Lançando mão do velho ditado “Acreditar é bom, mas conferir é melhor”, fiz uma cuidadosa recontagem das edições da coluna publicadas até à semana passada (27/09) e cheguei a 327 edições, como indicado no desenho do Herbie na ilustração de abertura. Houve um problema sistêmico que apontava para outro número de edições, mas ele foi detectado a tempo.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” foi inaugurada com a matéria “Homenagem a Márcio Piancastelli” no dia 13 de novembro de 2015. Pois é, falta pouco para completar seis anos nesse trabalho, mas houve matérias minhas no AUTOentusiastas quando a coluna, publicada toda segunda-feira, ainda não existia.
Só uma segunda-feira ficou de fora do ciclo de edições semanais e isto devido a um problema intransponível de internet, pois até o celular, que serviria como modem numa emergência, acabou ficando sem sinal de internet. Foram várias edições publicadas na base do celular como modem, mas nem isto ajudou naquele fatídico fim de semana.
A quantos livros equivaleria todo este trabalho?
E quantas palavras estas 327 postagens contêm? Para fazer este levantamento eu tive que invocar o meu “lado chinês”, pois cada uma destas postagens foi lançada em uma planilha Excel e os dados tiveram que ser garimpados da base de dados do AUTOentusiastas. Coletei a quantidade de palavras por matéria e o dado existente sobre a visitação em cada uma delas. Sim, foram muitas horas de um trabalho repetitivo e que tinha que ser feito com atenção. Mas deu para ir relembrando as publicações que “acabam sendo como filhos” …
Numa matéria semelhante anterior, “Ultrapassando as 100 postagens!”, eu já tinha somado a quantidade de palavras até então: 212.506. De lá até agora foram 455.469, resultando o total de 667.975 palavras!
A média geral de palavras entre todos os livros, segundo o “Text Stats’ (estatística de textos) da Amazon é por volta de 64 mil palavras Usei este dado, o que resulta numa quantidade equivalente aproximada de dez livros só de texto. Imagine uma “Falando de Fusca & Afins” em dez livros…
Agora, se somarmos todas as ilustrações, esta quantidade certamente triplicaria e estaríamos com uns 30 livros — uma pequena biblioteca que é colocada à disposição das leitoras e leitores desta coluna em homeopáticas doses semanais; tudo isto seguindo na meta, de muitos anos, de: “promover a preservação dos carros, da sua história e das histórias de seus proprietários com eles”.
Quais são os 20 Mais?
Agora vamos para os 20 Mais da coluna, verificação feita no dia de compilação desta matéria (sábado, 2/10 ). Daí para frente a quantidade de visualizações certamente aumentará com o passar do tempo.
Abaixo, a tabela com posição, título e número de visualizações das 20 Mais (os títulos são links):
Agradecimentos
Neste trabalho todo contei com a preciosa participação de vários amigos, que colaboraram em muitas matérias, desde os autores dos causos, passando por aqueles que dividiram comigo a redação delas, a quem apresento tanto o meu reconhecimento e o meu agradecimento, complementando com o meu abraço amigo. Os nomes de todos constam das respectivas publicações. Sem esquecer do filtro final do editor-chefe do AE, Bob Sharp, a quem também agradeço.
Quero também fazer um agradecimento especial a todos que fazem seus comentários às publicações. Isto é de suma importância! Na medida do possível procuro responder a todos.
Aproveito para reiterar o convite para a sua participação neste trabalho, venha participar deste mutirão. Terei o maior prazer em analisar as suas sugestões de causos e de matérias.
Relação completa das matérias publicadas
Desta vez eu não acrescentei uma relação das matérias aqui nesta publicação, seguramente ficaria muito longa. Mas no próprio portal AUTOentusiastas há a relação completa destas publicações que pode ser acessada aqui, Quem sabe você perdeu alguma delas?
Rumo à 500ª “Fusca & Cia. e Afins”
Ainda temos um longo chão até lá, mas vamos ver o que acontecerá até à nossa quingentésima edição. Uma coisa já sei que continuará a ocorrer: a incessante procura por assunto para a publicação da semana seguinte que tenho vivenciado nestes seis anos de trabalho e que certamente continuará na minha ordem do dia.
AG
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail [email protected] para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.