotivos temos dois representantes do quadro de editores e colunistas do AE: Gerson Borini, editor de testes e Chico Lelis, colunista.
Veja a seguir a lista dos vencedores e o link das matérias publicadas ao longo do ano no AUTOentusiastas. Basta clicar nas fotos para relembrar o que falamos de cada um dos vencedores de 2023:
Carro Nacional até 13 m·kgf – VW Polo Track
A saída de cena do VW Gol poderia deixar uma lacuna muito grande para a marca no segmento de entrada, porém o lançamento do Polo Track mostrou que um time vencedor, como é o da VW, sempre há espaço para se reinventar e voltar à disputa dos campeonatos.
Carro Nacional de 13 a 16 m·kgf – Peugeot 208
A recém-lançada versão com motor Turbo 200 do Peugeot 208 fez os jornalistas resgatarem da memória o brilhantismo das versões com motor 1,6-l de aspiração atmosférica, pois além de ter um visual diferenciado ainda apresenta bom desempenho e ótimo consumo. O carro ideal para quem ainda não simpatiza com os tricilindros turbocarregados.
Carro Nacional acima de 16 m·kgf – VW Virtus
O VW Virtus tem uma gama de motorizações que poderia encaixa-lo tanto na categoria acima de 13 a 16 m·kgf quanto nesta de motores mais potentes com sua nova versão Exclusive.
Picape Compacta – Chevrolet Montana
A nova picape compacta da GM foi desenvolvida para competir com a mais vendida do mercado, a Fiat Strada, mas muitas publicações tentam posiciona-la como picape média, o que na verdade é um erro de posicionamento por alguns setores da imprensa especializada, portanto o seu título dentre as compactas está de bom tamanho.
Picape Média – Ram Rampage
A picape Ram do tamanho certo para o Brasil, pois as monstruosas 1500, 2500 e 3500 são muito difíceis de utilização nas nossas vias urbanas. Mesmo no interior, onde o agronegócio predomina e essas picapes fazem sucesso, as ruas e avenidas são bem apertadas para elas. A Rampage utiliza a plataforma da Fiat Toro e incorpora o requinte e desempenho da marca Ram.
Picape Grande – Ford F-150
Dentre as picape grandes o páreo foi duro entre a Ford, Chevrolet e Ram, talvez o melhor desempenho encontrado na F-150 tenha sido o diferenciador para dar a ela o título de 2023.
Suve Nacional – Fiat Fastback
A chegada do Fastback Abarth cativou o coração dos jornalistas e o desempenho desta nova versão fez o suve-cupê levar o título.
Suve Importado – Honda ZR-V
Recém-chegado e ainda pouco conhecido pelo público, o novo suve da Honda preenche uma lacuna muito importante desse segmento. A importação do México, com isenção do imposto de importação pode ser o grande trunfo desse novo Honda.
Híbrido – Honda Civic Hybrid
As opções de híbridos tem crescido exponencialmente, desde os MHEV, que são os híbridos leves, até os PHEV com opção de carregamento por fonte externa de energia. Mas a tecnologia HEV do novo Civic encantou os jornalistas mais técnicos e o luxo interior atraiu aqueles que dão mais peso à beleza e sofisticação dos carros.
Elétrico – Renault Megane E-Tech
Outro recem-chegado que atraiu os jornalistas pelo conforto que oferece, tecnologia embarcada que permite alcançar boas distâncias com uma carga de bateria e que além de tudo é bonito e tem o respaldo da marca Renault.
Esportivo – Ford Mustang Mach1
A surpresa foi geral, pois ninguém imaginaria que o Mustang Mach1 ainda teria fôlego para levar mais um título, mas o encanto do motor V-8 ainda é forte. O nome Mustang pode ter sido alavancado pelo lançamento recente do Mustang Mach-E, um suve 100% elétrico, mas que não faz parte da lista prévia de esportivos.
A Abiauto elegeu ainda a Moto Yamaha R15 como Moto Abiauto 2023 a quem foi entregue o Troféu Josias Silveira, homenagem póstuma ao ex-editor do AE que nos deixou precocemente em novembro 2021 e era um apaixonado pelos veículos de duas rodas, entre outros.
O título de Melhor Assessor de Imprensa de 2023 foi conferido a Ricardo Dílser da Stellantis dado sua dedicação em atender o jornalista e seu esforço descomunal para estar vestindo uma camisa diferente a cada dia, alternando entre as marcas Fiat, Peugeot, Citroën, Ram e Jeep que formam o grupo Stellantis no Brasil.
Como Executivo do Ano, Carlos Henrique “Caíque” Ferreira, diretor de Comunicação da Renault do Brasil, foi o indicado pelos jornalistas. Com formação em engenharia e há muitos anos anos atuando na área de comunicação,, Caíque é uma referência para todos e sempre disponível para entrevistas ou um simples bate-papo.
AE