Parece que foi ontem que o autoentusiasta Paulo Keller, membro de um grupo de amigos que trocavam conhecimento e experiências por e-mail a partir de 2000, como que comemorando o novo milênio, teve a feliz ideia de passar tudo aquilo do ambiente privado para público. Foi assim que no dia 24 de agosto de 2008 entrava na rede mundial de computadores — a World Wide Web — o blog AUTOentusiastas.
Fiquei empolgado com a perspectiva de entrar com força no moderno meio de comunicação e em três dias pedi ao “dono” do Ae — era assim que abreviávamos o nome do blog— inclusão no grupo. E por ser o que mais tinha experiência jornalística e editorial, passei a atuar de imediato como editor-chefe, reportando-me ao editor-geral Paulo Keller, além de escrever matérias.
Outro que logo se juntou a nós foi Arnaldo Keller, que cerca de dois anos depois passou a ser o editor de testes. Ficaria dez anos conosco, desligando-se por vontade própria ao apagar das luzes de 2018. Para os testes, recebemos de braços abertos em maio de 2019 o engenheiro mecânico Gerson Borini assim que ele se aposentou na General Motors do Brasil após 30 anos, mas em setembro ele foi guindado a editor de Testes. Seu trabalho é admirável, uma força no AE.
Em 2014 achamos ser hora de mudar e passamos a site ocasião em que nossa sigla passou a AE, e criamos as colunas semanais, assinadas por nomes de peso como Wagner Gonzalez (“Conversa de Pista”), Alexander Gromow (“Falando de Fusca & Cia”, mais tarde “Falando de Fusca & Afins”), Nora Gonzalez (“Visão Feminina”), Fernando Calmon (“Alta Roda”, depois “Coluna Fernando Calmon”), Roberto Nasser (“De carro por aí”), Boris Feldman (“Opinião de Boris Feldman”, que passou a ser quinzena este ano) e Ronaldo Berg (“Do fundo do baú”). Tivemos, mais para cá, os colunistas Mário Pinheiro (“Pelo retrovisor”, 2019-2020) e Zeca Chaves (“Panorama”, 2020 e 2021). O competente Zeca precisou “pedir demissão” por ter sido contratado pela Great Wall Motors para ser o gerente de imprensa da fabricante chinesa. ora em implantação no Brasil com fábrica em Iracemápolis, SP, nas antigas instalações da Mercedes-Benz do Brasil.
Em 2018, Douglas Mendonça, experiente jornalista automobilístico (Quatro Rodas, Motorshow), começou a coluna quinzenal “Perfume de carro”, nome dado por mim por ele ter perdido a visão, em paródia ao filme “Perfume de Mulher”, em que o tenente-coronel reformado Frank Slade, cego, interpretado por Al Pacino, dirige um Ferrari em Nova York. Douglas é ajudado por seu filho Lucca, que digita as colunas sob seu ditado, além de fazer as necessárias pesquisas e montar as páginas. E em janeiro último tivemos a chegada do jornalista Chico Lelis — formos colegas na gerência de imprensa da GM — com a coluna semanal “História & Estórias”.
Mudança recente no AE foi a contratação, em maio de 2021, de um editor de notícias, Augusto Botelho, que não pôde continuar por problema de saúde. Mas em abril deste ano contratamos para essa função ninguém menos que Fabrício Samahá, o editor e publisher do famoso site Best Cars Web Site que existiu de 1997 a 2021. Foi o segundo site de automóveis do país, precedido de poucos meses pelo Webmotors. A redação do Fabrício sempre foi impecável.
Fora as colunas temos as seções Mercado, a cargo de Marco Aurélio Strassen — conosco desde os primeiros dias — com sua análise mensal do mercado, e a quinzenal “Garagem do Bellote”, em que Renato Bellote nos traz carro exóticos mostrados em texto, fotos e vídeos.
Falando em vídeo, tínhamos um leitor que virou amigo e há oito anos ´é o nosso videomaker e editor dos vídeos dos testes: Márcio Salvo, o editor de vídeos do AE. Na galeria de editores todos podem ser vistos.
E há a parte de comentários, a “menina dos olhos do AE” desde o começo, alvo de todo cuidado e atenção com teor, ortografia e gramática, segundo o princípio de que todos têm o direito de ler um bom texto.
O AE agradece a cada leitor e leitora pela leitura nesses 14 anos. Agora, rumo ao 15º aniversário!
PK/BS