• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas Coluna Luiz Carlos Secco

O IRREPARÁVEL MARCO ANTÔNIO LELLIS

Luiz Carlos Secco por Luiz Carlos Secco
17/05/2024
em Coluna Luiz Carlos Secco, Colunas
Três amigos: da esq. para a dir.: Mauro Forjaz, diretor da Efecê Editora/Autoesporte, eu e Marco Antônio Lellis (Foto: acervo pessoal de M. A. Lellis)

Três amigos: da esq. para a dir.: Mauro Forjaz, diretor da Efecê Editora/Autoesporte, eu e Marco Antônio Lellis (Foto: acervo pessoal de M. A. Lellis)

Estamos vivendo uma nova fase de tristeza. O jornalista Marco Antônio Macchioni Lellis faleceu no último dia 11 de maio, 13 dias depois de completar 81 anos de intensa vida de trabalho com criatividade, vibração e muita eficiência, que contribuíram para fazer muitos amigos e ser extremamente respeitado.

Quando digo que o Marcão era irreparável é porque ele era único. Tinha uma personalidade forte e mesclava ousadia e coragem, com extrema bondade e senso de justiça. Combinava o profissionalismo e a ética, com um senso de oportunidade e tino comercial. Com ele não tinha amigo não apoiado e nem cliente não atendido ou com retorno abaixo do esperado. Ele sempre dava um jeito.

Homem de muitas virtudes, foi um dos pioneiros a criar uma assessoria de imprensa do setor automobilístico do Brasil, sendo superado por apenas um dia por Ênio Campoi, da Mecânica de Comunicação, outro amigo muito importante.

Corajoso e ousado, depois de ganhar experiência em jornalismo automobilístico, deixou a Gazeta Esportiva, onde iniciou sua carreira profissional e fundou sua empresa, a SM Promoções e Empreendimentos, na qual tive a satisfação de participar e ampliou suas atividades com a conquista de vários clientes como a Creditum, com o piloto Ingo Hoffmann, Freios Varga, Sabó, Nakata e Dana, entre outros.

Como pioneiro, foi também o primeiro assessor de imprensa da Fórmula 1 durante muitos anos, até 1991, e o único da Equipe Hollywood, que se constituiu na melhor equipe brasileira de automobilismo, acompanhando o trabalho de preparação do automóvel Ford Maverick realizado pelo argentino Oreste Berta que, na ocasião foi considerado o carro mais veloz e mais charmoso das pistas brasileiras.

A equipe Hollywood, com patrocínio da Cia. De Cigarros Souza Cruz, teve grande crescimento e colecionou vitórias com o acréscimo de dois Porsches de competição (910 e 908/2) e um Lola T210-Ford que encantaram os fãs das competições automobilísticas, sob a direção de Anísio Campos e, entre os pilotos, Luiz Pereira Bueno, José Renato Andrade “Tite” Catapani. Chico Lameirão e outros importantes astros das pistas.

A poderosa equipe Hollywood da qual Marco Antônio Lellis era assessor de imprensa (Foto: acervo pessoal de M. A. Lellis)

Como diretor de imprensa da Fórmula 1, Lellis teve como parceiros dois amigos jornalistas, Mauro Forjaz e Clóvis Maia de Mendonça Jr., e juntos foram responsáveis pelo credenciamento do GP Brasil, um trabalho enlouquecedor.

Ele não gostava de viajar de avião. Sempre que podia ia de carro. Em meados dos anos 1980, com o sucesso alcançado no GP do Brasil de Fórmula 1, Tamas Rohony, promotor da prova, convidou o Lellis para ser o diretor de imprensa dos GPs da Hungria e Portugal, mas Lellis declinou porque precisaria viajar de avião e não se sentia confortável.

Momento marcante da vida profissional de Marco Antônio Lellis, ladeado por dois gigantes do automobilismo, à sua direita Chico Landi (faleceria pouco depois aos 81 anos) e à sua esquerda, Juan Manuel Fangio, então com 78 anos, convidados pela Ford para GP do Brasil de 1989 no Autódromo de Jacarepaguá. Antes da largada eles deram algumas voltas num Ford Escort (Foto: Oswaldo Palermo))

Pelo prestígio que acumulou em seu trabalho, depois da equipe Hollywood, Marco Antônio Lellis foi contratado pela Fiat, como assessor de Imprensa em São Paulo para a atividade esportiva e, alguns anos depois, passou a trabalhar na Assessoria de Imprensa da General Motors, onde revolucionou o relacionamento com os jornalistas de todo o Brasil e com os de outros países do continente sul-americano. Também foi assessor de imprensa da Opala Stock Car nos anos 1980.

Além da seriedade que impunha em seu trabalho, era ousado, corajoso, divertido e apaixonado. A coragem, sempre demonstrou de vencer os obstáculos da vida. Nunca temeu visitar uma empresa para apresentar os seus serviços e expor as vantagens de seu trabalho e, por isso, sempre conquistou importantes empresas como clientes.

Marco Antônio e seu amigo, o também jornalista de automobilismo, Castilho de Andrade (Foto: arquivo pessoal de M. A. Lellis)

A ousadia conheci em duas oportunidades. Uma vez, na avenida da Consolação, ao surpreender-se com dois assaltantes tentando roubar uma senhora, investiu sobre eles com socos e pontapés e os fez correr e só desistiu da perseguição porque um dos sapatos saiu de seu pé. Em outra oportunidade demonstrou o seu espírito passional e incomodou-se com um homem que julgou estar assediando sua esposa e, um dia, ao encontrá-lo na rua, o fez correr depois de desferir alguns golpes.

Outra virtude de Marco Antônio era fazer amigos, aos quais sempre demonstrou seu coração aberto. Companheiro fiel e parceiro, com ele, pude desfrutar de momentos divertidos e emocionantes que, com a minha ida para a Ford, em 1974, foram reduzidos sensivelmente.

Um dia apareceu em minha casa e ao entrar segurando um robusto pacote, exclamou: “Hoje vim almoçar com vocês e comemorar mais um ano de casamento. Vamos conversar um pouco enquanto tomamos uma batida de coco e amendoim e mantemos aquecidas essas coxinhas, empadinhas, pastéis e outras guloseimas.”

Depois que deixei a cobertura das corridas e ingressei na Ford, eu não ia mais tanto aos autódromos, só nas provas que envolviam a Ford. Mesmo assim, nas tardes de sábado ou domingo, o Lellis sempre passava em casa na volta de Interlagos para um papo com o compadre, como ele me chamava.

Por esse nível de amizade e relacionamento intenso, tornou-se padrinho de Crisma do meu filho, José Carlos, que, quando decidiu deixar o curso de engenharia e ingressar na comunicação, procurou o Marcão e ele respondeu prontamente “Estou esperando a resposta de um novo e grande cliente. Se der certo, te ligo para começar aqui”.

Menos de um mês depois, Lellis ligou e contratou o José Carlos, que estava iniciando a faculdade. E logo de cara deixou claro como as coisas seriam. “Se quer aprender e começar nessa área, não adianta apenas aprender a escrever. Precisa conhecer cada atividade que envolve a assessoria de imprensa. Então vai começar aprendendo a manusear o mimeógrafo, etiquetar os envelopes e postar tudo nos Correios”. Uma formação completa.

Marco Antônio com suas filhas, Camila à sua direita e Renata, à sua esquerda (Foto: arquivo pessoal de M. A. Lellis)

Além do trabalho e dos amigos, suas paixões eram a primeira mulher, Maria Antônia, que tratava carinhosamente de Totonha, e sus filhas Renata e Camila. Quando cometia alguma indelicadeza com ela, comentava “Coitadinha da Totonha. Preciso me desculpar com ela”. E levava um presente para ajudar na reconciliação.

LCS

A “Coluna Luiz Carlos Secco” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Acesse nossos podcasts: https://youtu.be/EsWcelyIYnA

Próximo
Foto: Divulgação BYD

O METRÔ CHINÊS E O BONDE ITALIANO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17