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Home AG

VW KÄFER 1303-S GSR, UM ESPORTIVO DE FÁBRICA

ERA UM "CARNEIRO EM PELE DE LOBO": SUA APARÊNCIA FEROZ DEIXAVA A DESEJAR COM SEU MOTOR DE 50 cv, MAS QUE PODIA SER MODIFICADO PARA ATÉ O DOBRO DESSA POTÊNCIA — COM LIBERAÇÃO DA VW, MAS ÀS CUSTAS DE SEU PROPRIETÁRIO

Alexander Gromow por Alexander Gromow
31/05/2021
em AG, Falando de Fusca & Afins
Foto: Marco Hammerand

Foto: Marco Hammerand





Estes dias falando com Marco Hammerand, de Blumenau, SC o assunto VW Käfer 1303 S GSR veio à baila. Quando ainda morava na Alemanha ele teve um exemplar, participou do clube do carro e de vários eventos que reuniram alguns dos sobreviventes desta série limitada que teve somente 3.500 unidades produzidas. Hoje estima-se que existem uns 70 sobreviventes no total.

O GSR pertencente o acervo do AutoMuseum Volkswagen (Foto: Ronan Glon)

A série especial GSR (Gelb-Schwarzer Renner – carro de competição amarelo-preto) do VW Beetle 1303-S foi produzida pela Volkswagen na primavera do hemisfério norte de 1973.

Note-se os largos pneus de 175 mm de seção do 1300-S GSR; espelho externo, só no lado esquerdo (Foto: Ronan Glon)

Ele foi fornecido de fábrica com a atraente combinação de cores amarelo Saturno (código de cor VW L13M) para a carroceria e preto fosco (código de cor VW L41) para o capô dianteiro, tampa do motor, maçanetas, frisos e parte dos para-choques.

O mesmo carro visto de trás, detalhe para o emblema 1303-S na tampa do motor. Na placa WOB é para Wolfsburg (Foto: Ronan Glon)

Em 1973, esta combinação de cores correspondeu ao Zeitgeist da época quando se tratava de veículos esportivos, o que também se refletiu no fato de que a Opel produziu vários modelos como o Kadett, Manta e o Commodore, em uma combinação de cores amarelo e preto.

Um Opel Kadett B 1973 versão Sport (Foto: gomotors.net)

O modelo especial GSR gerou até acirradas discussões no Bundestag (Parlamento alemão) em 1973, ano da primeira crise do petróleo, por causa de sua pintura esportiva e da homologação oficial da Volkswagen para motores de até 100 cv, ou seja, a fábrica tinha fabricado o carro de modo que um motor de até 100 cv pudesse ser instalado sem afetar os demais componentes do carro.

Os proprietários podiam aumentar a potência do motor do carro, que originalmente era de 50 cv, havia inclusive uma grade na saia dianteira que poderia ser usada para a instalação de um radiador de óleo externo. Esta grade, porém, na versão americana, que era o Sports Bug, que veremos adiante, era usada para o condensador do ar-condicionado.

Alguns detalhes do exemplar GSR do AutoMuseum Volkswagen. Os bancos dianteiros tinham apoios de cabeça separados e revestimento em courvin e veludo.

Detalhe dos bancos com apoio de cabeça e com apoio lateral para o torso. Já o banco traseiro era convencional (Foto: Ronan Glon)

Na foto abaixo aparece o volante esportivo de três raios. E para diminuir o peso do carro, não foram instalados apoios para os braços nas portas, mas foram usadas alças mais leves da Kombi Clipper como mostrado na foto. Ao contrário do que foi feito com o Fusca desportivo brasileiro — o “Bizorrão” — o GSR não recebeu uma instrumentação adicional de fábrica, nem ao menos um conta-giros.

Painel do carro e porta direita. Detalhe para a substituição do puxador da porta por uma alça (Foto: Ronan Glon)

O GSR tinha um carburador apenas, pois a intenção da fábrica foi criar uma base para firmas de preparação de motores, como a Oettinger, fazerem carros esportivos por meio de um motor mais potente.

Motor original do GSR com um só carburador (Foto: Ronan Glon)

Resumindo, além de seu esquema de cores esportivo, o Käfer 1303-S recebeu os seguintes equipamentos:

– Volante esportivo com aro em couro
– Interior completo em preto, incluindo dois bancos dianteiros esportivos
– Rodas de aço no tamanho 5 1/2 J x 15 ET 26 com pneus 175/70HR15 Pirelli Cinturato
– Freios dianteiros a disco (traseiros a tambor)
– Motor de 1,6 litro (1.585 cm³) de 50 cv

Os modelos 1302 e 1303, família à qual o GSR pertence, também são conhecidos por Super Beetle e eu já escrevi uma matéria detalhada, em três partes, sobre estes carros. Aqui vai o link para a Parte 1 — Você sabe o que é um Super Beetle?, com links para as demais partes na matéria. Indico este link para quem quiser saber detalhes desta incrível série de carros que acabou não vindo para o Brasil.

Mas a suspensão dianteira, do tipo McPherson e a suspensão traseira por braços semiarrastados que exigiu semiárvores com juntas homocinéticas nas extremidades (exatamente como na Variant II), foram pontos altos que conferiram um excelente comportamento esportivo a estes carros.

 

O “irmão” americano do GSR era o Sports Beetle, que era fornecido em duas cores: amarelo Saturno L13M (Saturngelb, ’67) ou azul Maratona metálico L96M  (Marathonblau-metallic, ’89). Muitos detalhes eram opcionais, como a faixa da cintura do carro. Mecanicamente ele era similar ao GSR e podia vir com ar-condicionado.

Um exemplar de Sports Beetle amarelo com todos os opcionais, como: faixa de cintura, aros do farol, maçanetas, frisos em preto, etc. (Foto: site sebeetles.com)

Também houve uma curiosa versão de 300 exemplares que seguiu o mesmo esquema de pintura com o capô dianteiro e a tampa do motor em preto; ela foi feita para a comemoração da vitória da Alemanha Ocidental na Copa Mundo de Futebol de 1974, a série World Cup 74. Mas ela, além da pintura, não tinha muita semelhança com o GSR já que vinha com motor 1300 (1.285 cm³) de 43 cv. As fotos abaixo são de um raro sobrevivente dos 80 que foram pintados na cor especial Cliffgrünn – verde Penhasco (Fotos: site herando.com):

 

O carro de Marco Hammerand

Quando ele o comprou, ele estava “meio abandonado”, segundo ele, como mostram as fotos abaixo (fotos dele)

Depois de uma cuidadosa restauração o carro voltou a sua condição original:

O carro estava baço, mas depois ficou brilhando e na cor original (Foto: Marco Hammerand)

Encontros do Clube IG GSR*

(*) O cube do GSR é o Interessensgemeinschaft Gelb-Schwarzer Renner (IG GSR) – Grupo de Interesse GSR.

Um belo encontro foi o da cidade Gundelsheim no rio Neckar, realizado entre 25 e 28 de maio de 2006. O evento incluiu uma visita ao Süddeutsches Eisenbahnmuseum (SEH) – Museu Ferroviário do Sul da Alemanha da cidade de Hailbron. Compareceram 14 GSR ao encontro. Seguem algumas fotos deste evento:

Iniciando pela área do camping onde os carros ficam estacionados junto às barracas dos participantes; o carro de placas ‘FFB 1 303 H’ era o do Marco:

Os carros fizeram pose para fotografia num belo bosque e as fotos ficaram muito interessantes. A foto de abertura foi uma destas fotos em grupo dos carros:

Visita ao Museu Ferroviário do Sul da Alemanha da cidade de Hailbron, os carros entraram na antiga área de oficina e manobra de trens, visitando alguns que estavam expostos. Uma linda locomotiva a vapor estava com sua caldeira ativada, pronta para levar os visitantes para um nostálgico passeio:

Faz parte do acervo deste museu uma Draisina tipo Klv que detalhei na matéria “Volkswagen nos trilhos – literalmente” ela é a primeira da esquerda na foto abaixo:

Parte do acervo do Museu Ferroviário do Sul da Alemanha com detalhe para a Draisina que está à esquerda da foto com o capô aberto mostrando seu motor Volkswagen

Marco também aproveitou a possibilidade de dar uma volta de locomotiva, só que ele escolheu a segunda da esquerda para a direita da foto acima, que é uma pequena locomotiva Diesel tipo KÖF II. E ele explicou o motivo da escolha: “Foi porque era a minha preferida quando tive um trem em miniatura na Alemanha”:

O Marco Hammerand a bordo de sua locomotiva preferida num breve passeio pelos trilhos do museu

Para se despedir deste museu, que é mantido por voluntários aficionados em antigos equipamentos ferroviários, ai vai a foto da locomotiva a vapor que levou o pessoal para um breve passeio na cabine do maquinista:

Resfolegando, a antiga locomotiva parecendo nova alegrou alguns dos participantes do evento levando-os por um trecho de trilhos pertencente ao museu

Marco enviou fotos de outros dois encontros deste clube que são os da cidade de Göppingen, na região administrativa de Stuttgart em Baden-Württenberg,  nos anos de 1997 e 2003:

O encontro do IG ‘GSR’ de 1997 numa área de camping foi um evento de vários dias, e acampando a estadia fica mais econômica
O evento de 2003 foi misto com a participação de Fuscas em geral

A volta do GSR em 2013

Em 2013 a Volkswagen produzia um descendente do New Beetle bastante evoluído e chamado de VW Beetle, denominação que continua a causar uma grande confusão, pois confunde com as gerações anteriores. Neste cenário foi lançado o que se pode chamar de novo GSR, ou Beetle GSR, em sua pintura característica baseada na pintura do GSR de 1973.

Os megaeventos de Volkswagens antigos de Hessisch Oldendorf são patrocinados pela própria Volkswagen AG e com isto é reservado um espaço para um estande da fábrica bem no centro do evento — que geralmente é ocupado pela Volkswagen Classics, que é responsável pela manutenção da coleção de seus carros antigos. Em 2013 este espaço foi usado para o lançamento do Beetle GSR, como mostram as fotos que Marco fez naquela oportunidade:

O original de 1973, Käfer GSR, ao lado do novo Beetle GSR, como indicado nas placas dos dois brilhando durante o evento de Hessisch Oldendorf de 2013
Outro ângulo do estande da Volkswagen Classics que naquele ano aproveitou para fazer o lançamento do Beetle GSR. Detalhe para o carrinho de criança caracterizado como o Beetle GSR

Eu já apresentei aqui na coluna Falando de Fusca & Afins uma megamatéria sobre o evento de Hessisch Oldendorf de 2017, bem detalhado (em quatro partes). É uma leitura interessante para os apreciadores dos Volkswagens Clássicos.


Aqui cabe um agradecimento ao Marco Hammerand pela parceria nesta matéria. Nosso contato foi basicamente feito pelo Messenger do Facebook por onde vieram as fotos e foram trocadas inúmeras mensagens. O Marco já colaborou em outras matérias desta coluna e já é um “Parceiro Premium” nosso, sempre pronto para outra matéria. Suas fotos de eventos são muito interessantes, pois permitem ver como as coisas ocorrem por lá.

Em tempo, o amigo Marco Hammerand tem uma loja de peças para VW e se propõe ajudar a encontrar qualquer peça que o cliente esteja procurando. o endereço do site dele é www.vwantigo.com. Vale a pena uma visita.

AG

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 







Tags: Alexander GromowFalando de Fusca & AfinsFuscaKäfer GSRMarco HammerandVW
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